No pior mês de janeiro desde 1991, de acordo com a consultoria JATO Dynamics, o mercado europeu chegou ao 7º mês consecutivo de retração nas vendas de veículos novos. Segundo a ACEA, entidade que representa os fabricantes no continente, foram comercializadas 822.433 unidades, 2,4% a menos do que há um ano. Este foi também o 7º mês seguido em que a barreira de um milhão de unidades não é superada.
O desempenho positivo na Alemanha e no Reino Unido foram os grandes responsáveis para que a queda geral não fosse ainda maior. Ainda segundo a JATO, quase metade de tudo o que foi comercializado em janeiro (402.900) foram SUVs e crossovers, a maior participação já registrada por um segmento que cresceu 11% no período.
No ranking de montadoras, a vantagem da líder Volkswagen (85.933), embora ainda muito grande, recuou nos últimos doze meses. Em alta superior a 14%, a Toyota (64.365), quinta em dezembro, desta vez foi a vice e com mais de 12 mil unidades à frente da Peugeot (52.160). O grande destaque, no entanto, foi a inédita 4ª posição da Kia (47.137), que avançou quase 40%.
Líder entre as premium, a BMW (46.377) fechou o top 5 como líder entre as premium, mas apenas 1,3 mil à frente da arquirrival Mercedes (45.463). 19ª, a Mini (15.157) foi a que mais avançou dentre as vinte mais vendidas (+47%). Já a Volvo (19.421), 17ª, foi a única da lista com retração acima dos 20%.
POS. |
MARCA |
JAN.22 |
% MERCADO 2022 |
JAN.21 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
VOLKSWAGEN |
85.933 |
10,4% |
91.504 |
10,9% |
-6,1% |
2º |
TOYOTA |
64.365 |
7,8% |
56.312 |
6,7% |
14,3% |
3º |
PEUGEOT |
52.160 |
6,3% |
60.913 |
7,2% |
-14,4% |
4º |
KIA |
47.137 |
5,7% |
33.971 |
4,0% |
38,8% |
5º |
BMW |
46.777 |
5,7% |
54.014 |
6,4% |
-13,4% |
6º |
MERCEDES-BENZ |
45.463 |
5,5% |
50.746 |
6,0% |
-10,4% |
7º |
SKODA |
44.173 |
5,4% |
46.751 |
5,5% |
-5,5% |
8º |
AUDI |
43.638 |
5,3% |
40.092 |
4,8% |
8,8% |
9º |
RENAULT |
42.219 |
5,1% |
48.586 |
5,8% |
-13,1% |
10º |
FORD |
38.180 |
4,6% |
45.954 |
5,5% |
-16,9% |
11º |
HYUNDAI |
37.652 |
4,6% |
28.463 |
3,4% |
32,3% |
12º |
DACIA |
34.150 |
4,2% |
28.671 |
3,4% |
19,1% |
13º |
OPEL/VAUXHALL |
32.678 |
4,0% |
33.885 |
4,0% |
-3,6% |
14º |
FIAT |
27.524 |
3,3% |
33.790 |
4,0% |
-18,5% |
15º |
CITROËN |
26.692 |
3,2% |
32.030 |
3,8% |
-16,7% |
16º |
SEAT |
23.975 |
2,9% |
29.555 |
3,5% |
-18,9% |
17º |
VOLVO |
19.421 |
2,4% |
24.341 |
2,9% |
-20,2% |
18º |
NISSAN |
15.879 |
1,9% |
19.471 |
2,3% |
-18,4% |
19º |
MINI |
15.157 |
1,8% |
10.331 |
1,2% |
46,7% |
20º |
MAZDA |
10.512 |
1,3% |
8.204 |
1,0% |
28,1% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
822.433 |
... |
842.670 |
... |
-2,4% |
Quarto, o Peugeot 2008 (13.165) foi o SUV / crossover preferido pelo 5º mês seguido. O Puma (11.132), em oitavo – seu recorde -, foi o único Ford presente no top 20. À frente do Fiat Panda (10.887), o Toyota Yaris Cross (11.118) chegou ao top 10 europeu pela 1ª vez, mantendo uma trajetória crescente de sucesso desde seu lançamento por lá.
Com quase 9 mil unidades (8.971), mais do que o VW Polo (8.875), o Mini garantiu a 17ª posição com um crescimento superior a 72%. Na contramão da versão Cross, o Toyota Yaris (8.505) perdeu mais da metade de seus compradores. Com reforço das vendas no Reino Unido, onde foi o preferido pela 1ª vez, o Kia Sportage (7.815) se aproximou do top 20.
