Em dezembro do ano passado, a Volvo fez um anúncio ousado: o seu XC40 passaria a ser comercializado no Brasil apenas na versão elétrica Recharge. A atitude faz parte da estratégia de eletrificação total da linha da marca por aqui, sendo que os demais modelos oferecidos no país já são ao menos híbrido.

Enquanto isso, o Volvo XC40 deve receber uma atualização leve em breve, algo que já teria "vazado" e apareceu nos configuradores da marca em outros países. De fato, a montadora sueca ainda não revelou oficialmente o XC40 repaginado, mas já flagramos um protótipo sem nenhum disfarce sendo testado em vias públicas. As fotos foram tiradas na Suécia.

Flagra mostra novo Volvo XC40

Como fica evidente, não houve muita mudança em comparação com o modelo atual. A dianteira se mantém praticamente inalterada, embora os faróis mostrem um formato diferente. A faixa de LED integrada para os DRLs agora também tem uma nova forma, levemente diferente em relação ao desenho anterior. O para-choque também foi redesenhado, mas a grade do radiador parece ter sido deixada inalterada. No XC40 elétrico vendido por aqui, ela é apenas uma peça pintada, o que deve permanecer também.

Na parte de trás, as mudanças são ainda menores. O projeto é no geral 90% idêntico ao do XC40 atual e a única pequena diferença que detectamos é formato do spoiler de teto. Enquanto nos modelos de hoje ele tem um design elegante e ininterrupto, a versão atualizada parece ter uma peça dividida em três seções. 

Flagra mostra novo Volvo XC40

Este protótipo provavelmente tem um motor a combustão convencional - não há nenhuma porta de carregamento, somente uma tampa de combustível no para-lamas traseiro direito. Também parece haver um novo desenho para as rodas e também esperamos ver opções adicionais de personalização quando o modelo for colocado à venda. Ainda não temos fotos da cabine, mas acreditamos que não haverá grandes mudanças também.

O XC40 atual foi fundamental para a Volvo em vários aspectos. Foi o primeiro modelo de produção da marca com um motor de três cilindros e também se tornou seu primeiro veículo elétrico produzido em massa oferecido pela empresa. O carro repaginado na Europa deve manter as mesmas opções de motorizações atuais, mas para o Brasil a versão elétrica deve permanecer como a única configuração.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com