Ranking: os 50 carros mais vendidos no Brasil em janeiro de 2022
Destaque foi o Fiat Pulse superando o Argo pela 1ª vez; Peugeot vê 208 e 2008 crescendo
A lista dos carros mais vendidos de janeiro de 2022 trouxe algumas mudanças importantes que já indicam como será o restante do ano. Após dois meses consecutivos no topo, o Onix perdeu fôlego e deixou escapar a liderança. Para os que achavam que o visual, tanto do HB20 quanto do Creta seria problema, a resposta aparece nos números de vendas. Destaque também para o Pulse, que já passou à frente do irmão Argo.
A seguir, vamos mostrar os destaques divididos entre os Veículos Leves e os Utilitários e Comerciais Leves, de acordo com a classificação feita pela Fenabrave. O nosso ranking completo traz os números de vendas de janeiro de 2022 e também do mês anterior, dezembro de 2021, para que você possa comparar a evolução no período. Mais abaixo também listaremos um ranking geral, contemplando todos os modelos vendidos no Brasil.
1º. Hyundai HB20
Partindo do topo, a Hyundai conseguiu começar o ano colocando o HB20 no primeiro lugar no ranking de veículos leves. Ao todo foram 5.634 unidades emplacadas do modelo produzido em Piracicaba, ótimo resultado para quem ficou com a 5ª posição em dezembro. Veja aqui o nosso teste do HB20 1.0 Turbo Evolution.
2º Chevrolet Onix
Com 5.205 unidades, menos da metade registrada há um ano, o Chevrolet Onix caiu para a segunda posição no ranking de veículos leves. O tombo foi de quase 55%, o que é indício de que a falta de componentes e semi-condutores ainda está afetando a sua produção. Confira as novidades da linha Onix 2022 aqui.
3º Jeep Renegade
A terceira colocação mostra a força do Jeep Renegade. Mesmo prestes a ganhar um novo motor e um leve retoque no visual, o SUV da marca norte-americana emplacou 4.999 unidades em janeiro, ficando por pouco à frente do irmão Compass. Veja o que esperar da novo Renegade 2022 que está chegando.
Destaques e desempenho dos novatos no mês
Um dos principais lançamentos de 2021 começa a ganhar mais espaço no ranking de emplacamentos. Com 3.192 unidades, o novo Fiat Pulse aparece na 9ª posição, com uma boa margem à frente do irmão Argo. No ranking de veículos leves, é o primeiro Fiat da lista.
O Jeep Commander, outro grande lançamento de 2021, também aparece com volume mais robusto. O SUV de 7 lugares emplacou 1.437 unidades, uma boa queda em relação à dezembro, mas ainda sim um volume considerável para um modelo que tem preço inicial acima dos R$ 212 mil.
O novo Honda City, que chegou no fim do ano passado, conseguiu emplacar 1.011 unidades (apenas a versão sedã), o que rendeu a 28ª posição, mas já à frente do Yaris (que também está em transição). Outro destaque do mês fica por conta do Caoa Chery Tiggo 7, SUV de porte médio, que registrou 512 unidades vendidas.
