Outro grande mercado europeu iniciou o ano de 2022 com desempenho negativo. Segundo a Unrae, entidade que representa os distribuidores na Itália, em janeiro foram comercializados 107.814 veículos novos, quase 20% a menos na comparação com o mesmo período de 2021. Este, aliás, foi o 7º mês consecutivo com retração.
No ranking das vinte marcas mais vendidas, apenas a Dacia (7.082), 5ª, e a Mini (1.871), 18ª, encerraram o mês “no azul”. A líder Fiat (16.024), por exemplo, perdeu 1/5 de seus compradores. Menos, no entanto, do que os quase 30% de uma VW (7.859) superada pela Ford (8.168) na disputa pela 2ª posição. 11ª, a Citroën (3.460) foi quem mais perdeu fôlego (-51,5%).
POS. | MARCA | JAN.2022 | % MERC. JAN.2022 | JAN.2021 | % MERC. JAN.2021 | % VAR. 2022/2021 |
1º | FIAT | 16.024 | 14,9% | 20.234 | 15,1% | -20,8% |
2º | FORD | 8.168 | 7,6% | 8.940 | 6,7% | -8,6% |
3º | VOLKSWAGEN | 7.859 | 7,3% | 11.172 | 8,3% | -29,7% |
4º | TOYOTA | 7.575 | 7,0% | 8.574 | 6,4% | -11,7% |
5º | DACIA | 7.082 | 6,6% | 4.966 | 3,7% | 42,6% |
6º | PEUGEOT | 6.639 | 6,2% | 9.202 | 6,9% | -27,9% |
7º | RENAULT | 5.415 | 5,0% | 6.900 | 5,1% | -21,5% |
8º | JEEP | 4.515 | 4,2% | 5.509 | 4,1% | -18,0% |
9º | BMW | 4.285 | 4,0% | 5.462 | 4,1% | -21,5% |
10º | OPEL | 3.609 | 3,3% | 5.298 | 3,9% | -31,9% |
11º | CITROËN | 3.460 | 3,2% | 7.127 | 5,3% | -51,5% |
12º | LANCIA | 3.267 | 3,0% | 4.048 | 3,0% | -19,3% |
13º | KIA | 3.147 | 2,9% | 3.187 | 2,4% | -1,3% |
14º | MERCEDES-BENZ | 3.142 | 2,9% | 4.680 | 3,5% | -32,9% |
15º | HYUNDAI | 3.141 | 2,9% | 3.473 | 2,6% | -9,6% |
16º | AUDI | 2.985 | 2,8% | 5.186 | 3,9% | -42,4% |
17º | SUZUKI | 2.625 | 2,4% | 3.460 | 2,6% | -24,1% |
18º | MINI | 1.871 | 1,7% | 1.604 | 1,2% | 16,6% |
19º | NISSAN | 1.841 | 1,7% | 2.445 | 1,8% | -24,7% |
20º | SKODA | 1.781 | 1,7% | 2.765 | 2,1% | -35,6% |
... |
| ... |
| ... | ... | |
| TOTAL | 107.814 | 100,0% | 134.198 | 100,0% | -19,7% |
Entre os modelos, o Fiat Panda (9.466), nº 1 no país nos últimos dez anos, começou mais um ciclo com grande vantagem sobre os rivais. O destaque deste início de 2022 foi o Sandero: com 4.012 unidades, quase o dobro de 2021, o hatch da Dacia – que havia sido o 22º em dezembro – conquistou uma inédita 2ª posição.
Também com seu melhor posicionamento no país, o Ford Puma (3.267) completou o pódio como líder entre os SUVs / crossovers. Sucesso cada vez maior no continente, o Toyota Yaris Cross (3.243) foi o 5º colocado, garantindo presença no top 10 pelo 3º mês consecutivo. Discreto na maioria dos mercados do continente nos últimos tempos, o VW Polo (2.376) cresceu pouco mais de 6%.
