A Ford Ranger teve sua nova geração apresentada no final de novembro do ano passado, que ganhou maiores ares de picape norte-americana e clara inspiração na “irmã maior” F-150. Enquanto a novidade não chega no Brasil, a Ford prepara a linha 2023 da picape – como já é possível conferir no site da marca com um grande anúncio dizendo “Vem aí a nova Ranger 2023”. Mas as novidades não serão tão boas assim, principalmente na parte de equipamentos.
Apesar de fazer mistério no site oficial da marca com um grande banner anunciado a linha 2023 da Ranger, a Ford ao mesmo tempo revela todos os equipamentos presentes de toda a gama da picape, bastando apenas um clique em um botão no site para ter acesso ao documento da linha 2023. Em uma conferência para checar o que mudou em cada versão, deu para notar que a Ranger 2023 virá um pouco menos equipada, embora conserve todas as versões vendidas hoje: XL, única com cabine simples, além das XLS, Black, Storm, XLT e Limited, com cabine dupla.
Entre as alterações no pacote de equipamentos, a má notícia é que a central multimídia das versões XLS 4x4, Black e Storm tiveram o sistema Sync 3 substituído pelo Sync 2.5, que perde o sistema de assistência de emergência e comandos de voz. Apesar disso, a central de entretenimento manteve a tela tátil de 8 polegadas e espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto. Com isso, o multimídia com Sync 3 passa a ser exclusivo das versões XLT e a topo de gama Limited.
Outro item que até então era de série nas versões XLS 4x4, Black e Storm, o ar-condicionado digital automático de duas zonas, será trocado por um equipamento simples com ajuste manual. O ar-condicionado com zona dupla de temperatura era um dos destaques das versões intermediárias da Ranger em relação a concorrência, com isso a picape acaba ficando menos competitiva no seu segmento. Por fim, a última retirada de itens se deu na versão Black, que perdeu uma das duas telas digitais de 4,2 polegadas no painel de instrumentos.
Se serve de consolo, o único acrescimento de equipamento ocorreu na configuração XLT (uma abaixo Limited), que passa a trazer agora banco do motorista com regulagem elétrica e ajuste de lombar manual – item que até então era uma exclusividade da variante topo da picape. Vale lembrar que não é a primeira vez que a Ford retira equipamentos de sua gama. Em 2018 o EcoSport perdeu seus 7 airbags de série nas versões mais básicas, enquanto que no ano seguinte o Ford Ka trocou o multimídia Sync 3.0 pelo Sync 2.5 – igual ao que aconteceu agora com a Ranger.
Por fim, a Ranger 2023 tem confirmado no documento um “sistema redutor de poluentes”, que certamente é a chegada do sistema de tratamento de gases com Arla 32 para atender as novas exigências de emissões do Proconve L7. Dessa forma, tanto o motor 2.2 turbodiesel de 160 cv e 39,3 kgfm de torque quanto o cinco cilindros 3.2 turbodiesel de 200 cv e 47,9 kgfm poderão perder força com a nova calibração.
A Ford até o momento não divulgou os preços da Ranger 2023, mas como vem sendo padrão no mercado espere por um aumento de preços considerável. Atualmente, a linha 2022 da picape é vendida com preços entre R$ 203.190 e R$ 304.990. Outra razão para a provável escalada na tabela é abrir espaço para a nova Ford Maverick, assim evitando que a nova picape monobloco não fique com preço muito próximo das versões da Ranger com boa oferta de equipamentos. Já a nova geração da nova Ranger deverá demorar para fazer sua estreia por aqui, pois sua produção na Argentina terá início somente no ano que vem.
VERSÃO | PREÇO ATUAL |
Ranger XL Cabine Simples 2.2 4x4 MT | R$ 203.190 |
Ranger XL Cabine Dupla 2.2 4x4 MT | R$ 213.090 |
Ranger XLS Cabine Dupla 2.2 4x2 AT | R$ 203.790 |
Ranger XLS Cabine Dupla 2.2 4x4 AT | R$ 243.990 |
Ranger Black 2.2 4x2 AT | R$ 241.090 |
Ranger Storm 3.2 4x4 AT | R$ 246.190 |
Ranger XLT 3.2 4x4 AT | R$ 280.090 |
Ranger Limited 3.2 4x4 AT | R$ 304.990 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Ford apresenta Ranger Cabine Simples com chance de vir ao Brasil
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
CEO da Ford sobre inédita Ranger elétrica: 'será incrível e emocionante'