Um dos maiores mercados no continente europeu, a França iniciou 2022 com forte retração nas vendas de veículos novos. Segundo a CCFA, entidade responsável pela divulgação dos dados oficiais no país, foram comercializadas em janeiro pouco mais de 100 mil unidades (102.901), quase 19% a menos na comparação com o mesmo período de 2021.
Responsáveis por mais de 45% do total, as três principais montadoras francesas tiveram quedas de pelo menos 10%, embora a líder Peugeot (20.458), mesmo com a maior retração (-21,5%), tenha assegurado quase 5 mil unidades de vantagem sobre a Renault (15.665) e praticamente o dobro do registrado pela Citroën (10.601).
Melhor do resto, a Dacia (7.475) perdeu mais de 1/3 de seus compradores e viu a perigosa aproximação da Toyota (7.190). No top 10, apenas Kia (3.333) e Ford (2.783) registraram evolução em seus desempenhos de 2021. Quem mais cresceu, no entanto, foi a Mini (2.281), que conseguiu superar a Mercedes-Benz (2.129) para garantir a 3ª posição entre as marcas premium.
POS. | MARCA | JAN.2022 | % MERCADO 2022 | JAN.2021 | % MERCADO 2021 | % VAR. 2022/2021 |
1º | PEUGEOT | 20.458 | 19,9% | 26.063 | 20,6% | -21,5% |
2º | RENAULT | 15.665 | 15,2% | 18.881 | 14,9% | -17,0% |
3º | CITROËN | 10.601 | 10,3% | 12.314 | 9,7% | -13,9% |
4º | DACIA | 7.475 | 7,3% | 11.417 | 9,0% | -34,5% |
5º | TOYOTA | 7.190 | 7,0% | 9.050 | 7,2% | -20,6% |
6º | VOLKSWAGEN | 6.485 | 6,3% | 7.521 | 6,0% | -13,8% |
7º | HYUNDAI | 3.513 | 3,4% | 3.102 | 2,5% | 13,2% |
8º | KIA | 3.333 | 3,2% | 3.145 | 2,5% | 6,0% |
9º | FORD | 2.783 | 2,7% | 4.343 | 3,4% | -35,9% |
10º | OPEL | 2.511 | 2,4% | 2.913 | 2,3% | -13,8% |
11º | BMW | 2.480 | 2,4% | 3.095 | 2,4% | -19,9% |
12º | AUDI | 2.398 | 2,3% | 2.785 | 2,2% | -13,9% |
13º | MINI | 2.281 | 2,2% | 1.706 | 1,3% | 33,7% |
14º | MERCEDES-BENZ | 2.129 | 2,1% | 2.486 | 2,0% | -14,4% |
15º | FIAT | 1.787 | 1,7% | 2.328 | 1,8% | -23,2% |
16º | SKODA | 1.784 | 1,7% | 2.580 | 2,0% | -30,9% |
17º | NISSAN | 1.732 | 1,7% | 2.281 | 1,8% | -24,1% |
18º | DS | 1.481 | 1,4% | 1.634 | 1,3% | -9,4% |
19º | SEAT | 1.439 | 1,4% | 2.305 | 1,8% | -37,6% |
20º | SUZUKI | 1.437 | 1,4% | 2.080 | 1,6% | -30,9% |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
TOTAL | 102.901 | ... | 126.380 | ... | -18,6% |
Entre os modelos, 2022 começou exatamente como terminou o ano de 2021: com o Peugeot 208 (7.567) à frente do Renault Clio (4.988) e do Peugeot 2008 (4.798), líder entre os SUVs e crossovers. Citroën C3 (4.381) – diferente do modelo que começará a ser vendido no Brasil nos próximos meses – e Peugeot 3008 (3.595) completaram as cinco primeiras posições.
Destaque negativo de janeiro, o Dacia Sandero (3.521) recuou mais de 50% nos últimos doze meses e começou a disputa de 2022 em sétimo, atrás do Renault Captur (3.593). Em sua primeira aparição no top 10 local, o novo Peugeot 308 conquistou a preferência de 2.293 consumidores. Modelo que chegou a ser cotado para o Brasil, o Renault Arkana (2.267) vendeu mais do que o Dacia Duster (2.203).