Ranking dos carros (veículos leves) mais vendidos em janeiro de 2022
POS. |
MODELO |
JAN.22 (A) |
% TOTAL |
DEZ.21 (B) |
% TOTAL |
% VAR. (A/B) |
POS. DEZ. |
1º |
HYUNDAI HB20 |
5.634 |
6,11% |
7.926 |
5,08% |
-28,92% |
5º |
2º |
CHEVROLET ONIX |
5.205 |
5,64% |
11.529 |
7,38% |
-54,85% |
1º |
3º |
JEEP RENEGADE |
4.999 |
5,42% |
4.293 |
2,75% |
16,45% |
16º |
4º |
JEEP COMPASS |
4.905 |
5,32% |
6.668 |
4,27% |
-26,44% |
7º |
5º |
HYUNDAI CRETA |
4.175 |
4,53% |
6.038 |
3,87% |
-30,85% |
9º |
6º |
VW T-CROSS |
3.761 |
4,08% |
6.574 |
4,21% |
-42,79% |
8º |
7º |
VW GOL |
3.435 |
3,73% |
8.329 |
5,33% |
-58,76% |
3º |
8º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
3.431 |
3,72% |
9.105 |
5,83% |
-62,32% |
2º |
9º |
FIAT PULSE |
3.192 |
3,46% |
4.432 |
2,84% |
-27,98% |
15º |
10º |
RENAULT KWID |
3.180 |
3,45% |
6.775 |
4,34% |
-53,06% |
6º |
11º |
FIAT ARGO |
2.676 |
2,90% |
4.509 |
2,89% |
-40,65% |
14º |
12º |
FIAT MOBI |
2.528 |
2,74% |
2.744 |
1,76% |
-7,87% |
19º |
13º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
2.478 |
2,69% |
4.581 |
2,93% |
-45,91% |
12º |
14º |
HYUNDAI HB20S |
2.391 |
2,59% |
2.876 |
1,84% |
-16,86% |
18º |
15º |
CHEVROLET TRACKER |
2.376 |
2,58% |
7.936 |
5,08% |
-70,06% |
4º |
16º |
CITROËN C4 CACTUS |
2.283 |
2,48% |
2.721 |
1,74% |
-16,10% |
20º |
17º |
TOYOTA COROLLA |
2.142 |
2,32% |
4.922 |
3,15% |
-56,48% |
10º |
18º |
PEUGEOT 208 |
1.989 |
2,16% |
1.814 |
1,16% |
9,65% |
24º |
19º |
HONDA HR-V |
1.792 |
1,94% |
3.696 |
2,37% |
-51,52% |
17º |
20º |
FIAT CRONOS |
1.732 |
1,88% |
4.535 |
2,90% |
-61,81% |
13º |
21º |
NISSAN KICKS |
1.682 |
1,82% |
2.578 |
1,65% |
-34,76% |
21º |
22º |
PEUGEOT 2008 |
1.631 |
1,77% |
1.325 |
0,85% |
23,09% |
32º |
23º |
RENAULT DUSTER |
1.445 |
1,57% |
1.803 |
1,15% |
-19,86% |
25º |
24º |
JEEP COMMANDER |
1.437 |
1,56% |
2.185 |
1,40% |
-34,23% |
22º |
25º |
VW NIVUS |
1.384 |
1,50% |
1.508 |
0,97% |
-8,22% |
30º |
26º |
HONDA CIVIC |
1.133 |
1,23% |
1.697 |
1,09% |
-33,24% |
26º |
27º |
CAOA CHERY TIGGO 3X |
1.023 |
1,11% |
825 |
0,53% |
24,00% |
41º |
28º |
HONDA CITY |
1.011 |
1,10% |
140 |
0,09% |
622,14% |
- |
29º |
TOYOTA YARIS HATCH |
955 |
1,04% |
1.538 |
0,99% |
-37,91% |
29º |
30º |
VW TAOS |
946 |
1,03% |
1.462 |
0,94% |
-35,29% |
31º |
31º |
TOYOTA SW4 |
889 |
0,96% |
1.568 |
1,00% |
-43,30% |
27º |
32º |
NISSAN VERSA |
796 |
0,86% |
1.264 |
0,81% |
-37,03% |
34º |
33º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
670 |
0,73% |
1.272 |
0,81% |
-47,33% |
33º |
34º |
FIAT SIENA |
666 |
0,72% |
2.138 |
1,37% |
-68,85% |
23º |
35º |
FIAT UNO |
622 |
0,67% |
1.135 |
0,73% |
-45,20% |
36º |
36º |
VW VIRTUS |
612 |
0,66% |
770 |
0,49% |
-20,52% |
44º |
37º |
RENAULT LOGAN |
607 |
0,66% |
874 |
0,56% |
-30,55% |
40º |
38º |
RENAULT SANDERO |
607 |
0,66% |
776 |
0,50% |
-21,78% |
43º |
39º |
HONDA WR-V |
600 |
0,65% |
1.096 |
0,70% |
-45,26% |
37º |
40º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
598 |
0,65% |
899 |
0,58% |
-33,48% |
39º |
41º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
593 |
0,64% |
808 |
0,52% |
-26,61% |
42º |
42º |
RENAULT CAPTUR |
567 |
0,61% |
1.146 |
0,73% |
-50,52% |
35º |
43º |
CHEVROLET SPIN |
513 |
0,56% |
1.538 |
0,99% |
-66,64% |
28º |
44º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
512 |
0,56% |
213 |
0,14% |
140,38% |
52º |
45º |
VW VOYAGE |
479 |
0,52% |
4.588 |
2,94% |
-89,56% |
11º |
46º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
458 |
0,50% |
961 |
0,62% |
-52,34% |
38º |
47º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
347 |
0,38% |
200 |
0,13% |
73,50% |
53º |
48º |
CAOA CHERY ARRIZO 6 |
270 |
0,29% |
330 |
0,21% |
-18,18% |
50º |
49º |
BMW 320i |
259 |
0,28% |
362 |
0,23% |
-28,45% |
48º |
50º |
VW POLO |
253 |
0,27% |
240 |
0,15% |
5,42% |
51º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL AUTOS |
92.212 |
100,00% |
156.132 |
100,00% |
-40,94% |
Ranking dos Utilitários e Comerciais leves mais vendidos em janeiro de 2022
No ranking dos utilitários e comerciais leves mais vendidos, nenhuma surpresa. A Fiat Strada reina no topo com 6.716 emplacadas em janeiro, mesmo com a queda de quase 26% em relação à dezembro. A sua irmã maior, a Fiat Toro, teve uma retração ainda maior, quase 36%, que ainda significou a segunda posição no mês.
