Responsável por mais de 15% de todos os veículos emplacados no Brasil em fevereiro, o segmento de picapes registrou retração mais uma vez. Somados os modelos das duas categorias (18.803), o resultado representou uma queda de quase 28% frente ao mesmo período de 2021 (25.956). Na comparação com janeiro (20.538), foram quase 8,5% a menos.
Entre as picapes pequenas, os problemas de produção da Volkswagen Saveiro fizeram com que o modelo tivesse apenas 247 unidades registradas, seu pior resultado desde 2002 – como a Fenabrave só disponibiliza os números até aquele ano, é bastante provável que este tenha sido um dos piores resultados para o modelo em todos os tempos. Somando a isso a aposentadoria da Chevrolet Montana (2) – que virá em nova geração como um modelo da categoria de cima -, a Fiat Strada (7.307), mesmo em baixa, respondeu por quase 97% das vendas.
Picapes Pequenas | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2022 | FEV/22 | JAN/22 | FEV/21 | % FEV 22 | % JAN 22 | VARIAÇÃO FEV/JAN | VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | FIAT STRADA | 14023 | 7307 | 6716 | 9370 | 96,68% | 85,01% | 8,80% | -22,02% |
2º | VW SAVEIRO | 1427 | 247 | 1180 | 2523 | 3,27% | 14,94% | -79,07% | -90,21% |
3º | CHEVROLET MONTANA | 4 | 2 | 2 | 292 | 0,03% | 0,03% | 0,00% | -99,32% |
4º | EFFA K01 | 4 | 2 | 2 | 0 | 0,03% | 0,03% | 0,00% | - |
15458 | 7558 | 7900 | 12185 | 100,00% | 100,00% | -4,33% | -37,97% |
Na faixa de cima, com retração de quase 44% nos últimos doze meses e mesmo tendo o seu pior resultado desde junho de 2020 (3.029), a Fiat Toro (3.178) assegurou pouco mais de 600 unidades de vantagem sobre a Hilux (2.558), esta última com queda inferior a 4%. Destaque negativo de janeiro, a Chevrolet S10 (2.225) cresceu praticamente 40% frente a 2021 e se aproximou bastante da representante da Toyota.
Numa disputa acirradíssima pela 4ª posição, a Mitsubishi L200 (783) venceu uma Ford Ranger (769) em queda superior a 40%. Mesmo com desempenho mais fraco desde maio de 2020 (349), a Nissan Frontier (565) conseguiu ficar à frente da Renault Duster Oroch (542) em compasso de espera para sua reestilização e chegada do motor turbo.
Próxima das duas, a VW Amarok foi a preferida por 506 consumidores. Grande aposta da Ford para 2022, a Maverick emplacou suas primeiras unidades no ano (34), mas ainda ficou atrás da gigante Ram 2500 (42). Modelo menor da marca norte-americana, a 1500 foi a lanterna, com apenas três emplacamentos.
Picapes Médias / Grandes | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2022 | FEV/22 | JAN/22 | FEV/21 | % FEV 22 | % JAN 22 | VARIAÇÃO FEV/JAN | VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | FIAT TORO | 6471 | 3178 | 3293 | 5624 | 28,26% | 26,05% | -3,49% | -43,49% |
2º | TOYOTA HILUX | 5470 | 2558 | 2912 | 2663 | 22,74% | 23,04% | -12,16% | -3,94% |
3º | CHEVROLET S10 | 2964 | 2225 | 739 | 1602 | 19,78% | 5,85% | 201,08% | 38,89% |
4º | MITSUBISHI L200 | 1609 | 783 | 826 | 647 | 6,96% | 6,53% | -5,21% | 21,02% |
5º | FORD RANGER | 1990 | 769 | 1221 | 1307 | 6,84% | 9,66% | -37,02% | -41,16% |
6º | NISSAN FRONTIER | 1515 | 565 | 950 | 844 | 5,02% | 7,52% | -40,53% | -33,06% |
7º | RENAULT DUSTER OROCH | 1989 | 542 | 1447 | 913 | 4,82% | 11,45% | -62,54% | -40,64% |
8º | VW AMAROK | 1460 | 506 | 954 | 26 | 4,50% | 7,55% | -46,96% | 1846,15% |
9º | RAM 2500 | 294 | 42 | 252 | 115 | 0,37% | 1,99% | -83,33% | -63,48% |
10º | FORD MAVERICK | 34 | 34 | 0 | 0 | 0,30% | 0,00% | - | - |
11º | EFFA V21 | 57 | 28 | 29 | 22 | 0,25% | 0,23% | -3,45% | 27,27% |
12º | EFFA V22 | 24 | 12 | 12 | 8 | 0,11% | 0,09% | 0,00% | 50,00% |
13º | RAM 1500 | 6 | 3 | 3 | 0 | 0,03% | 0,02% | 0,00% | - |
23883 | 11245 | 12638 | 13771 | 100,00% | 100,00% | -11,02% | -18,33% |
Fonte: Fenabrave