Especulada há pelo menos dois anos, a próxima geração do SUV XC90 representará uma importante virada para a Volvo. Além de agregar os avanços típicos de uma nova linhagem, o modelo será o primeiro veículo elétrico dedicado da empresa. Ou seja, já nascerá inteiramente pensado para eletrificação e não será equipado em nenhuma versão com motores à combustão.

Além disso, o modelo será o primeiro inserido no novo esquema de nomenclatura da marca. Conforme adiantado desde julho, a empresa deixará de adotar códigos alfanuméricos e passará a batizar seus modelos com nomes. Detalhes ainda são limitados, mas em entrevista recente o chefão da montadora, Hakan Samuelsson, adiantou que o batismo do novo SUV começará com uma vogal.

Galeria: Volvo XC90 2022

Embora a dica seja vaga, há um palpite bastante forte. Recentemente, o site australiano Drive descobriu que a Volvo solicitou a patente do nome Embla. É o único termo que começa vogal registrado pela marca nos últimos quatro anos, o que o torna até agora a principal aposta. Embla, vale lembrar, é o nome da primeira mulher na mitologia nórdica. Como o próximo XC90 será o primeiro elétrico dedicado da marca, as peças realmente se encaixam.

“Ele nascerá elétrico, então não haverá nenhum dos compromissos que surgem quando você transforma um carro a combustão em um EV”, disse Samuelsson à agência Automotive News . "Será o carro familiar perfeito para Europa e EUA, onde o atual XC90 é muito popular hoje. Terá bancos com posição elevada, boa visibilidade e você dirigirá sem ter a consciência pesada porque estará dirigindo elétrico" completou.

O lançamento está programado para acontecer em algum momento de 2022. O design será inspirado no Volvo Concept Recharge apresentado recentemente.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com