Depois de aproximadamente três anos de mercado, a atual geração da família Ford Focus se prepara para receber importantes atualizações de meia-vida. O modelo hatchback, por exemplo, já foi por diversas vezes flagrado em testes e retratado em projeções. Agora, chega a vez de a carroceria sedã também ser renderizada, antecipando detalhes das novidades que serão apresentadas ao público dentro de alguns meses.

Por fora, as projeções adiantam que o três-volumes ganhará faróis ligeiramente mais finos e com nova assinatura de LED na borda inferior, grade do radiador revista, para-choque com entradas de ar remodeladas e rodas de liga-leve com desenho inédito. A traseira terá lanternas com nova disposição interna dos elementos e para-choque revisado. Além disso, a paleta de cores será atualizada e ganhará novas tonalidades.

Galeria: Ford Focus Sedan 2022 - Projeções

São aguardadas atualizações também no interior, especialmente no sistema de entretenimento (que será do tipo Sync 4 com tela de 10 polegadas) e recursos de assistência à condução. Além disso, devem mudar detalhes como grafismos do quadro de instrumentos, revestimentos dos bancos e console.

O facelift valerá tanto para a Europa quanto para a China (atualmente os dois maiores mercados do Focus). Na primeira região, os modelos hatchback e perua são os mais populares. Na segunda, a carroceria sedã também exerce forte participação.

Focus no Brasil

Por aqui, o Focus saiu de linha em 2019 e não ganhou substituto. Desde então, o segmento de hatchbacks médios praticamente sucumbiu diante do avanço dos SUVs. O único representante da categoria é o Chevrolet Cruze Sport6. Atualmente, a Ford tem atuação concentrada nos SUVs Territory e Bronco Sport, além da picape Ranger. O único carro de passeio do portfólio da marca é o Mustang.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com