Depois de muita expectativa, finalmente a Ford Maverick 2022 é lançada no Brasil. Sucesso nos Estados Unidos onde estreou ano passado gerando até fila de espera, a inédita picape da Ford busca em terras tupiniquins ao menos parte desse sucesso e virá focando no público no que a marca chama de “lifestyle”. A caminhonete desembarca por aqui na versão única FX4 Lariat por R$ 239.990, preço bem próximo da Ranger XLS 2.2 diesel (R$ 243.990).
Para começar vale falar sobre o porte da nova Ford Maverick, que fica posicionada abaixo da Ranger – picape de proposta mais off-road e voltada ao trabalho em algumas versões, além de ser feita sobre chassi. A Maverick é uma caminhonete mais próxima de um carro de passeio por ser produzida com base monobloco, como a Fiat Toro – modelo com quem mais se aproxima em perfil de uso. Além da base em comum, as medidas também são parecidas ao modelo da Fiat.
Falando nas dimensões da nova picape da marca do oval azul, no comprimento, a Maverick com seus 5.072 mm é 127 mm maior que a Toro, e praticamente empata em largura e altura. Já no entre-eixos existe uma leve vantagem de 86 mm para a picape americana. Confira a tabela de medidas com as dimensões da Maverick, Toro e Ranger.
Dimensões (mm) | Fiat Toro | Ford Maverick | Ford Ranger Cabine Dupla |
Comprimento | 4.945 | 5.072 | 5.354 |
Largura | 1.844 | 1.844 | 1.860 |
Altura | 1.733 | 1.744 | 1.821 |
Entre-eixos | 2.990 | 3.076 | 3.220 |
Falando sobre seu posicionamento de preço, a nova Ford Maverick chega importada pelo preço de R$ 239.990, portanto abaixo dos R$ 272.650 pedidos atualmente pelo Ford Bronco – SUV no qual a Maverick compartilha a plataforma C2. Como adiantamos no começo, seu preço fica perto dos R$ 243.990 da Ranger XLS 2.2 turbodiesel.
Embora tenha uma versão híbrida nos Estados Unidos (que é a versão básica por lá), que combina um motor 2.5 a gasolina a outro elétrico para render 193 cv com tração dianteira, no Brasil a Ford optou por trazer a versão equipada com o motor 2.0 EcoBoost turbo de injeção direta a gasolina, que entrega 253 cv a 5.500 rpm e 38,7 kgfm a 3.000 rpm. Neste caso, a transmissão é automática de 8 marchas e a tração integral.
Com peso de 1.744 kg em ordem de marcha, a Ford garante que a picape acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 175 km/h (limitada eletronicamente). Quando o assunto é capacidade de carga na caçamba, a montadora anuncia 617 kg e volume de até 943 litros. Já a Maverick pode rebocar no máximo 499 kg.
Entre os itens de série, a nova Maverick 2022 traz como destaque faróis full-LED, alerta de colisão com frenagem automática, 7 airbags, painel de instrumentos com tela de 6,5 polegadas ladeada por dois mostradores analógicos, partida remota, sistema FordPass (permite localizar o veículo, checar nível do combustível pelo celular), vidro elétrico traseiro na caçamba, central multimídia Sync com tela de 8 polegadas com suporte a Apple CarPlay e Android Auto e modos de condução Normal, Escorregadio, Lama/Terra, Areia e Reboque/Transporte.
No entanto, a picape não conta com piloto automático adaptativo, equipamento já comum até em carros de segmento inferior. Vale lembrar que a versão FX4 Lariat é uma espécie de pacote Brasil da picape, feita exclusivamente para o nosso mercado, que traz como diferenciais os pneus de uso misto 225/65 com rodas de 17 polegadas pretas e o adesivo na lateral da caçamba com a inscrição FX4 4x4.
Maverick FX4 Lariat (R$ 239.990): traz alerta de colisão com frenagem automática, faróis full-LED, preparação para reboque, seletor de modos de condução, freio de estacionamento eletrônico com autohold, farol de acendimento automático, farol alto automático, assistente de partida em rampa e de descida, 7 airbags, partida por botão com chave presencial, painel com tela de 6,5", sistema multimídia com tela de 8” e espelhameno via Apple CarPlay e Android Auto, bancos com revestimento premium, chave presencial para acesso e partida, abertura das portas com código sem chave (keypad), além de som com 6 alto-falantes.
A picape conta também com sistema start-stop, protetor de caçamba com dois compartimentos de carga (tem ganchos de fixação e abridor de garrafas), 4 entradas USB tipo A e tipo C (2 dianteiras e 2 traseiras), controles de estabildiade e tração e monitor de pressão dos pneus. A Ford vai oferecer ainda diversos acessórios, como capota rígida elétrica, capota rígida manual, capota marítima, santantônio, sensor de estacionamento, ponteira de engate, chicote elétrico do engate, assistente de descida da tampa da caçamba e suporte para bicicleta e extensor/divisor de caçamba.
Soma ainda caixa organizadora lado esquerdo, caixa organizadora lado direito e estribos, alargador de paralama, entrada de ar do capô, aerofólio da cabine, aerofólio da porta traseira, acabamento da porta traseira.
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