Um dos maiores mercados no continente europeu, a França iniciou 2022 com forte retração nas vendas de veículos novos. Segundo a CCFA, entidade responsável pela divulgação dos dados oficiais no país, foram comercializadas em janeiro pouco mais de 100 mil unidades (102.901), quase 19% a menos na comparação com o mesmo período de 2021.

Responsáveis por mais de 45% do total, as três principais montadoras francesas tiveram quedas de pelo menos 10%, embora a líder Peugeot (20.458), mesmo com a maior retração (-21,5%), tenha assegurado quase 5 mil unidades de vantagem sobre a Renault (15.665) e praticamente o dobro do registrado pela Citroën (10.601).

Melhor do resto, a Dacia (7.475) perdeu mais de 1/3 de seus compradores e viu a perigosa aproximação da Toyota (7.190). No top 10, apenas Kia (3.333) e Ford (2.783) registraram evolução em seus desempenhos de 2021. Quem mais cresceu, no entanto, foi a Mini (2.281), que conseguiu superar a Mercedes-Benz (2.129) para garantir a 3ª posição entre as marcas premium.

POS. 

MARCA 

JAN.2022 

% MERCADO 2022 

JAN.2021 

% MERCADO 2021 

% VAR. 2022/2021 

1º 

PEUGEOT 

20.458 

19,9% 

26.063 

20,6% 

-21,5% 

2º 

RENAULT 

15.665 

15,2% 

18.881 

14,9% 

-17,0% 

3º 

CITROËN  

10.601 

10,3% 

12.314 

9,7% 

-13,9% 

4º 

DACIA 

7.475 

7,3% 

11.417 

9,0% 

-34,5% 

5º 

TOYOTA 

7.190 

7,0% 

9.050 

7,2% 

-20,6% 

6º 

VOLKSWAGEN 

6.485 

6,3% 

7.521 

6,0% 

-13,8% 

7º 

HYUNDAI 

3.513 

3,4% 

3.102 

2,5% 

13,2% 

8º 

KIA 

3.333 

3,2% 

3.145 

2,5% 

6,0% 

9º 

FORD 

2.783 

2,7% 

4.343 

3,4% 

-35,9% 

10º 

OPEL 

2.511 

2,4% 

2.913 

2,3% 

-13,8% 

11º 

BMW 

2.480 

2,4% 

3.095 

2,4% 

-19,9% 

12º 

AUDI 

2.398 

2,3% 

2.785 

2,2% 

-13,9% 

13º 

MINI 

2.281 

2,2% 

1.706 

1,3% 

33,7% 

14º 

MERCEDES-BENZ 

2.129 

2,1% 

2.486 

2,0% 

-14,4% 

15º 

FIAT 

1.787 

1,7% 

2.328 

1,8% 

-23,2% 

16º 

SKODA 

1.784 

1,7% 

2.580 

2,0% 

-30,9% 

17º 

NISSAN 

1.732 

1,7% 

2.281 

1,8% 

-24,1% 

18º 

DS 

1.481 

1,4% 

1.634 

1,3% 

-9,4% 

19º 

SEAT 

1.439 

1,4% 

2.305 

1,8% 

-37,6% 

20º 

SUZUKI 

1.437 

1,4% 

2.080 

1,6% 

-30,9% 

... 

... 

... 

... 

... 

... 

... 

 

TOTAL 

102.901 

... 

126.380 

... 

-18,6% 

Entre os modelos, 2022 começou exatamente como terminou o ano de 2021: com o Peugeot 208 (7.567) à frente do Renault Clio (4.988) e do Peugeot 2008 (4.798), líder entre os SUVs e crossovers. Citroën C3 (4.381) – diferente do modelo que começará a ser vendido no Brasil nos próximos meses – e Peugeot 3008 (3.595) completaram as cinco primeiras posições.

