Responsável por mais de 15% de todos os veículos emplacados no Brasil em fevereiro, o segmento de picapes registrou retração mais uma vez. Somados os modelos das duas categorias (18.803), o resultado representou uma queda de quase 28% frente ao mesmo período de 2021 (25.956). Na comparação com janeiro (20.538), foram quase 8,5% a menos.

Entre as picapes pequenas, os problemas de produção da Volkswagen Saveiro fizeram com que o modelo tivesse apenas 247 unidades registradas, seu pior resultado desde 2002 – como a Fenabrave só disponibiliza os números até aquele ano, é bastante provável que este tenha sido um dos piores resultados para o modelo em todos os tempos. Somando a isso a aposentadoria da Chevrolet Montana (2) – que virá em nova geração como um modelo da categoria de cima -, a Fiat Strada (7.307), mesmo em baixa, respondeu por quase 97% das vendas.

Fiat Strada Volcano 1.3 2021 (Teste BR)
Saveiro Cross CD

Picapes Pequenas 

POS. 

MODELO 

TOTAL 2022 

FEV/22 

JAN/22 

FEV/21 

% FEV 22 

% JAN 22 

VARIAÇÃO FEV/JAN 

VARIAÇÃO 2022/2021 

1º 

FIAT STRADA 

14023 

7307 

6716 

9370 

96,68% 

85,01% 

8,80% 

-22,02% 

2º 

VW SAVEIRO 

1427 

247 

1180 

2523 

3,27% 

14,94% 

-79,07% 

-90,21% 

3º 

CHEVROLET MONTANA 

292 

0,03% 

0,03% 

0,00% 

-99,32% 

4º 

EFFA K01 

0,03% 

0,03% 

0,00% 

   

15458 

7558 

7900 

12185 

100,00% 

100,00% 

-4,33% 

-37,97% 

Na faixa de cima, com retração de quase 44% nos últimos doze meses e mesmo tendo o seu pior resultado desde junho de 2020 (3.029), a Fiat Toro (3.178) assegurou pouco mais de 600 unidades de vantagem sobre a Hilux (2.558), esta última com queda inferior a 4%. Destaque negativo de janeiro, a Chevrolet S10 (2.225) cresceu praticamente 40% frente a 2021 e se aproximou bastante da representante da Toyota.

Fiat Toro Volcano 2.0 turbodiesel 2022 - Teste Motor1.com
Dianteira da Toyota Hilux SRX 2021
Chevrolet S10 Z71 2022

Numa disputa acirradíssima pela 4ª posição, a Mitsubishi L200 (783) venceu uma Ford Ranger (769) em queda superior a 40%. Mesmo com desempenho mais fraco desde maio de 2020 (349), a Nissan Frontier (565) conseguiu ficar à frente da Renault Duster Oroch (542) em compasso de espera para sua reestilização e chegada do motor turbo.

Próxima das duas, a VW Amarok foi a preferida por 506 consumidores. Grande aposta da Ford para 2022, a Maverick emplacou suas primeiras unidades no ano (34), mas ainda ficou atrás da gigante Ram 2500 (42). Modelo menor da marca norte-americana, a 1500 foi a lanterna, com apenas três emplacamentos.

Picapes Médias / Grandes 

POS. 

MODELO 

TOTAL 2022 

FEV/22 

JAN/22 

FEV/21 

% FEV 22 

% JAN 22 

VARIAÇÃO FEV/JAN 

VARIAÇÃO 2022/2021 

1º 

FIAT TORO 

6471 

3178 

3293 

5624 

28,26% 

26,05% 

-3,49% 

-43,49% 

2º 

TOYOTA HILUX 

5470 

2558 

2912 

2663 

22,74% 

23,04% 

-12,16% 

-3,94% 

3º 

CHEVROLET S10 

2964 

2225 

739 

1602 

19,78% 

5,85% 

201,08% 

38,89% 

4º 

MITSUBISHI L200 

1609 

783 

826 

647 

6,96% 

6,53% 

-5,21% 

21,02% 

5º 

FORD RANGER 

1990 

769 

1221 

1307 

6,84% 

9,66% 

-37,02% 

-41,16% 

6º 

NISSAN FRONTIER 

1515 

565 

950 

844 

5,02% 

7,52% 

-40,53% 

-33,06% 

7º 

RENAULT DUSTER OROCH 

1989 

542 

1447 

913 

4,82% 

11,45% 

-62,54% 

-40,64% 

8º 

VW AMAROK 

1460 

506 

954 

26 

4,50% 

7,55% 

-46,96% 

1846,15% 

9º 

RAM 2500 

294 

42 

252 

115 

0,37% 

1,99% 

-83,33% 

-63,48% 

10º 

FORD MAVERICK 

34 

34 

0,30% 

0,00% 

11º 

EFFA V21 

57 

28 

29 

22 

0,25% 

0,23% 

-3,45% 

27,27% 

12º 

EFFA V22 

24 

12 

12 

0,11% 

0,09% 

0,00% 

50,00% 

13º 

RAM 1500 

0,03% 

0,02% 

0,00% 

   

23883 

11245 

12638 

13771 

100,00% 

100,00% 

-11,02% 

-18,33% 

Fonte: Fenabrave

Envie seu flagra! flagra@motor1.com