Perdendo uma posição em relação à dezembro, a Toyota Hilux despencou mais de 46% no primeiro mês do ano, mas as suas 2.912 unidades emplacadas asseguraram uma confortável 3ª posição próxima à Toro e mais distante da Duster Oroch.
POS. |
MODELO |
JAN.22 (A) |
% TOTAL |
DEZ.21 (B) |
% TOTAL |
% VAR. (A/B) |
POS. DEZ. |
1º |
FIAT STRADA |
6.716 |
27,54% |
9.060 |
24,22% |
-25,87% |
1º |
2º |
FIAT TORO |
3.293 |
13,50% |
5.139 |
13,74% |
-35,92% |
3º |
3º |
TOYOTA HILUX |
2.912 |
11,94% |
5.408 |
14,46% |
-46,15% |
2º |
4º |
RENAULT DUSTER OROCH |
1.447 |
5,93% |
1.390 |
3,72% |
4,10% |
10º |
5º |
FIAT FIORINO |
1.343 |
5,51% |
1.162 |
3,11% |
15,58% |
12º |
6º |
FORD RANGER |
1.221 |
5,01% |
2.289 |
6,12% |
-46,66% |
5º |
7º |
VW SAVEIRO |
1.180 |
4,84% |
2.554 |
6,83% |
-53,80% |
4º |
8º |
VW AMAROK |
954 |
3,91% |
1.408 |
3,76% |
-32,24% |
8º |
9º |
NISSAN FRONTIER |
950 |
3,90% |
1.402 |
3,75% |
-32,24% |
9º |
10º |
MITSUBISHI L200 |
826 |
3,39% |
1.561 |
4,17% |
-47,09% |
7º |
11º |
CHEVROLET S10 |
739 |
3,03% |
2.221 |
5,94% |
-66,73% |
6º |
12º |
RENAULT MASTER |
623 |
2,55% |
1.346 |
3,60% |
-53,71% |
11º |
13º |
FIAT DUCATO |
452 |
1,85% |
376 |
1,01% |
20,21% |
13º |
14º |
PEUGEOT EXPERT |
398 |
1,63% |
308 |
0,82% |
29,22% |
14º |
15º |
RAM 2500 |
252 |
1,03% |
38 |
0,10% |
563,16% |
25º |
16º |
CITROËN JUMPY |
198 |
0,81% |
303 |
0,81% |
-34,65% |
15º |
17º |
VW / MAN EXPRESS |
172 |
0,71% |
278 |
0,74% |
-38,13% |
16º |
18º |
KIA K2500 |
151 |
0,62% |
223 |
0,60% |
-32,29% |
17º |
19º |
IVECO DAILY 35-150 |
149 |
0,61% |
189 |
0,51% |
-21,16% |
18º |
20º |
HYUNDAI HR |
112 |
0,46% |
168 |
0,45% |
-33,33% |
19º |
21º |
IVECO DAILY 30-130 |
63 |
0,26% |
79 |
0,21% |
-20,25% |
22º |
22º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
44 |
0,18% |
88 |
0,24% |
-50,00% |
21º |
23º |
PEUGEOT PARTNER |
39 |
0,16% |
21 |
0,06% |
85,71% |
28º |
24º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
32 |
0,13% |
56 |
0,15% |
-42,86% |
24º |
25º |
EFFA V21 |
29 |
0,12% |
36 |
0,10% |
-19,44% |
26º |
26º |
IVECO DAILY |
13 |
0,05% |
33 |
0,09% |
-60,61% |
27º |
27º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
13 |
0,05% |
12 |
0,03% |
8,33% |
31º |
28º |
PEUGEOT BOXER |
13 |
0,05% |
14 |
0,04% |
-7,14% |
29º |
29º |
EFFA V22 |
12 |
0,05% |
8 |
0,02% |
50,00% |
35º |
30º |
FIAT DOBLÒ |
11 |
0,05% |
97 |
0,26% |
-88,66% |
20º |
31º |
CITROËN JUMPER |
6 |
0,02% |
60 |
0,16% |
-90,00% |
23º |
32º |
EFFA V25 |
5 |
0,02% |
4 |
0,01% |
25,00% |
38º |
33º |
RAM 1500 |
3 |
0,01% |
9 |
0,02% |