Peugeot 208 2020
Renault Clio 2019 - Primeiras impressões
Avaliação: Peugeot 2008 PureTech 130 GT Line
Citroën C3 2020 (Europa)

Destaque negativo de janeiro, o Dacia Sandero (3.521) recuou mais de 50% nos últimos doze meses e começou a disputa de 2022 em sétimo, atrás do Renault Captur (3.593). Em sua primeira aparição no top 10 local, o novo Peugeot 308 conquistou a preferência de 2.293 consumidores. Modelo que chegou a ser cotado para o Brasil, o Renault Arkana (2.267) vendeu mais do que o Dacia Duster (2.203).

Em 11º, o Toyota Yaris Cross (2.044) foi o melhor estrangeiro da lista. O Spring (1.494), versão elétrica do Kwid que será comercializada no Brasil como Renault ainda em 2022, foi o 13º. Tradicionalmente presente entre os primeiros colocados, o Renault Twingo (992), em queda de quase 60%, despencou para a 29ª posição.

POS. 

MODELO 

JAN.2022 

% MERCADO 2022 

JAN.2021 

% MERCADO 2021 

% VAR. 2022/2021 

1º 

PEUGEOT 208 II 

7.567 

7,4% 

7.915 

6,3% 

-4,4% 

2º 

RENAULT CLIO V 

4.988 

4,8% 

6.323 

5,0% 

-21,1% 

3º 

PEUGEOT 2008 II 

4.798 

4,7% 

6.003 

4,7% 

-20,1% 

4º 

CITROËN C3 III 

4.381 

4,3% 

4.869 

3,9% 

-10,0% 

5º 

PEUGEOT 3008 

3.594 

3,5% 

4.879 

3,9% 

-26,3% 

6º 

RENAULT CAPTUR II 

3.593 

3,5% 

4.412 

3,5% 

-18,6% 

7º 

DACIA SANDERO 

3.524 

3,4% 

7.249 

5,7% 

-51,4% 

8º 

PEUGEOT 308 II 

2.293 

2,2% 

2.470 

2,0% 

-7,2% 

9º 

RENAULT ARKANA 

2.267 

2,2% 

10º 

DACIA DUSTER 

2.203 

2,1% 

2.050 

1,6% 

7,5% 

11º 

TOYOTA YARIS CROSS 

2.044 

2,0% 

0,0% 

12º 

CITROËN C3 AIRCROSS 

1.744 

1,7% 

2.306 

1,8% 

-24,4% 

13º 

DACIA SPRING 

1.494 

1,5% 

0,0% 

14º 

CITROËN C4 III 

1.408 

1,4% 

858 

0,7% 

64,1% 

15º 

FORD PUMA 

1.365 

1,3% 

1.412 

1,1% 

-3,3% 

16º 

CITROËN C5 AIRCROSS 

1.363 

1,3% 

1.959 

1,6% 

-30,4% 

17º 

RENAULT ZOE 

1.362 

1,3% 

1.013 

0,8% 

34,5% 

18º 

RENAULT MÉGANE IV 

1.346 

1,3% 

2.254 

1,8% 

-40,3% 

19º 

MINI 

1.280 

1,2% 

997 

0,8% 

28,4% 

20º 

TOYOTA COROLLA 

1.269 

1,2% 

1.335 

1,1% 

-4,9% 

21º 

TOYOTA C-HR 

1.240 

1,2% 

1.401 

1,1% 

-11,5% 

22º 

VW POLO 

1.239 

1,2% 

2.300 

1,8% 

-46,1% 

23º 

PEUGEOT 5008 II 

1.120 

1,1% 

2.182 

1,7% 

-48,7% 

24º 

VW GOLF 

1.098 

1,1% 

770 

0,6% 

42,6% 

25º 

HYUNDAI TUCSON 

1.095 

1,1% 

966 

0,8% 

13,4% 

26º 

FIAT 500 

1.090 

1,1% 

1.182 

0,9% 

-7,8% 

27º 

HYUNDAI KONA 

1.057 

1,0% 

1.013 

0,8% 

4,3% 

28º 

VW T-CROSS 

999 

1,0% 

954 

0,8% 

4,7% 

29º 

RENAULT TWINGO III 

992 

1,0% 

2.443 

1,9% 

-59,4% 

30º 

OPEL MOKKA 

941 

0,9% 

Fontes: CCFA / Best Selling Cars Blog 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com