Nova Volkswagen Amarok 2023 terá versão com motor V6 turbodiesel
Será maior do que o modelo atual e estreará ainda em 2022, mas não deve vir ao Brasil
A segunda geração da Volkswagen Amarok está cada vez mais próxima de ser apresentada por completo. Agora que a Ford já mostrou a Ranger, com quem a caminhonete da VW compartilhará plataforma, a fabricante alemã vai divulgando mais teasers da picape média, indicando que não falta muito para a estreia oficial - e, de quebra, ainda confirmou o motor V6 turbodiesel.
As novas imagens mostram a picape de lado, ainda como um esboço bem exagerado, algo evidenciado pelas coberturas plásticas nas caixas de roda. Está rodando na neve e puxando um pequeno trailer carregando um snowmobile. Embora o desenho não permita notar, a Volkswagen diz que a nova Amarok será maior do que a atual.
Galeria: Volkswagem Amarok 2023 - Teasers
Adotando a versão atualizada da plataforma T6 da Ford, a nova Amarok será 100 milímetros mais longa e 40 mm mais larga do que a atual. Para lembrar, a Amarok hoje tem 5,254 m de comprimento e 1,954 m de largura. É possível que a Volkswagen tenha aumentado o tamanho do entre-eixos para oferecer uma cabine mais espaçosa.
Assim como a picape que está nas lojas agora, que foi lançada em 2010, a próxima geração terá uma série de motores diesel e a Volkswagen já confirma que contará com um V6 turbodiesel. Dependendo do mercado, contará com outros propulsores, assim como a nova Ford Ranger também será vendida com o 2.3 EcoBoost turbo de quatro cilindros em alguns mercados.
Enquanto a Ford já confirma que terá uma nova geração do Everest, SUV derivado da Ranger, a Volkswagen faz silêncio sobre a possibilidade de ter um utilitário com carroceria sobre chassi. Alguns rumores dizem que a marca alemã lançará um SUV semelhante ao Everest e que chegou a ser cogitado para ser produzido na Argentina - isso antes da VW desistir de fazer a picape por lá.
Apesar de tudo isso, as chances da nova geração da Volkswagen Amarok chegar ao Brasil são bem pequenas. A empresa optou por fazê-la apenas na África do Sul, enquanto a fábrica argentina em General Pacheco continuará fazendo o modelo atual para abastecer a América Latina. Caso a VW mude de ideia, deve trazer a nova Amarok somente na versão mais equipada.
Fonte: Volkswagen Commercial Vehicles
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste VW Amarok Extreme 2025: a de sempre, para o bem ou para o mal
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Volkswagen Amarok 2025 sofre reajuste geral de preços; veja nova tabela
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
VW Argentina: "Trazer de volta o Golf é uma prioridade para nós"