Volkswagen Nivus 170 TSI manual é lançado na Argentina

Nova versão de entrada tem o mesmo 1.0 turbo do antigo Up! TSI, que no mercado argentino rende 95 cv

VW Nivus 170 TSI VW Nivus 170 TSI

Confirmado para o mercado argentino em dezembro passado, o novo Volkswagen Nivus 170 TSI acaba de ser lançado no país hermano. Produzido no Brasil, o novo modelo chega como uma versão de entrada para o pequeno SUV-cupê derivado do Polo, que agora passa a vir equipado com o mesmo motor 1.0 turbo do antigo Up! TSI, cuja calibração do motor é diferente e com menos potência e torque.

Dessa forma, enquanto as versões Comfortline e Highline têm o motor 1.0 TSI a gasolina com até 116 cv e 20,4 kgfm de torque na Argentina (chamado de 200 TSI), por lá a nova versão de entrada do Nivus chamada simplesmente de 170 TSI entrega a potência de 95 cv e 16,83 kgfm de torque – ou 105 cv com etanol caso essa configuração fosse oferecida no Brasil, pois nosso Up! tinha a versão flex do propulsor 1.0 TSI.

Vale lembrar que, enquanto as demais versões do Nivus são comercializadas na Argentina com transmissão automática de 6 marchas, a versão 170 TSI virá somente com câmbio manual de 5 marchas. De acordo com o comunicado oficial da Volkswagen Argentina, esta transmissão é produzida localmente na fábrica da marca em Córdoba. O Nivus continua com sua produção no Brasil na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), enquanto o motor três cilindros 1.0 TSI é feito em São Carlos (SP). Já em relação ao visual, o Nivus 170 TSI é igual ao Comfortline

Posicionado como uma versão de base, o Nivus 170 TSI virá com uma lista de equipamentos composta por seis airbags, controles de estabilidade e tração, além do assistente de partida em rampas – basicamente os mesmos itens de segurança da versão Comfortline daquele mercado. Soma ainda a central multimídia Composition Touch com tela de 6,5 polegadas com App Connect, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático, volante multifuncional e mais.

O pacote de equipamentos é basicamente o mesmo da Comfortline, embora haja perdas para ter ficado mais barato. Os freios traseiros agora são a tambor, em vez dos discos do Nivus 200 TSI Comfortline, perdendo ainda o apoio de braço central e a porta USB para o banco traseiro.

Com a chegada do Nivus 170 TSI, seu preço agora parte de 3.149.743 pesos (R$ 161.562 em conversão direta). Já a versão Comfortline 200 TSI sai por 3.360.700 pesos (R$ 172.383), a Highline por 4.635.250 pesos (R$ 237.760) e a Highline Hero tabelada em 4.708.250 pesos (R$ 241.504). E aí, será que o Nivus com o motor 1.0 turbo de 105 cv seria uma boa versão para ele ser vendido mais barato no Brasil?

Envie seu flagra! flagra@motor1.com