A polícia dinamarquesa não está muito a fim de lidar com motociclistas arruaceiros, bem diferente do Brasil. Por lá, a força policial tem se concentrado em acabar com o comportamento perigoso e "anti-social" na estrada. Em março de 2021, o governo dinamarquês promulgou uma lei que permite à polícia apreender os veículos de motoristas imprudentes, de duas ou quatro rodas.

No ano passado, a ABC News noticiou que um homem com uma Lamborghini Huracan recém-comprada na Alemanha teve o carro confiscado pela polícia norueguesa. O motivo? O apressadinho bateu 236 km/h em via pública onde o limite de velocidade regulamentar era de apenas 130 km/h).

De acordo com a FEMA, Federação Europeia de Motociclistas, a polícia dinamarquesa está confiscando até três veículos por dia, tanto carros quanto motocicletas, por mal comportamento dos motoristas. Seis meses depois que a nova lei foi promulgada e implementada, a polícia apreendeu um total de 510 veículos, com 623 casos arquivados e outros 586 ativos por "condução insana".

Ao contrário do Brasil, onde o veículo pode até ser guinchado, na Dinamarca a lei é bem mais rígida. Se a polícia te flagrar fazendo arruaça na rua, de moto ou de carro, ele será confiscado e vai direto para leilão. Ou seja, se for pego, você perde o veículo instantaneamente. 

Portanto, vamos remover as aspas e definir o que é loucura. De acordo com a Lei dinamarquesa de trânsito rodoviário de 2021, como relatado pela Ald Automotive, "os veículos usados para a condução imprudente, incluindo corridas, serão confiscados pelas autoridades e vendidos em leilão. Isto se aplica independentemente de você possuir, alugar ou pedir emprestado o veículo em questão. Assim, se um carro alugado for usado para uma condução imprudente, as mesmas regras se aplicam". Será bastante caro arcar com as despesas de um veículo que não é seu, portanto, dirigir de forma imprudente na Dinamarca pode ficar muito caro.

A condução imprudente é definida dentro de duas categorias, sendo a diferença se você atropela uma pessoa ou não. Ainda de acordo com o artigo da Ald Automotive:

"1. se você não bater em ninguém, será categorizado como direção imprudente nos seguintes casos:

  • Se você dirigir de forma particularmente imprudente.
  • Se você dirigir a uma velocidade superior a 100% do limite de velocidade. Por exemplo, se você dirige a 120 km/h onde o limite de velocidade é de 60 km/h.
  • Se você dirigir acima de 200 km/h, independentemente do limite de velocidade.
  • Se você dirigir embriagado com um nível de álcool no sangue acima de 2,0.

2. Se você atingir uma pessoa, ela será classificada como condução imprudente nos seguintes casos:

  • Se um homicídio involuntário ocorrer sob circunstâncias particularmente agravadas. Por exemplo, se você violar o limite de velocidade ou se dirigir bêbado, por exemplo.
  • Se você causar danos ao corpo ou à saúde de uma pessoa sob as mesmas circunstâncias particularmente agravadas como acima .
  • Se você colocar em perigo a vida e os membros de outros".
Envie seu flagra! flagra@motor1.com