A guerra na Ucrânia está tendo um impacto crescente no setor automotivo, já em dificuldades. Nos últimos anos, a crise dos chips diminuiu a produção, e enquanto antes da guerra se previa que a escassez de semicondutores duraria até meados de 2023, agora que a Ucrânia foi invadida pela Rússia, a situação é ainda mais complicada. Na Europa, as fábricas da BMW e da Volkswagen estão paradas devido à falta de chicotes elétricos.

Ao mesmo tempo, cada vez mais fabricantes de automóveis estão interrompendo a produção na Rússia. Por um lado, porque faltam os suprimentos necessários para a montagem da fábrica e, por outro, devido a dificuldades com o sistema de pagamento, que está forçando muitas marcas a suspender a venda de carros na Rússia, que foi expulsa da Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication, SWIFT, Visa e Mastercard estão bloqueados, assim como os pagamentos através dos sistemas digitais Apple Pay e PayPal).

A situação está em constante evolução, abaixo você encontrará as últimas atualizações sobre os vários grupos.

Audi, Volkswagen e Cupra

Devido à guerra na Ucrânia, as fábricas alemãs em Zwickau (onde 1.200 carros elétricos são montados todos os dias) e Dresden foram colocadas em espera. É de origem do país sob ataque a o chicote elétrico para o Volkswagen ID.3, ID.4 e ID.5, assim como o Audi Q4 e-tron e o Cupra Born. Enquanto isso, o Grupo Volkswagen doou US$ 1 milhão para a Agência das Nações Unidas para Refugiados.

Lo stabilimento Volkswagen di Zwickau
A fábrica de Zwickau, na região da Saxônia, na Alemanha.

Grupo BMW

Devido a problemas com o fornecimento de materiais, o Grupo BMW já decidiu que, a partir da próxima semana, eles encerrarão

  • As fábricas da BMW em Munique e Dingolfing, ambas na Alemanha;
  • a fábrica do MINI em Oxford, Inglaterra;
  • a fábrica de motores da BMW em Steyr, Áustria.

As fábricas da BMW nos EUA, China e México, entretanto, não são afetadas pela suspensão porque têm fornecedores diferentes, disse um porta-voz da BMW ao jornal Sueddeutsche. Enquanto isso, a BMW também deixou de exportar carros para a Rússia e parou a produção no país.

Honda

Os carros da marca Honda vendidos na Rússia são fabricados nos Estados Unidos. Entretanto, devido a dificuldades no sistema de pagamento, o fabricante japonês deixou de exportar seus carros para o país.

Mazda

Em uma declaração oficial, a Mazda disse que o fornecimento de peças de reposição para uma empresa local em Vladivostok terminará o mais rápido possível.

Mercedes

A Mercedes não vai parar a produção, mas está reduzindo os turnos em suas fábricas a fim de desacelerá-la (novamente devido a problemas com fornecedores). "A alta flexibilidade das plantas também será usada para evitar tanto quanto possível o tempo parado", disse em nota. Enquanto isso, o CEO Ola Kaellenius anunciou a alocação de 1 milhão de euros para a Cruz Vermelha para ajudar a população ucraniana.

Porsche

A Porsche foi forçada a suspender a produção de Macan e Panamera em sua fábrica em Leipzig, Alemanha, devido a problemas na cadeia de fornecimento resultantes da guerra na Ucrânia.

Porsche Macan T 2022

"Nos próximos dias e semanas, avaliaremos continuamente a situação", diz a nota: "O grau de impacto em nossas atividades comerciais é determinado continuamente por uma força-tarefa interna da empresa composta por especialistas em diversas áreas".

Renault

Para a Renault, a situação é muito delicada, dado que a Rússia é seu segundo maior mercado (estamos falando de 5 bilhões de euros por ano, cerca de 12% de sua receita). Enquanto isso, a Renault Avtovaz reiniciou as linhas de montagem em sua fábrica de Togliatti (na Rússia) após um breve desligamento devido à escassez de semicondutores.

Stellantis

Stellantis tinha planos de expandir sua fábrica de Kaluga (Rússia) para produzir veículos comerciais, mas está considerando uma alternativa. Enquanto isso, criou uma força-tarefa para monitorar a situação e ativou uma equipe de apoio para os 71 funcionários na Ucrânia. 1 milhão de euros foi doado em ajuda humanitária para apoiar refugiados e civis deslocados, contando com uma ONG local.

Toyota

A montadora japonesa decidiu suspender a produção de automóveis em sua fábrica em São Petersburgo (em operação desde 2007), onde trabalham 2.000 pessoas e são montados anualmente cerca de 100.000 veículos, incluindo o RAV4 e Camry.

Toyota RAV4 2022

"Como outras empresas ao redor do mundo, estamos assistindo aos eventos na Ucrânia com grande preocupação pela segurança dos envolvidos no conflito, e esperamos que a paz possa voltar o mais rápido possível", disse a Toyota.

Volvo

A Volvo foi uma das primeiras montadoras a suspender as vendas de automóveis à Rússia devido aos "riscos potenciais associados à troca de mercadorias com a Rússia, que foi recentemente atingida por sanções impostas pela União Européia e pelos Estados Unidos". Como lembrete, o fabricante sueco de carros vendeu cerca de 9.000 unidades na Rússia ao longo de 2021.

Outros fabricantes

Nos últimos dias, a Jaguar Land Rover, General Motors e Daimler Truck também suspenderam as entregas para a Rússia. A empresa americana Ford congelou indefinidamente sua colaboração com a empresa russa Sollers e doou US$ 100.000 para o Fundo de Auxílio à Ucrânia. A Hyundai suspendeu a produção em sua fábrica em São Petersburgo.

Perspectiva incerta

O que vai acontecer nos próximos dias não é conhecido, mas é claro que a escassez de matérias-primas pode levar a um aumento dos preços ao consumidor (e a crise do chip já demonstrou isso muito bem). A Rússia, lembramos, é um grande fornecedor de níquel, um material essencial, por exemplo, para a produção de baterias para carros elétricos.

"Nossos últimos dados ainda não refletem a escalada mais recente na Ucrânia", diz Oliver Falck, Diretor da Divisão de Indústria e Tecnologia da IFO. "É difícil oferecer uma perspectiva confiável por causa da situação altamente dinâmica. Mas uma coisa é clara: haverá uma nova interrupção na produção de veículos na Alemanha", disse a Associação de Fabricantes de Automóveis na Alemanha VDA. A longo prazo", acrescentou, "a indústria automotiva está enfrentando escassez e preços mais altos de matéria-prima".

Envie seu flagra! flagra@motor1.com