Em 11º, o Toyota Yaris Cross (2.044) foi o melhor estrangeiro da lista. O Spring (1.494), versão elétrica do Kwid que será comercializada no Brasil como Renault ainda em 2022, foi o 13º. Tradicionalmente presente entre os primeiros colocados, o Renault Twingo (992), em queda de quase 60%, despencou para a 29ª posição.
POS. | MODELO | JAN.2022 | % MERCADO 2022 | JAN.2021 | % MERCADO 2021 | % VAR. 2022/2021 |
1º | PEUGEOT 208 II | 7.567 | 7,4% | 7.915 | 6,3% | -4,4% |
2º | RENAULT CLIO V | 4.988 | 4,8% | 6.323 | 5,0% | -21,1% |
3º | PEUGEOT 2008 II | 4.798 | 4,7% | 6.003 | 4,7% | -20,1% |
4º | CITROËN C3 III | 4.381 | 4,3% | 4.869 | 3,9% | -10,0% |
5º | PEUGEOT 3008 | 3.594 | 3,5% | 4.879 | 3,9% | -26,3% |
6º | RENAULT CAPTUR II | 3.593 | 3,5% | 4.412 | 3,5% | -18,6% |
7º | DACIA SANDERO | 3.524 | 3,4% | 7.249 | 5,7% | -51,4% |
8º | PEUGEOT 308 II | 2.293 | 2,2% | 2.470 | 2,0% | -7,2% |
9º | RENAULT ARKANA | 2.267 | 2,2% | - | - | - |
10º | DACIA DUSTER | 2.203 | 2,1% | 2.050 | 1,6% | 7,5% |
11º | TOYOTA YARIS CROSS | 2.044 | 2,0% | 0 | 0,0% | - |
12º | CITROËN C3 AIRCROSS | 1.744 | 1,7% | 2.306 | 1,8% | -24,4% |
13º | DACIA SPRING | 1.494 | 1,5% | 0 | 0,0% | - |
14º | CITROËN C4 III | 1.408 | 1,4% | 858 | 0,7% | 64,1% |
15º | FORD PUMA | 1.365 | 1,3% | 1.412 | 1,1% | -3,3% |
16º | CITROËN C5 AIRCROSS | 1.363 | 1,3% | 1.959 | 1,6% | -30,4% |
17º | RENAULT ZOE | 1.362 | 1,3% | 1.013 | 0,8% | 34,5% |
18º | RENAULT MÉGANE IV | 1.346 | 1,3% | 2.254 | 1,8% | -40,3% |
19º | MINI | 1.280 | 1,2% | 997 | 0,8% | 28,4% |
20º | TOYOTA COROLLA | 1.269 | 1,2% | 1.335 | 1,1% | -4,9% |
21º | TOYOTA C-HR | 1.240 | 1,2% | 1.401 | 1,1% | -11,5% |
22º | VW POLO | 1.239 | 1,2% | 2.300 | 1,8% | -46,1% |
23º | PEUGEOT 5008 II | 1.120 | 1,1% | 2.182 | 1,7% | -48,7% |
24º | VW GOLF | 1.098 | 1,1% | 770 | 0,6% | 42,6% |
25º | HYUNDAI TUCSON | 1.095 | 1,1% | 966 | 0,8% | 13,4% |
26º | FIAT 500 | 1.090 | 1,1% | 1.182 | 0,9% | -7,8% |
27º | HYUNDAI KONA | 1.057 | 1,0% | 1.013 | 0,8% | 4,3% |
28º | VW T-CROSS | 999 | 1,0% | 954 | 0,8% | 4,7% |
29º | RENAULT TWINGO III | 992 | 1,0% | 2.443 | 1,9% | -59,4% |
30º | OPEL MOKKA | 941 | 0,9% | - | - | - |
Fontes: CCFA / Best Selling Cars Blog