A guerra contra os veículos barulhentos está em pleno andamento em Nova York (EUA). Graças a um novo sistema de câmeras, os nova-iorquinos estão recebendo notificações sobre seus carros barulhentos. Um programa piloto foi iniciado por lá meio que na surdina e só agora os primeiros relatos começaram a aparecer nas redes sociais.

Exemplos deste sistema já foram compartilhados no Facebook, onde temos uma ideia de como o estado de Nova York usará sua nova rede de câmeras automáticas e radares de barulho para reprimir carros excessivamente barulhentos. Vale lembrar que a cidade de Paris (FRA) também está implementando uma estratégia similar.

Em um destes posts, um proprietário de uma BMW M3 registrado no estado recebeu uma carta oficial notificando que ele deve comparecer a uma estação de inspeção veicular ou enfrentar uma multa de US$875 (R$ 4.427). Aparentemente, a estação de inspeção é na verdade uma estação de tratamento de esgoto, vai entender.

Galeria: Cidade de Nova York é mais uma a adotar radares de barulho

O sistema de câmera é bastante simples. Um medidor de ruído é colocado estrategicamente e aciona uma câmera para tirar uma foto da placa do carro ao se atingir um determinado volume de barulho. O resto é controlado por um sistema automatizado de envio de correspondência para enviar as notificações para os infratores.

Se os infratores comparecerem à inspeção, eles terão a oportunidade de consertar o escape previamente e não pagar uma multa. Para os proprietários de carros com um escapamento modificado, as coisas podem ficar um pouco complicadas, pois a alteração é ilegal no estado de Nova York. Quando se trata de carros com um escapamento que permite ajustar o nível de ruído, o melhor é mantê-lo no silencioso, ao menos nos grandes centros. 

A diferença é que, lá nos EUA, quem quiser se opor a este novo sistema pode expressar sua opinião junto aos governantes. O programa inteiro de radares de barulho será reavaliado em 30 de junho de 2022.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com