Considerado um dos lançamentos mais importantes do calendário da Renault neste primeiro semestre, o SUV Austral já tem data marcada para se tornar conhecido do público: 8 de março. O modelo será apresentado na Europa e terá a estratégica missão de representar a marca em um dos segmentos mais concorridos do mercado. No portfólio, sucederá o Kadjar e ao mesmo tempo brigará com Jeep Compass, Volkswagen Tiguan, Ford Kuga e Peugeot 3008.

Detalhes do visual já podem ser observados nos vários teasers divulgados pela Renault, onde a nova identidade estética da marca é destaque. "Projetamos o exterior do Austral com base na nova linguagem de 'tecnologia sensual'", explica Agneta Dahlgren, diretora de design da Renault. “O resultado é uma combinação de formas generosas, curvadas, laterais salientes e detalhes técnicos sutis, como as luzes de alta tecnologia, que fortalecem seu design distinto.”

Galeria: Renault Austral - Teasers

Por dentro, esboços já adiantaram que a pegada tecnológica dará o tom do painel. Nesse sentido, destaque para a gigantesca tela do sistema de entretenimento, que terá formato assimétrico e inclinação levemente voltada para o motorista. O quadro de instrumentos também será concentrado em uma tela, mas neste caso em posição horizontal. Dependendo da versão, o habitáculo combinará peças revestidas em vermelho e materiais metálicos.

Em termos técnicos, tudo indica que o Austral será construído sobre a mesma plataforma do Qashqai, carro-chefe da Nissan na Europa e que recentemente trocou de geração. Além disso, terá aproximadamente 4,51 metros de comprimento e espaço para 5 passageiros. Sob o capô, são esperados motores 1.3 aspirado e 1.2 turbo, sempre a gasolina e com tecnologia do tipo híbrido-leve. Motorizações turbodiesel não serão oferecidas, tendo em vista as restrições ambientais cada vez mais severas.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com