Para quem não anda de moto, os aspectos negativos das duas rodas são os primeiros a aparecer nas conversas e nos comentários. Entre eles, o barulho das motocicletas com escapes modificados - ou até mesmo completamente ausentes - está entre os mais citados. Quando será que farão algo a respeito?

Bem, na França já está acontecendo. As cidades de Paris, Nice, Toulouse, Rueil-Malmaison, Villeneuve-le-Roi, Bron, Saint-Lambert e Saint-Forget estão dando início a um projeto-piloto para testar um dispositivo de fiscalização de ruído. Seria uma espécie de “radar de barulho”. O funcionamento seria similar ao de um radar de velocidade, fotografando o veículo infrator.

No entanto, ao invés de fiscalizar o excesso de velocidade, os dispositivos flagraram o excesso de ruído gerado por veículos na via, principalmente por sistemas de escapamento fora do padrão ou customizados. Para isso, as cidades francesas acima estão testando um equipamento chamado de Méduse, ou “água-viva” em francês.

O equipamento foi patenteado por uma empresa chamada Bruitparif ainda em 2016, mas o intuito era fiscalizar obras e outras fontes de barulho nos grandes centros. No entanto, a prefeitura de Paris viu o potencial fiscalizatório do Méduse já em 2019, quando deu início aos testes na região central da cidade.

radar_fixe

Os municípios franceses que estão participando do período de testes devem começar a fiscalização com o “radar de barulho” entre o final deste ano e o início de 2022. Sendo do agrado dos políticos de lá, devem entrar em operação no restante do país em 2023. Além das motos, o equipamento também pode fiscalizar carros e caminhões barulhentos. Vocês acham que seria uma boa para o Brasil?

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com