Em dezembro do ano passado, a Volvo fez um anúncio ousado: o seu XC40 passaria a ser comercializado no Brasil apenas na versão elétrica Recharge. A atitude faz parte da estratégia de eletrificação total da linha da marca por aqui, sendo que os demais modelos oferecidos no país já são ao menos híbrido.
Enquanto isso, o Volvo XC40 deve receber uma atualização leve em breve, algo que já teria "vazado" e apareceu nos configuradores da marca em outros países. De fato, a montadora sueca ainda não revelou oficialmente o XC40 repaginado, mas já flagramos um protótipo sem nenhum disfarce sendo testado em vias públicas. As fotos foram tiradas na Suécia.
![Flagra mostra novo Volvo XC40](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Como fica evidente, não houve muita mudança em comparação com o modelo atual. A dianteira se mantém praticamente inalterada, embora os faróis mostrem um formato diferente. A faixa de LED integrada para os DRLs agora também tem uma nova forma, levemente diferente em relação ao desenho anterior. O para-choque também foi redesenhado, mas a grade do radiador parece ter sido deixada inalterada. No XC40 elétrico vendido por aqui, ela é apenas uma peça pintada, o que deve permanecer também.
Na parte de trás, as mudanças são ainda menores. O projeto é no geral 90% idêntico ao do XC40 atual e a única pequena diferença que detectamos é formato do spoiler de teto. Enquanto nos modelos de hoje ele tem um design elegante e ininterrupto, a versão atualizada parece ter uma peça dividida em três seções.
![Flagra mostra novo Volvo XC40](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Este protótipo provavelmente tem um motor a combustão convencional - não há nenhuma porta de carregamento, somente uma tampa de combustível no para-lamas traseiro direito. Também parece haver um novo desenho para as rodas e também esperamos ver opções adicionais de personalização quando o modelo for colocado à venda. Ainda não temos fotos da cabine, mas acreditamos que não haverá grandes mudanças também.
O XC40 atual foi fundamental para a Volvo em vários aspectos. Foi o primeiro modelo de produção da marca com um motor de três cilindros e também se tornou seu primeiro veículo elétrico produzido em massa oferecido pela empresa. O carro repaginado na Europa deve manter as mesmas opções de motorizações atuais, mas para o Brasil a versão elétrica deve permanecer como a única configuração.
Fonte: CarPix