-66,67% |
33º |
34º |
CHEVROLET MONTANA |
2 |
0,01% |
13 |
0,03% |
-84,62% |
30º |
35º |
EFFA K01 |
2 |
0,01% |
2 |
0,01% |
0,00% |
44º |
36º |
JAC V260 |
2 |
0,01% |
3 |
0,01% |
-33,33% |
40º |
37º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
2 |
0,01% |
2 |
0,01% |
0,00% |
45º |
38º |
CHEVROLET SILVERADO |
1 |
0,00% |
2 |
0,01% |
-50,00% |
42º |
39º |
FORD F150 |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
47º |
40º |
FORD F250 |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
48º |
41º |
FORD RANCHERO |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
42º |
FOTON AUMARK 1039 |
1 |
0,00% |
8 |
0,02% |
-87,50% |
36º |
43º |
FOTON AUMARK 3.5-14DT |
1 |
0,00% |
6 |
0,02% |
-83,33% |
37º |
44º |
MAHINDRA |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
45º |
OPEL |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL COMERCIAIS |
24.389 |
100,00% |
37.409 |
100,00% |
-34,80% |
Ranking geral: Veículos + Comerciais leves em janeiro de 2022
No ranking geral de vendas de janeiro, considerando os veículos e comerciais leves, a Fiat Strada foi a grande líder, seguida pelo Hyundai HB20. Fato curioso a se observar neste ranking é o de que as 10 primeiras posições foram dominadas por 4 SUVs, 3 carros compactos e 3 picapes, o que evidencia uma mudança importante no nosso mercado.
POS. |
MODELO |
JAN.22 (A) |
% TOTAL |
DEZ.21 (B) |
% TOTAL |
% VAR. (A/B) |
1º |
FIAT STRADA |
6.716 |
5,76% |
9.060 |
4,68% |
-25,87% |
2º |
HYUNDAI HB20 |
5.634 |
4,83% |
7.926 |
4,10% |
-28,92% |
3º |
CHEVROLET ONIX |
5.205 |
4,46% |
11.529 |
5,96% |
-54,85% |
4º |
JEEP RENEGADE |
4.999 |
4,29% |
4.293 |
2,22% |
16,45% |
5º |
JEEP COMPASS |
4.905 |
4,21% |
6.668 |
3,45% |
-26,44% |
6º |
HYUNDAI CRETA |
4.175 |
3,58% |
6.038 |
3,12% |
-30,85% |
7º |
VW T-CROSS |
3.761 |
3,23% |
6.574 |
3,40% |
-42,79% |
8º |
VW GOL |
3.435 |
2,95% |
8.329 |
4,30% |
-58,76% |
9º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
3.431 |
2,94% |
9.105 |
4,70% |
-62,32% |
10º |
FIAT TORO |
3.293 |
2,82% |
5.139 |
2,66% |
-35,92% |
11º |
FIAT PULSE |
3.192 |
2,74% |
4.432 |
2,29% |
-27,98% |
12º |
RENAULT KWID |
3.180 |
2,73% |
6.775 |
3,50% |
-53,06% |
13º |
TOYOTA HILUX |
2.912 |
2,50% |
5.408 |
2,79% |
-46,15% |
14º |
FIAT ARGO |
2.676 |
2,30% |
4.509 |
2,33% |
-40,65% |
15º |
FIAT MOBI |
2.528 |
2,17% |
2.744 |
1,42% |
-7,87% |
16º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
2.478 |
2,13% |
4.581 |
2,37% |
-45,91% |
17º |
HYUNDAI HB20S |
2.391 |
2,05% |
2.876 |
1,49% |
-16,86% |
18º |
CHEVROLET TRACKER |
