A lista dos carros mais vendidos de janeiro de 2022 trouxe algumas mudanças importantes que já indicam como será o restante do ano. Após dois meses consecutivos no topo, o Onix perdeu fôlego e deixou escapar a liderança. Para os que achavam que o visual, tanto do HB20 quanto do Creta seria problema, a resposta aparece nos números de vendas. Destaque também para o Pulse, que já passou à frente do irmão Argo.
A seguir, vamos mostrar os destaques divididos entre os Veículos Leves e os Utilitários e Comerciais Leves, de acordo com a classificação feita pela Fenabrave. O nosso ranking completo traz os números de vendas de janeiro de 2022 e também do mês anterior, dezembro de 2021, para que você possa comparar a evolução no período. Mais abaixo também listaremos um ranking geral, contemplando todos os modelos vendidos no Brasil.
Partindo do topo, a Hyundai conseguiu começar o ano colocando o HB20 no primeiro lugar no ranking de veículos leves. Ao todo foram 5.634 unidades emplacadas do modelo produzido em Piracicaba, ótimo resultado para quem ficou com a 5ª posição em dezembro. Veja aqui o nosso teste do HB20 1.0 Turbo Evolution.
Com 5.205 unidades, menos da metade registrada há um ano, o Chevrolet Onix caiu para a segunda posição no ranking de veículos leves. O tombo foi de quase 55%, o que é indício de que a falta de componentes e semi-condutores ainda está afetando a sua produção. Confira as novidades da linha Onix 2022 aqui.
A terceira colocação mostra a força do Jeep Renegade. Mesmo prestes a ganhar um novo motor e um leve retoque no visual, o SUV da marca norte-americana emplacou 4.999 unidades em janeiro, ficando por pouco à frente do irmão Compass. Veja o que esperar da novo Renegade 2022 que está chegando.
Um dos principais lançamentos de 2021 começa a ganhar mais espaço no ranking de emplacamentos. Com 3.192 unidades, o novo Fiat Pulse aparece na 9ª posição, com uma boa margem à frente do irmão Argo. No ranking de veículos leves, é o primeiro Fiat da lista.
O Jeep Commander, outro grande lançamento de 2021, também aparece com volume mais robusto. O SUV de 7 lugares emplacou 1.437 unidades, uma boa queda em relação à dezembro, mas ainda sim um volume considerável para um modelo que tem preço inicial acima dos R$ 212 mil.
O novo Honda City, que chegou no fim do ano passado, conseguiu emplacar 1.011 unidades (apenas a versão sedã), o que rendeu a 28ª posição, mas já à frente do Yaris (que também está em transição). Outro destaque do mês fica por conta do Caoa Chery Tiggo 7, SUV de porte médio, que registrou 512 unidades vendidas.
POS. |
MODELO |
JAN.22 (A) |
% TOTAL |
DEZ.21 (B) |
% TOTAL |
% VAR. (A/B) |
POS. DEZ. |
1º |
HYUNDAI HB20 |
5.634 |
6,11% |
7.926 |
5,08% |
-28,92% |
5º |
2º |
CHEVROLET ONIX |
5.205 |
5,64% |
11.529 |
7,38% |
-54,85% |
1º |
3º |
JEEP RENEGADE |
4.999 |
5,42% |
4.293 |
2,75% |
16,45% |
16º |
4º |
JEEP COMPASS |
4.905 |
5,32% |
6.668 |
4,27% |
-26,44% |
7º |
5º |
HYUNDAI CRETA |
4.175 |
4,53% |
6.038 |
3,87% |
-30,85% |
9º |
6º |
VW T-CROSS |
3.761 |
4,08% |
6.574 |
4,21% |
-42,79% |
8º |
7º |
VW GOL |
3.435 |
3,73% |
8.329 |
5,33% |
-58,76% |
3º |
8º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
3.431 |
3,72% |
9.105 |
5,83% |
-62,32% |
2º |
9º |
FIAT PULSE |
3.192 |
3,46% |
4.432 |
2,84% |
-27,98% |
15º |
10º |
RENAULT KWID |
3.180 |
3,45% |
6.775 |
4,34% |
-53,06% |
