Não é só o Brasil que está passando por dificuldades em manter a produção. A General Motors também está passando por algumas mudanças de estratégia no México. Por lá, a empresa anunciou oficialmente que deixará de produzir o Chevrolet Onix Plus que, naquele mercado, é chamado somente de Onix. Isso deve ocorrer até o meio de 2022.
O atual Chevrolet Onix Plus foi apresentado no Brasil em setembro de 2019 e, poucos meses depois, em dezembro de 2019, teve a produção iniciada também em San Luis Potosí (MEX). De acordo com a divisão mexicana da empresa, a mudança de estratégia seria "parte de uma nova estratégia de manufatura para a linha de montagem".
Hoje, a fábrica mexicana também é responsável pela produção do Chevrolet Equinox e do GMC Terrain, este exclusivo para a América do Norte. No entanto, a General Motors afirmou que o Onix continuará sendo comercializado no México. Porém, o modelo passará a ser importado da China, que também produz o sedã. Os outros automóveis da marca por lá que não são SUVs são o Aveo, importado da Coreia do Sul, e o Cavalier, chinês.
Teresa Cid, chefe diretora de comunicação e relações públicas da GM mexicana informou que "a General Motors tem capacidade e flexibilidade para produzir seus veículos em qualquer uma de suas plantas ao redor do mundo, então, periodicamente, a empresa revê seus planos para determinar qual é a melhor estratégia para atender às demandas dos mercados".
Atualmente, o Chevrolet Onix é o único carro propriamente dito fabricado pela General Motors no México. Após o final da produção do sedã em San Luis Potosí, a filial mexicana será uma produtora de utilitários esportivos e crossovers exclusivamente. No entanto, a empresa afirmou que está trabalhando para ampliar a capacidade de produção de sua linha de montagem mexicana. Assim, passará dos atuais 5.400 postos de trabalho diretos para 6.700 empregados até o final de 2022.
O Chevrolet Onix mexicano hoje tem preços partindo de 294.400 pesos (R$ 74.520). Para comparação, o Onix Plus nacional mais barato sai por R$ 80.690. O sedã do México sai de fábrica com o motor 1.2 turbo de três cilindros com 130 cv de potência, o mesmo encontrado no Chevrolet Tracker topo de linha no Brasil.
Fonte: GM Authority, Auto Cosmos
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