2.376 |
2,04% |
7.936 |
4,10% |
-70,06% |
19º |
CITROËN C4 CACTUS |
2.283 |
1,96% |
2.721 |
1,41% |
-16,10% |
20º |
TOYOTA COROLLA |
2.142 |
1,84% |
4.922 |
2,54% |
-56,48% |
21º |
PEUGEOT 208 |
1.989 |
1,71% |
1.814 |
0,94% |
9,65% |
22º |
HONDA HR-V |
1.792 |
1,54% |
3.696 |
1,91% |
-51,52% |
23º |
FIAT CRONOS |
1.732 |
1,49% |
4.535 |
2,34% |
-61,81% |
24º |
NISSAN KICKS |
1.682 |
1,44% |
2.578 |
1,33% |
-34,76% |
25º |
PEUGEOT 2008 |
1.631 |
1,40% |
1.325 |
0,68% |
23,09% |
26º |
RENAULT DUSTER OROCH |
1.447 |
1,24% |
1.390 |
0,72% |
4,10% |
27º |
RENAULT DUSTER |
1.445 |
1,24% |
1.803 |
0,93% |
-19,86% |
28º |
JEEP COMMANDER |
1.437 |
1,23% |
2.185 |
1,13% |
-34,23% |
29º |
VW NIVUS |
1.384 |
1,19% |
1.508 |
0,78% |
-8,22% |
30º |
FIAT FIORINO |
1.343 |
1,15% |
1.162 |
0,60% |
15,58% |
31º |
FORD RANGER |
1.221 |
1,05% |
2.289 |
1,18% |
-46,66% |
32º |
VW SAVEIRO |
1.180 |
1,01% |
2.554 |
1,32% |
-53,80% |
33º |
HONDA CIVIC |
1.133 |
0,97% |
1.697 |
0,88% |
-33,24% |
34º |
CAOA CHERY TIGGO 3X |
1.023 |
0,88% |
825 |
0,43% |
24,00% |
35º |
HONDA CITY |
1.011 |
0,87% |
140 |
0,07% |
622,14% |
36º |
TOYOTA YARIS HATCH |
955 |
0,82% |
1.538 |
0,79% |
-37,91% |
37º |
VW AMAROK |
954 |
0,82% |
1.408 |
0,73% |
-32,24% |
38º |
NISSAN FRONTIER |
950 |
0,81% |
1.402 |
0,72% |
-32,24% |
39º |
VW TAOS |
946 |
0,81% |
1.462 |
0,76% |
-35,29% |
40º |
TOYOTA SW4 |
889 |
0,76% |
1.568 |
0,81% |
-43,30% |
41º |
MITSUBISHI L200 |
826 |
0,71% |
1.561 |
0,81% |
-47,09% |
42º |
NISSAN VERSA |
796 |
0,68% |
1.264 |
0,65% |
-37,03% |
43º |
CHEVROLET S10 |
739 |
0,63% |
2.221 |
1,15% |
-66,73% |
44º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
670 |
0,57% |
1.272 |
0,66% |
-47,33% |
45º |
FIAT SIENA |
666 |
0,57% |
2.138 |
1,10% |
-68,85% |
46º |
RENAULT MASTER |
623 |
0,53% |
1.346 |
0,70% |
-53,71% |
47º |
FIAT UNO |
622 |
0,53% |
1.135 |
0,59% |
-45,20% |
48º |
VW VIRTUS |
612 |
0,52% |
770 |
0,40% |
-20,52% |
49º |
RENAULT LOGAN |
607 |
0,52% |
874 |
0,45% |
-30,55% |
50º |
RENAULT SANDERO |
607 |
0,52% |
776 |
0,40% |
-21,78% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL AUTOS + COMERCIAIS |
116.601 |
100,00% |
193.541 |
100,00% |
-39,75% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Chevrolet Onix volta a ser produzido no Brasil após 27 dias de paralisação
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Novo Chevrolet Onix 2026: quais novidades esperar de hatch e sedã
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Novo Chevrolet Onix 2025 aparece pela primeira vez nas ruas