Outro grande mercado europeu iniciou o ano de 2022 com desempenho negativo. Segundo a Unrae, entidade que representa os distribuidores na Itália, em janeiro foram comercializados 107.814 veículos novos, quase 20% a menos na comparação com o mesmo período de 2021. Este, aliás, foi o 7º mês consecutivo com retração.
No ranking das vinte marcas mais vendidas, apenas a Dacia (7.082), 5ª, e a Mini (1.871), 18ª, encerraram o mês “no azul”. A líder Fiat (16.024), por exemplo, perdeu 1/5 de seus compradores. Menos, no entanto, do que os quase 30% de uma VW (7.859) superada pela Ford (8.168) na disputa pela 2ª posição. 11ª, a Citroën (3.460) foi quem mais perdeu fôlego (-51,5%).
POS. |
MARCA |
JAN.2022 |
% MERC. JAN.2022 |
JAN.2021 |
% MERC. JAN.2021 |
% VAR. 2022/2021 |
1º |
FIAT |
16.024 |
14,9% |
20.234 |
15,1% |
-20,8% |
2º |
FORD |
8.168 |
7,6% |
8.940 |
6,7% |
-8,6% |
3º |
VOLKSWAGEN |
7.859 |
7,3% |
11.172 |
8,3% |
-29,7% |
4º |
TOYOTA |
7.575 |
7,0% |
8.574 |
6,4% |
-11,7% |
5º |
DACIA |
7.082 |
6,6% |
4.966 |
3,7% |
42,6% |
6º |
PEUGEOT |
6.639 |
6,2% |
9.202 |
6,9% |
-27,9% |
7º |
RENAULT |
5.415 |
5,0% |
6.900 |
5,1% |
-21,5% |
8º |
JEEP |
4.515 |
4,2% |
5.509 |
4,1% |
-18,0% |
9º |
BMW |
4.285 |
4,0% |
5.462 |
4,1% |
-21,5% |
10º |
OPEL |
3.609 |
3,3% |
5.298 |
3,9% |
-31,9% |
11º |
CITROËN |
3.460 |
3,2% |
7.127 |
5,3% |
-51,5% |
12º |
LANCIA |
3.267 |
3,0% |
4.048 |
3,0% |
-19,3% |
13º |
KIA |
3.147 |
2,9% |
3.187 |
2,4% |
-1,3% |
14º |
MERCEDES-BENZ |
3.142 |
2,9% |
4.680 |
3,5% |
-32,9% |
15º |
HYUNDAI |
3.141 |
2,9% |
3.473 |
2,6% |
-9,6% |
16º |
AUDI |
2.985 |
2,8% |
5.186 |
3,9% |
-42,4% |
17º |
SUZUKI |
2.625 |
2,4% |
3.460 |
2,6% |
-24,1% |
18º |
MINI |
1.871 |
1,7% |
1.604 |
1,2% |
16,6% |
19º |
NISSAN |
1.841 |
1,7% |
2.445 |
1,8% |
-24,7% |
20º |
SKODA |
1.781 |
1,7% |
2.765 |
2,1% |
-35,6% |
... |
|
... |
|
... |
... |
|
|
TOTAL |
107.814 |
100,0% |
134.198 |
100,0% |
-19,7% |
Entre os modelos, o Fiat Panda (9.466), nº 1 no país nos últimos dez anos, começou mais um ciclo com grande vantagem sobre os rivais. O destaque deste início de 2022 foi o Sandero: com 4.012 unidades, quase o dobro de 2021, o hatch da Dacia – que havia sido o 22º em dezembro – conquistou uma inédita 2ª posição.
Também com seu melhor posicionamento no país, o Ford Puma (3.267) completou o pódio como líder entre os SUVs / crossovers. Sucesso cada vez maior no continente, o Toyota Yaris Cross (3.243) foi o 5º colocado, garantindo presença no top 10 pelo 3º mês consecutivo. Discreto na maioria dos mercados do continente nos últimos tempos, o VW Polo (2.376) cresceu pouco mais de 6%.
