O ano de 2021 manteve o viés de baixa para o segmento de sedãs médios e grandes no Brasil. Com 75.704 unidades somadas nas duas categorias segundo a Fenabrave – apenas 3,83% do total de 1.974.434 veículos novos registrados no ano passado -, o número de emplacamentos caiu 5,74% na comparação com 2020.
Sem alteração pelo menos desde 2016, o pódio entre os modelos médios teve uma leve evolução do líder Corolla (41.891, +2%). Apesar de sua participação de mercado crescer para mais de 55% - em 2019 era de pouco mais de 46% -, este foi o 2º pior volume anual para o Toyota desde 2007 (34.463). Com isso, o sedã perdeu a posição de best seller da marca japonesa para a Hilux.
Seu arquirrival Civic teve situação mais complicada. Em seu último ano como modelo nacional – a produção foi oficialmente encerrada em dezembro -, o representante da Honda foi o preferido por 18.949 consumidores, 7,3% a menos do que no ano anterior. Juntos, os dois japoneses comandaram mais de 80% das vendas.
Sem concorrência direta pelo 3º lugar, o Chevrolet Cruze (7.090) perdeu quase 2 mil unidades em relação a 2020 mesmo com a retomada do crescimento nos últimos meses do ano. Estreante no ano anterior, o Arrizo 6 (3.469) encerrou seu 1º ano completo na 4º colocação. Contando agora apenas com a versão GLi, o VW Jetta (2.927) completou o top 5 com recuo de quase 50%.
Quinto no ranking anterior, o Kia Cerato (978) foi o mais prejudicado com a evolução do Caoa Chery. Aposentado oficialmente em 2021, o Citroën C4 Lounge encerrou sua carreira no Brasil com apenas 258 unidades. No compasso de espera pela chegada da nova geração ao país, ainda sem confirmação pela Nissan, o Sentra emplacou apenas 8 unidades.
Sedãs Médios |
|||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
% 2021 |
TOTAL 2020 |
% 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
POS. 2020 |
1º |
TOYOTA COROLLA |
41891 |
55,42% |
41072 |
51,31% |
1,99% |
1º |
2º |
HONDA CIVIC |
18949 |
25,07% |
20447 |
25,54% |
-7,33% |
2º |
3º |
CHEVROLET CRUZE |
7090 |
9,38% |
8802 |
11,00% |
-19,45% |
3º |
4º |
CAOA CHERY ARRIZO 6 |
3469 |
4,59% |
1212 |
1,51% |
186,22% |
6º |
5º |
VW JETTA |
2927 |
3,87% |
5796 |
7,24% |
-49,50% |
4º |
6º |
KIA CERATO |
978 |
1,29% |
1246 |
1,56% |
-21,51% |
5º |
7º |
CITROËN C4 LOUNGE |
258 |
0,34% |
430 |
0,54% |
-40,00% |
8º |
8º |
BYD E5 |
11 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
9º |
NISSAN SENTRA |
8 |
0,01% |
950 |
1,19% |
-99,16% |
7º |
10º |
HYUNDAI ELANTRA |
3 |
0,00% |
6 |
0,01% |
-50,00% |
12º |
11º |
TOYOTA PRIUS |
3 |
0,00% |
54 |
0,07% |
-94,44% |
9º |
12º |
MITSUBISHI LANCER |
2 |
0,00% |
33 |
0,04% |
-93,94% |
10º |
75589 |
100,00% |
80048 |
100,00% |
-5,57% |
Entre os modelos maiores, o líder de 2020 virou o lanterna de 2021. Agora oficialmente descontinuado na Europa, o VW Passat, que já não era importado para o Brasil, encerrou o ano com apenas uma unidade. No topo da tabela, a versão híbrida do Honda Accord conquistou 59 consumidores, 16 a mais do que o Hyundai Azera (43). Com apenas 8 unidades, o Toyota Camry completou o pódio. Preferido entre 2006 e 2018, o já aposentado Ford Fusion emplacou apenas 2 unidades, mesmo número de um Kia Optima sem importação oficial.