6º |
11º |
FIAT ARGO |
2.676 |
2,90% |
4.509 |
2,89% |
-40,65% |
14º |
12º |
FIAT MOBI |
2.528 |
2,74% |
2.744 |
1,76% |
-7,87% |
19º |
13º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
2.478 |
2,69% |
4.581 |
2,93% |
-45,91% |
12º |
14º |
HYUNDAI HB20S |
2.391 |
2,59% |
2.876 |
1,84% |
-16,86% |
18º |
15º |
CHEVROLET TRACKER |
2.376 |
2,58% |
7.936 |
5,08% |
-70,06% |
4º |
16º |
CITROËN C4 CACTUS |
2.283 |
2,48% |
2.721 |
1,74% |
-16,10% |
20º |
17º |
TOYOTA COROLLA |
2.142 |
2,32% |
4.922 |
3,15% |
-56,48% |
10º |
18º |
PEUGEOT 208 |
1.989 |
2,16% |
1.814 |
1,16% |
9,65% |
24º |
19º |
HONDA HR-V |
1.792 |
1,94% |
3.696 |
2,37% |
-51,52% |
17º |
20º |
FIAT CRONOS |
1.732 |
1,88% |
4.535 |
2,90% |
-61,81% |
13º |
21º |
NISSAN KICKS |
1.682 |
1,82% |
2.578 |
1,65% |
-34,76% |
21º |
22º |
PEUGEOT 2008 |
1.631 |
1,77% |
1.325 |
0,85% |
23,09% |
32º |
23º |
RENAULT DUSTER |
1.445 |
1,57% |
1.803 |
1,15% |
-19,86% |
25º |
24º |
JEEP COMMANDER |
1.437 |
1,56% |
2.185 |
1,40% |
-34,23% |
22º |
25º |
VW NIVUS |
1.384 |
1,50% |
1.508 |
0,97% |
-8,22% |
30º |
26º |
HONDA CIVIC |
1.133 |
1,23% |
1.697 |
1,09% |
-33,24% |
26º |
27º |
CAOA CHERY TIGGO 3X |
1.023 |
1,11% |
825 |
0,53% |
24,00% |
41º |
28º |
HONDA CITY |
1.011 |
1,10% |
140 |
0,09% |
622,14% |
- |
29º |
TOYOTA YARIS HATCH |
955 |
1,04% |
1.538 |
0,99% |
-37,91% |
29º |
30º |
VW TAOS |
946 |
1,03% |
1.462 |
0,94% |
-35,29% |
31º |
31º |
TOYOTA SW4 |
889 |
0,96% |
1.568 |
1,00% |
-43,30% |
27º |
32º |
NISSAN VERSA |
796 |
0,86% |
1.264 |
0,81% |
-37,03% |
34º |
33º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
670 |
0,73% |
1.272 |
0,81% |
-47,33% |
33º |
34º |
FIAT SIENA |
666 |
0,72% |
2.138 |
1,37% |
-68,85% |
23º |
35º |
FIAT UNO |
622 |
0,67% |
1.135 |
0,73% |
-45,20% |
36º |
36º |
VW VIRTUS |
612 |
0,66% |
770 |
0,49% |
-20,52% |
44º |
37º |
RENAULT LOGAN |
607 |
0,66% |
874 |
0,56% |
-30,55% |
40º |
38º |
RENAULT SANDERO |
607 |
0,66% |
776 |
0,50% |
-21,78% |
43º |
39º |
HONDA WR-V |
600 |
0,65% |
1.096 |
0,70% |
-45,26% |
37º |
40º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
598 |
0,65% |
899 |
0,58% |
-33,48% |
39º |
41º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
593 |
0,64% |
808 |
0,52% |
-26,61% |
42º |
42º |
RENAULT CAPTUR |
567 |
0,61% |
1.146 |
0,73% |
-50,52% |
35º |
43º |
CHEVROLET SPIN |
513 |
0,56% |
1.538 |
0,99% |
-66,64% |
28º |
44º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
512 |
0,56% |
213 |
0,14% |
140,38% |
52º |
45º |
VW VOYAGE |
479 |
0,52% |
4.588 |
2,94% |
-89,56% |
11º |
46º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
458 |
0,50% |
961 |
0,62% |
-52,34% |
38º |
47º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
347 |
0,38% |
200 |
0,13% |
73,50% |
53º |
48º |
CAOA CHERY ARRIZO 6 |
270 |
0,29% |
330 |
0,21% |
-18,18% |
50º |
49º |
BMW 320i |
259 |
0,28% |
362 |
0,23% |
-28,45% |
48º |
50º |
VW POLO |
253 |
0,27% |
240 |
0,15% |
5,42% |
51º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL AUTOS |
92.212 |
100,00% |
156.132 |
100,00% |
-40,94% |
No ranking dos utilitários e comerciais leves mais vendidos, nenhuma surpresa. A Fiat Strada reina no topo com 6.716 emplacadas em janeiro, mesmo com a queda de quase 26% em relação à dezembro. A sua irmã maior, a Fiat Toro, teve uma retração ainda maior, quase 36%, que ainda significou a segunda posição no mês.