Aposentado no Brasil desde janeiro de 2021 e com fim da produção também anunciada também na fábrica indiana da marca, o Ford Ecosport (1.466) ainda mostra fôlego por lá ao assegurar presença no top 20. Em queda de quase 70% nos últimos doze meses, o Opel Corsa (996) foi o destaque negativo.
POS. |
MODELO |
JAN.2022 |
% MERC. JAN.2022 |
JAN.2021 |
% MERC. JAN.2021 |
% VAR. 2022/2021 |
1º |
FIAT PANDA |
9.466 |
8,8% |
12.162 |
9,1% |
-22,2% |
2º |
DACIA SANDERO |
4.012 |
3,7% |
2.031 |
1,5% |
97,5% |
3º |
FORD PUMA |
3.267 |
3,0% |
2.568 |
1,9% |
27,2% |
4º |
LANCIA YPSILON |
3.265 |
3,0% |
4.048 |
3,0% |
-19,3% |
5º |
TOYOTA YARIS CROSS |
3.243 |
3,0% |
0 |
0,0% |
- |
6º |
FIAT 500X |
2.468 |
2,3% |
2.645 |
2,0% |
-6,7% |
7º |
DACIA DUSTER |
2.415 |
2,2% |
2.749 |
2,0% |
-12,1% |
8º |
PEUGEOT 2008 |
2.411 |
2,2% |
2.424 |
1,8% |
-0,5% |
9º |
TOYOTA YARIS |
2.408 |
2,2% |
4.337 |
3,2% |
-44,5% |
10º |
VW POLO |
2.376 |
2,2% |
2.238 |
1,7% |
6,2% |
11º |
JEEP COMPASS |
2.356 |
2,2% |
2.014 |
1,5% |
17,0% |
12º |
RENAULT CLIO |
2.308 |
2,1% |
2.447 |
1,8% |
-5,7% |
13º |
FIAT 500 |
2.307 |
2,1% |
2.728 |
2,0% |
-15,4% |
14º |
JEEP RENEGADE |
2.142 |
2,0% |
3.467 |
2,6% |
-38,2% |
15º |
PEUGEOT 208 |
1.870 |
1,7% |
3.190 |
2,4% |
-41,4% |
16º |
PEUGEOT 3008 |
1.800 |
1,7% |
1.910 |
1,4% |
-5,8% |
17º |
OPEL MOKKA* |
1.647 |
1,5% |
- |
- |
- |
18º |
RENAULT CAPTUR |
1.548 |
1,4% |
2.379 |
1,8% |
-34,9% |
19º |
CITROËN C3 AIRCROSS |
1.469 |
1,4% |
1.562 |
1,2% |
-6,0% |
20º |
FORD ECOSPORT |
1.466 |
1,4% |
1.613 |
1,2% |
-9,1% |
21º |
FORD KUGA |
1.446 |
1,3% |
1.292 |
1,0% |
11,9% |
22º |
VW T-CROSS |
1.445 |
1,3% |
2.062 |
1,5% |
-29,9% |
23º |
CITROËN C3 |
1.408 |
1,3% |
3.542 |
2,6% |
-60,2% |
24º |
BMW X1 |
1.267 |
1,2% |
1.307 |
1,0% |
-3,1% |
25º |
SUZUKI IGNIS |
1.238 |
1,1% |
1.160 |
0,9% |
6,7% |
26º |
MINI COUNTRYMAN |
1.080 |
1,0% |
1.001 |
0,7% |
7,9% |
27º |
FIAT TIPO |
1.065 |
1,0% |
807 |
0,6% |
32,0% |
28º |
VW GOLF |
997 |
0,9% |
1.067 |
0,8% |
-6,6% |
29º |
OPEL CORSA |
996 |
0,9% |
3.229 |
2,4% |
-69,2% |
30º |
VW T-ROC |
986 |
0,9% |
2.992 |
2,2% |
-67,0% |
Observação: Sem registro do total de vendas do Opel Mokka (*) em janeiro de 2021.
Fontes: UNRAE / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fora de linha no Brasil, Renault Sandero chega à linha 2023 na Argentina
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Sandero terá nova geração em 2027 com design robusto e versão elétrica
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Sandero volta a liderar vendas de carros na Europa em abril
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Carros mais vendidos na Europa em fevereiro: Tesla duela com Sandero