page ad skin

Fiat Panda 4x4 será substituído por SUV compacto ao estilo Pulse

Novo modelo terá nome próprio, plataforma CMP e será lançado ainda neste ano

Novo Fiat Panda SUV - Projeção

Considerado um dos principais produtos da Fiat na Europa, o simpático Panda não deve demorar mais do que alguns meses para finalmente trocar de geração. O modelo atual está à venda na região desde 2011 e deverá passar por profundas modificações na próxima linhagem. Entre elas, destaque para a independência da versão 4x4, que seguirá caminho próprio ao ser substituída por um inédito SUV compacto.

Detalhes ainda são limitados, mas tudo indica que o modelo será derivado do projeto do próprio novo Panda. Confirmados os rumores, será uma estratégia parecida com a empregada no Brasil pela própria Fiat com Argo e Pulse, por exemplo. O lançamento no mercado europeu deverá acontecer na segunda metade deste ano, com chegada às lojas no início de 2023.

Galeria: Fiat Panda 4x4

Assim como o próximo Panda, o futuro SUV também terá design inspirado no conceito Fiat Centoventi, apresentado com destaque no Salão de Genebra de 2019. As linhas gerais serão bem retilíneas e a carroceria quadrada remeterá à primeira geração do Panda. O SUV, em particular, terá pegada mais robusta e diversos elementos próprios para se distanciar do irmão.

Além disso, terá nome próprio e identidade mais realçada. Haverá boa distância em relação ao solo, faróis pequenos co iluminação full-LED, detalhes em cores contrastantes com a pintura da carroceria, conforme adianta projeção cedida pelo site Motor.es.

Mecanicamente, adotará uma versão atualizada da plataforma modular CMP - originalmente desenvolvida pela PSA e hoje presente em vários modelos do grupo Stellantis. Sob o capô, terá motores de três cilindros a gasolina, além de opções híbridas. Haverá ainda uma variante 100% elétrica, neste caso baseada na arquitetura e-CMP e com autonomia na casa dos 400 km. Ao que tudo indica, herdará bateria e soluções hoje vistas no Peugeot e-2008.

Fiat Panda 4x4

O único porém diz respeito ao sistema de tração. Hoje, o sistema 4x4 é um dos principais trunfos do Panda diante da concorrência. Já o novo SUV, apesar da proposta, não contará com o recurso, pelo menos segundo especulações preliminares. A conferir.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com