POS. |
MODELO |
JAN.22 |
% MERCADO 2022 |
JAN.21 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
DACIA SANDERO |
16.262 |
2,0% |
15.938 |
1,9% |
2,0% |
2º |
PEUGEOT 208 |
15.161 |
1,8% |
17.370 |
2,1% |
-12,7% |
3º |
VW GOLF |
14.138 |
1,7% |
15.178 |
1,8% |
-6,9% |
4º |
PEUGEOT 2008 |
13.165 |
1,6% |
14.769 |
1,8% |
-10,9% |
5º |
RENAULT CLIO |
11.853 |
1,4% |
14.735 |
1,7% |
-19,6% |
6º |
VW T-ROC |
11.810 |
1,4% |
13.893 |
1,6% |
-15,0% |
7º |
SKODA OCTAVIA |
11.714 |
1,4% |
13.762 |
1,6% |
-14,9% |
8º |
FORD PUMA |
11.132 |
1,4% |
10.428 |
1,2% |
6,8% |
9º |
TOYOTA YARIS CROSS |
11.118 |
1,4% |
0 |
0,0% |
- |
10º |
FIAT PANDA |
10.887 |
1,3% |
14.449 |
1,7% |
-24,7% |
11º |
VW TIGUAN / ALLSPACE |
10.665 |
1,3% |
12.075 |
1,4% |
-11,7% |
12º |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
10.380 |
1,3% |
14.964 |
1,8% |
-30,6% |
13º |
PEUGEOT 3008 |
9.459 |
1,2% |
11.333 |
1,3% |
-16,5% |
14º |
DACIA DUSTER |
9.423 |
1,1% |
9.508 |
1,1% |
-0,9% |
15º |
OPEL MOKKA |
9.118 |
1,1% |
135 |
0,0% |
6654,1% |
16º |
RENAULT CAPTUR |
9.083 |
1,1% |
12.340 |
1,5% |
-26,4% |
17º |
MINI |
8.971 |
1,1% |
5.202 |
0,6% |
72,5% |
18º |
VW POLO |
8.875 |
1,1% |
11.111 |
1,3% |
-20,1% |
19º |
CITROËN C3 |
8.834 |
1,1% |
12.247 |
1,5% |
-27,9% |
20º |
TOYOTA YARIS |
8.505 |
1,0% |
18.192 |
2,2% |
-53,2% |
21º |
HYUNDAI TUCSON |
8.137 |
1,0% |
9.339 |
1,1% |
-12,9% |
22º |
KIA SPORTAGE |
7.815 |
1,0% |
6.867 |
0,8% |
13,8% |
23º |
VOLVO XC40 |
7.708 |
0,9% |
10.722 |
1,3% |
-28,1% |
24º |
TOYOTA C-HR |
7.531 |
0,9% |
8.087 |
1,0% |
-6,9% |
25º |
AUDI A3 |
7.359 |
0,9% |
7.290 |
0,9% |
0,9% |
26º |
BMW SÉRIE 3 |
7.028 |
0,9% |
9.513 |
1,1% |
-26,1% |
27º |
VW T-CROSS |
7.006 |
0,9% |
7.809 |
0,9% |
-10,3% |
28º |
FORD FOCUS |
6.974 |
0,8% |
9.869 |
1,2% |
-29,3% |
29º |
TOYOTA RAV4 |
6.947 |
0,8% |
8.000 |
0,9% |
-13,2% |
30º |
FORD KUGA |
6.870 |
0,8% |
8.596 |
1,0% |
-20,1% |
31º |
HYUNDAI KONA |
6.808 |
0,8% |
6.419 |
0,8% |
6,1% |
32º |
KIA NIRO |
6.693 |
0,8% |
6.371 |
0,8% |
5,1% |
33º |
BMW X1 |
6.458 |
0,8% |
7.245 |
0,9% |
-10,9% |
34º |
MERCEDES GLC |
6.363 |
0,8% |
6.278 |
0,7% |
1,4% |
35º |
MERCEDES CLASSE A |
6.159 |
0,7% |
9.118 |
1,1% |
-32,5% |
36º |
FIAT 500 |
5.675 |
0,7% |
8.531 |
1,0% |
-33,5% |
37º |
BMW SÉRIE 1 |
5.324 |
0,6% |
9.374 |
1,1% |
-43,2% |
38º |
RENAULT ARKANA |
5.138 |
0,6% |
0 |
0,0% |
- |
39º |
VW TRANSPORTER |
5.105 |
0,6% |
3.809 |
0,5% |
34,0% |
40º |
OPEL CROSSLAND X |
5.093 |
0,6% |
6.526 |
0,8% |
-22,0% |
41º |
NISSAN QASHQAI |
5.082 |
0,6% |
9.784 |
1,2% |
-48,1% |
42º |
MERCEDES CLASSE C |
5.001 |
0,6% |
5.926 |
0,7% |
-15,6% |
43º |
SKODA KAMIQ |
4.972 |
0,6% |
5.530 |
0,7% |
-10,1% |
44º |
SKODA FABIA |
4.934 |
0,6% |
6.292 |
0,7% |
-21,6% |
45º |
KIA CEED |
4.898 |
0,6% |
2.756 |
0,3% |
77,7% |
46º |
SEAT ATECA |
4.769 |
0,6% |
5.209 |
0,6% |
-8,4% |
47º |
TOYOTA COROLLA |
4.694 |
0,6% |
4.813 |
0,6% |
-2,5% |
48º |
SEAT LEON |
4.508 |
0,5% |
7.777 |
0,9% |
-42,0% |
49º |
MINI COUNTRYMAN |
4.491 |
0,5% |
4.340 |
0,5% |
3,5% |
50º |
AUDI A4 |
4.460 |
0,5% |
5.124 |
0,6% |
-13,0% |
Fontes: JATO / ACEA / Autonews Europe / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fora de linha no Brasil, Renault Sandero chega à linha 2023 na Argentina
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Sandero terá nova geração em 2027 com design robusto e versão elétrica
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Sandero volta a liderar vendas de carros na Europa em abril
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Carros mais vendidos na Europa em fevereiro: Tesla duela com Sandero