Perdendo uma posição em relação à dezembro, a Toyota Hilux despencou mais de 46% no primeiro mês do ano, mas as suas 2.912 unidades emplacadas asseguraram uma confortável 3ª posição próxima à Toro e mais distante da Duster Oroch.
POS. |
MODELO |
JAN.22 (A) |
% TOTAL |
DEZ.21 (B) |
% TOTAL |
% VAR. (A/B) |
POS. DEZ. |
1º |
FIAT STRADA |
6.716 |
27,54% |
9.060 |
24,22% |
-25,87% |
1º |
2º |
FIAT TORO |
3.293 |
13,50% |
5.139 |
13,74% |
-35,92% |
3º |
3º |
TOYOTA HILUX |
2.912 |
11,94% |
5.408 |
14,46% |
-46,15% |
2º |
4º |
RENAULT DUSTER OROCH |
1.447 |
5,93% |
1.390 |
3,72% |
4,10% |
10º |
5º |
FIAT FIORINO |
1.343 |
5,51% |
1.162 |
3,11% |
15,58% |
12º |
6º |
FORD RANGER |
1.221 |
5,01% |
2.289 |
6,12% |
-46,66% |
5º |
7º |
VW SAVEIRO |
1.180 |
4,84% |
2.554 |
6,83% |
-53,80% |
4º |
8º |
VW AMAROK |
954 |
3,91% |
1.408 |
3,76% |
-32,24% |
8º |
9º |
NISSAN FRONTIER |
950 |
3,90% |
1.402 |
3,75% |
-32,24% |
9º |
10º |
MITSUBISHI L200 |
826 |
3,39% |
1.561 |
4,17% |
-47,09% |
7º |
11º |
CHEVROLET S10 |
739 |
3,03% |
2.221 |
5,94% |
-66,73% |
6º |
12º |
RENAULT MASTER |
623 |
2,55% |
1.346 |
3,60% |
-53,71% |
11º |
13º |
FIAT DUCATO |
452 |
1,85% |
376 |
1,01% |
20,21% |
13º |
14º |
PEUGEOT EXPERT |
398 |
1,63% |
308 |
0,82% |
29,22% |
14º |
15º |
RAM 2500 |
252 |
1,03% |
38 |
0,10% |
563,16% |
25º |
16º |
CITROËN JUMPY |
198 |
0,81% |
303 |
0,81% |
-34,65% |
15º |
17º |
VW / MAN EXPRESS |
172 |
0,71% |
278 |
0,74% |
-38,13% |
16º |
18º |
KIA K2500 |
151 |
0,62% |
223 |
0,60% |
-32,29% |
17º |
19º |
IVECO DAILY 35-150 |
149 |
0,61% |
189 |
0,51% |
-21,16% |
18º |
20º |
HYUNDAI HR |
112 |
0,46% |
168 |
0,45% |
-33,33% |
19º |
21º |
IVECO DAILY 30-130 |
63 |
0,26% |
79 |
0,21% |
-20,25% |
22º |
22º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
44 |
0,18% |
88 |
0,24% |
-50,00% |
21º |
23º |
PEUGEOT PARTNER |
39 |
0,16% |
21 |
0,06% |
85,71% |
28º |
24º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
32 |
0,13% |
56 |
0,15% |
-42,86% |
24º |
25º |
EFFA V21 |
29 |
0,12% |
36 |
0,10% |
-19,44% |
26º |
26º |
IVECO DAILY |
13 |
0,05% |
33 |
0,09% |
-60,61% |
27º |
27º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
13 |
0,05% |
12 |
0,03% |
8,33% |
31º |
28º |
PEUGEOT BOXER |
13 |
0,05% |
14 |
0,04% |
-7,14% |
29º |
29º |
EFFA V22 |
12 |
0,05% |
8 |
0,02% |
50,00% |
35º |
30º |
FIAT DOBLÒ |
11 |
0,05% |
97 |
0,26% |
-88,66% |
20º |
31º |
CITROËN JUMPER |
6 |
0,02% |
60 |
0,16% |
-90,00% |
23º |
32º |
EFFA V25 |
5 |
0,02% |
4 |
0,01% |
25,00% |
38º |
33º |
RAM 1500 |
3 |
0,01% |
9 |
0,02% |
-66,67% |
33º |