Sedãs Grandes |
|||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
% 2021 |
TOTAL 2020 |
% 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
POS. 2020 |
1º |
HONDA ACCORD |
59 |
51,30% |
57 |
20,80% |
3,51% |
2º |
2º |
HYUNDAI AZERA |
43 |
37,39% |
35 |
12,77% |
22,86% |
3º |
3º |
TOYOTA CAMRY |
8 |
6,96% |
23 |
8,39% |
-65,22% |
5º |
4º |
FORD FUSION |
2 |
1,74% |
26 |
9,49% |
-92,31% |
4º |
5º |
KIA OPTIMA |
2 |
1,74% |
1 |
0,36% |
100,00% |
6º |
6º |
VW PASSAT |
1 |
0,87% |
132 |
48,18% |
-99,24% |
1º |
115 |
100,00% |
274 |
100,00% |
-58,03% |
As vendas de sedãs médios fecharam o mês de dezembro em retração pouco superior a 12% frente a 2020, contra uma queda de quase 17% do mercado como um todo. Dos seis modelos com pelo menos um emplacamento registrado, apenas dois deles cresceram.
Com seu melhor resultado em 2021 – embora pior do que há um ano -, o Corolla (4.922) assegurou mais de 60% de participação. Rival mais próximo, o Honda Civic (1.697) vendeu praticamente 1/3 do Toyota mesmo com seu desempenho mais forte no último trimestre. Completando o pódio, o Chevrolet Cruze (961) avançou mais de 120% em relação ao ano passado.
Cativo na quarta posição nos últimos meses, o Caoa Chery Arrizo 6 (330) emplacou o triplo do VW Jetta (101) e quase quatro vezes mais do que o Kia Cerato (86), último colocado. Entre os sedãs grandes, o Honda Accord (14) foi o único oficialmente à venda com números registrados, já que o Kia Optima (1) não é comercializado no país há vários anos.
Sedãs Médios |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/21 |
NOV/21 |
DEZ/20 |
% DEZ 21 |
% NOV 21 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
TOYOTA COROLLA |
4922 |
3504 |
5047 |
60,79% |
49,94% |
40,47% |
-2,48% |
2º |
HONDA CIVIC |
1697 |
1588 |
2869 |
20,96% |
22,63% |
6,86% |
-40,85% |
3º |
CHEVROLET CRUZE |
961 |
1334 |
430 |
11,87% |
19,01% |
-27,96% |
123,49% |
4º |
CAOA CHERY ARRIZO 6 |
330 |
369 |
257 |
4,08% |
5,26% |
-10,57% |
28,40% |
5º |
VW JETTA |
101 |
144 |
459 |
1,25% |
2,05% |
-29,86% |
-78,00% |
6º |
KIA CERATO |
86 |
77 |
154 |
1,06% |
1,10% |
11,69% |
-44,16% |
8097 |
7016 |
9216 |
100,00% |
100,00% |
15,41% |
-12,14% |
Sedãs Grandes |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/21 |
NOV/21 |
DEZ/20 |
% DEZ 21 |
% NOV 21 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
HONDA ACCORD |
14 |
7 |
1 |
93,33% |
100,00% |
100,00% |
1300,00% |
2º |
KIA OPTIMA |
1 |
0 |
0 |
6,67% |
0,00% |
- |
- |
15 |
7 |
1 |
100,00% |
100,00% |
114,29% |
1400,00% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Cruze se despede do mercado após abrir espaço para o Tracker
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Argentina em maio: 208 lidera em Cruze é 6º mesmo fora de linha
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Chevrolet aumenta preços de Cruze, Equinox e Silverado em até R$ 12 mil
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Chevrolet Cruze sairá de linha no fim do ano, confirma marca