Aos poucos, a prefeitura de São Paulo (SP) está tomando algumas atitudes em prol dos motociclistas da cidade, que representam cerca de 1,3 milhões de veículos dentro da frota circulante da capital paulista. Após voltar a liberar experimentalmente o acesso das motos às pistas expressas das Marginais Pinheiros e Tietê para modelos de mais de 500 cm³, a cidade voltará a ter faixas exclusivas para veículos de duas rodas.

O anúncio foi feito ontem (10/1) pelo diretor de projetos e planejamentos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) da capital paulista, Luiz Fernando Romano Devico. O projeto piloto será chamado de "Faixa Azul" e deve começar a operar na Avenida 23 de Maio, um dos corredores de trânsito mais movimentados da cidades, perdendo apenas para as Marginais.

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A estreia está programada para 24 de janeiro, ou assim que as obras de sinalização da avenida ficarem prontas. O corredor da "Faixa Azul" ficará entre as duas faixas mais à esquerda da via, onde as motos já trafegam, mas será um espaço delimitado de 90 cm de largura por onde as motos devem ser encorajadas a circular. Inicialmente, serão cerca de 5,5 km de corredor na 23 de Maio entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad.

Mesmo sendo um espaço demarcado para motocicletas, a prefeitura de São Paulo (SP) diz que não será uma faixa exclusiva. O intuito é que, "em tráfego congestionado, as motos possam trafegar com mais disciplina, de forma segura e consciente e sem alterar a dinâmica existente da via". O governo da capital paulista também diz que a Faixa Azul "tem por objetivo organizar o espaço compartilhado entre os automóveis e as motocicletas, pacificar e humanizar o trânsito da cidade".

Editorial

Não é a primeira vez que a prefeitura de São Paulo (SP) tenta implementar uma espécie de faixa exclusiva para motos na cidade. Isso vem desde 2006, quando tais faixas foram instaladas na Avenida Sumaré. Naquele tempo, porém, a faixa era instalada totalmente à esquerda da via, o que exigiu a proibição das conversões à esquerda.

No entanto, o desrespeito dos carros à proibição e pedestres que atravessavam a pista fora da faixa ou com o semáforo fechado para eles - apenas para serem atropelados pelas motos em movimento - aumentaram os acidentes e óbitos na via, pressionado a prefeitura a acabar com o experimento alguns anos depois.

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À direita, em vermelho, a antiga moto faixa da Rua Vergueiro

A nova "Faixa Azul", porém, apenas demarca e aumenta o espaço para um local em que hoje as motos já circulam, sem alterar a dinâmica atual da via como a prefeitura bem apontou. Com menos obstáculos, há menos conflitos - e estresse - entre carros e motos e, mais importante, elas ficam mais visíveis. Claro que muito ainda dependerá da disciplina dos motociclistas em não exceder a velocidade de segurança e dos motoristas em fazer o grande sacrifício de sinalizar a mudança de faixa de olhar no espelho.

Ainda não encontrei motociclista que desaprovou a ideia, mas entre quem não anda de moto a resistência é grande. Pelos próprios comentários sobre o acesso das motos às Marginais Tietê e Pinheiros ficou claro o ranço com quem anda de moto. Então, se você está no último caso, não anda de moto e reclama quando sua pizza atrasa, peço que tenham consciência nos comentários agora, pois, na melhor das hipóteses, vocês estarão julgando uma questão de convívio pelo ponto de vista de somente uma das partes e presumindo que todos os motociclistas serão irresponsáveis nesta nova faixa.

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