34º |
CHEVROLET MONTANA |
2 |
0,01% |
13 |
0,03% |
-84,62% |
30º |
35º |
EFFA K01 |
2 |
0,01% |
2 |
0,01% |
0,00% |
44º |
36º |
JAC V260 |
2 |
0,01% |
3 |
0,01% |
-33,33% |
40º |
37º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
2 |
0,01% |
2 |
0,01% |
0,00% |
45º |
38º |
CHEVROLET SILVERADO |
1 |
0,00% |
2 |
0,01% |
-50,00% |
42º |
39º |
FORD F150 |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
47º |
40º |
FORD F250 |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
48º |
41º |
FORD RANCHERO |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
42º |
FOTON AUMARK 1039 |
1 |
0,00% |
8 |
0,02% |
-87,50% |
36º |
43º |
FOTON AUMARK 3.5-14DT |
1 |
0,00% |
6 |
0,02% |
-83,33% |
37º |
44º |
MAHINDRA |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
45º |
OPEL |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL COMERCIAIS |
24.389 |
100,00% |
37.409 |
100,00% |
-34,80% |
No ranking geral de vendas de janeiro, considerando os veículos e comerciais leves, a Fiat Strada foi a grande líder, seguida pelo Hyundai HB20. Fato curioso a se observar neste ranking é o de que as 10 primeiras posições foram dominadas por 4 SUVs, 3 carros compactos e 3 picapes, o que evidencia uma mudança importante no nosso mercado.
POS. |
MODELO |
JAN.22 (A) |
% TOTAL |
DEZ.21 (B) |
% TOTAL |
% VAR. (A/B) |
1º |
FIAT STRADA |
6.716 |
5,76% |
9.060 |
4,68% |
-25,87% |
2º |
HYUNDAI HB20 |
5.634 |
4,83% |
7.926 |
4,10% |
-28,92% |
3º |
CHEVROLET ONIX |
5.205 |
4,46% |
11.529 |
5,96% |
-54,85% |
4º |
JEEP RENEGADE |
4.999 |
4,29% |
4.293 |
2,22% |
16,45% |
5º |
JEEP COMPASS |
4.905 |
4,21% |
6.668 |
3,45% |
-26,44% |
6º |
HYUNDAI CRETA |
4.175 |
3,58% |
6.038 |
3,12% |
-30,85% |
7º |
VW T-CROSS |
3.761 |
3,23% |
6.574 |
3,40% |
-42,79% |
8º |
VW GOL |
3.435 |
2,95% |
8.329 |
4,30% |
-58,76% |
9º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
3.431 |
2,94% |
9.105 |
4,70% |
-62,32% |
10º |
FIAT TORO |
3.293 |
2,82% |
5.139 |
2,66% |
-35,92% |
11º |
FIAT PULSE |
3.192 |
2,74% |
4.432 |
2,29% |
-27,98% |
12º |
RENAULT KWID |
3.180 |
2,73% |
6.775 |
3,50% |
-53,06% |
13º |
TOYOTA HILUX |
2.912 |
2,50% |
5.408 |
2,79% |
-46,15% |
14º |
FIAT ARGO |
2.676 |
2,30% |
4.509 |
2,33% |
-40,65% |
15º |
FIAT MOBI |
2.528 |
2,17% |
2.744 |
1,42% |
-7,87% |
16º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
2.478 |
2,13% |
4.581 |
2,37% |
-45,91% |
17º |
HYUNDAI HB20S |
2.391 |
2,05% |
2.876 |
1,49% |
-16,86% |
18º |
CHEVROLET TRACKER |
2.376 |
2,04% |
7.936 |
4,10% |
-70,06% |
19º |
CITROËN C4 CACTUS |
2.283 |
1,96% |
2.721 |