Aposentado no Brasil desde janeiro de 2021 e com fim da produção também anunciada também na fábrica indiana da marca, o Ford Ecosport (1.466) ainda mostra fôlego por lá ao assegurar presença no top 20. Em queda de quase 70% nos últimos doze meses, o Opel Corsa (996) foi o destaque negativo.
POS. | MODELO | JAN.2022 | % MERC. JAN.2022 | JAN.2021 | % MERC. JAN.2021 | % VAR. 2022/2021 |
1º | FIAT PANDA | 9.466 | 8,8% | 12.162 | 9,1% | -22,2% |
2º | DACIA SANDERO | 4.012 | 3,7% | 2.031 | 1,5% | 97,5% |
3º | FORD PUMA | 3.267 | 3,0% | 2.568 | 1,9% | 27,2% |
4º | LANCIA YPSILON | 3.265 | 3,0% | 4.048 | 3,0% | -19,3% |
5º | TOYOTA YARIS CROSS | 3.243 | 3,0% | 0 | 0,0% | - |
6º | FIAT 500X | 2.468 | 2,3% | 2.645 | 2,0% | -6,7% |
7º | DACIA DUSTER | 2.415 | 2,2% | 2.749 | 2,0% | -12,1% |
8º | PEUGEOT 2008 | 2.411 | 2,2% | 2.424 | 1,8% | -0,5% |
9º | TOYOTA YARIS | 2.408 | 2,2% | 4.337 | 3,2% | -44,5% |
10º | VW POLO | 2.376 | 2,2% | 2.238 | 1,7% | 6,2% |
11º | JEEP COMPASS | 2.356 | 2,2% | 2.014 | 1,5% | 17,0% |
12º | RENAULT CLIO | 2.308 | 2,1% | 2.447 | 1,8% | -5,7% |
13º | FIAT 500 | 2.307 | 2,1% | 2.728 | 2,0% | -15,4% |
14º | JEEP RENEGADE | 2.142 | 2,0% | 3.467 | 2,6% | -38,2% |
15º | PEUGEOT 208 | 1.870 | 1,7% | 3.190 | 2,4% | -41,4% |
16º | PEUGEOT 3008 | 1.800 | 1,7% | 1.910 | 1,4% | -5,8% |
17º | OPEL MOKKA* | 1.647 | 1,5% | - | - | - |
18º | RENAULT CAPTUR | 1.548 | 1,4% | 2.379 | 1,8% | -34,9% |
19º | CITROËN C3 AIRCROSS | 1.469 | 1,4% | 1.562 | 1,2% | -6,0% |
20º | FORD ECOSPORT | 1.466 | 1,4% | 1.613 | 1,2% | -9,1% |
21º | FORD KUGA | 1.446 | 1,3% | 1.292 | 1,0% | 11,9% |
22º | VW T-CROSS | 1.445 | 1,3% | 2.062 | 1,5% | -29,9% |
23º | CITROËN C3 | 1.408 | 1,3% | 3.542 | 2,6% | -60,2% |
24º | BMW X1 | 1.267 | 1,2% | 1.307 | 1,0% | -3,1% |
25º | SUZUKI IGNIS | 1.238 | 1,1% | 1.160 | 0,9% | 6,7% |
26º | MINI COUNTRYMAN | 1.080 | 1,0% | 1.001 | 0,7% | 7,9% |
27º | FIAT TIPO | 1.065 | 1,0% | 807 | 0,6% | 32,0% |
28º | VW GOLF | 997 | 0,9% | 1.067 | 0,8% | -6,6% |
29º | OPEL CORSA | 996 | 0,9% | 3.229 | 2,4% | -69,2% |
30º | VW T-ROC | 986 | 0,9% | 2.992 | 2,2% | -67,0% |
Observação: Sem registro do total de vendas do Opel Mokka (*) em janeiro de 2021.
Fontes: UNRAE / Best Selling Cars Blog