1,41% |
-16,10% |
20º |
TOYOTA COROLLA |
2.142 |
1,84% |
4.922 |
2,54% |
-56,48% |
21º |
PEUGEOT 208 |
1.989 |
1,71% |
1.814 |
0,94% |
9,65% |
22º |
HONDA HR-V |
1.792 |
1,54% |
3.696 |
1,91% |
-51,52% |
23º |
FIAT CRONOS |
1.732 |
1,49% |
4.535 |
2,34% |
-61,81% |
24º |
NISSAN KICKS |
1.682 |
1,44% |
2.578 |
1,33% |
-34,76% |
25º |
PEUGEOT 2008 |
1.631 |
1,40% |
1.325 |
0,68% |
23,09% |
26º |
RENAULT DUSTER OROCH |
1.447 |
1,24% |
1.390 |
0,72% |
4,10% |
27º |
RENAULT DUSTER |
1.445 |
1,24% |
1.803 |
0,93% |
-19,86% |
28º |
JEEP COMMANDER |
1.437 |
1,23% |
2.185 |
1,13% |
-34,23% |
29º |
VW NIVUS |
1.384 |
1,19% |
1.508 |
0,78% |
-8,22% |
30º |
FIAT FIORINO |
1.343 |
1,15% |
1.162 |
0,60% |
15,58% |
31º |
FORD RANGER |
1.221 |
1,05% |
2.289 |
1,18% |
-46,66% |
32º |
VW SAVEIRO |
1.180 |
1,01% |
2.554 |
1,32% |
-53,80% |
33º |
HONDA CIVIC |
1.133 |
0,97% |
1.697 |
0,88% |
-33,24% |
34º |
CAOA CHERY TIGGO 3X |
1.023 |
0,88% |
825 |
0,43% |
24,00% |
35º |
HONDA CITY |
1.011 |
0,87% |
140 |
0,07% |
622,14% |
36º |
TOYOTA YARIS HATCH |
955 |
0,82% |
1.538 |
0,79% |
-37,91% |
37º |
VW AMAROK |
954 |
0,82% |
1.408 |
0,73% |
-32,24% |
38º |
NISSAN FRONTIER |
950 |
0,81% |
1.402 |
0,72% |
-32,24% |
39º |
VW TAOS |
946 |
0,81% |
1.462 |
0,76% |
-35,29% |
40º |
TOYOTA SW4 |
889 |
0,76% |
1.568 |
0,81% |
-43,30% |
41º |
MITSUBISHI L200 |
826 |
0,71% |
1.561 |
0,81% |
-47,09% |
42º |
NISSAN VERSA |
796 |
0,68% |
1.264 |
0,65% |
-37,03% |
43º |
CHEVROLET S10 |
739 |
0,63% |
2.221 |
1,15% |
-66,73% |
44º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
670 |
0,57% |
1.272 |
0,66% |
-47,33% |
45º |
FIAT SIENA |
666 |
0,57% |
2.138 |
1,10% |
-68,85% |
46º |
RENAULT MASTER |
623 |
0,53% |
1.346 |
0,70% |
-53,71% |
47º |
FIAT UNO |
622 |
0,53% |
1.135 |
0,59% |
-45,20% |
48º |
VW VIRTUS |
612 |
0,52% |
770 |
0,40% |
-20,52% |
49º |
RENAULT LOGAN |
607 |
0,52% |
874 |
0,45% |
-30,55% |
50º |
RENAULT SANDERO |
607 |
0,52% |
776 |
0,40% |
-21,78% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL AUTOS + COMERCIAIS |
116.601 |
100,00% |
193.541 |
100,00% |
-39,75% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Onix volta a ser produzido no Brasil após 27 dias de paralisação
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novo Chevrolet Onix 2026: quais novidades esperar de hatch e sedã
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Novo Chevrolet Onix 2025 aparece pela primeira vez nas ruas
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Onix já atende novas regras de emissões e eletrificação ficará de fora