Com 10 anos nas costas, a atual geração da Chevrolet S10 acaba de sofrer uma baixa considerável em sua gama: a versão equipada com motor 2.5 flex sai de linha definitivamente. Com isso, a S10 passa a ser vendida somente com motor 2.8 turbodiesel, fora que a caminhonete era a última representante entre as picapes médias com motor flex, assim decretando de vez o fim também das picapes médias flex no Brasil.
Última a sair do segmento de picapes médias com motor que bebe etanol ou gasolina, a Chevrolet já havia reduzido a gama da S10 flex em abril do ano passado no lançamento da linha 2022, quando apenas duas versões com o motor 2.5 flex passaram a ser vendidas: a mais básica Advantage com câmbio manual e tração 4x2, além da mais procurada até então, a LTZ, que vinha equipada com câmbio automático de 6 marchas e tração 4x4 – essa sendo a última testada pelo Motor1.com em julho de 2021, quando questionamos se ela ainda valia o investimento frente as versões diesel.
O motor 2.5 flex era moderno, pois surgiu em 2014 para substituir o antigo 2.4 flex Power que rendia apenas 147 cv e 24,1 kgfm. Equipado com injeção direta, duplo comando de válvulas variáveis e bloco em alumínio com camisa em ferro fundido nodular, o 2.5 Ecotec entregava até 206 cv e 27,3 kgfm de torque, podendo ser combinado a um câmbio manual de 6 marchas e tração 4x4 em 2014. Três anos depois, em 2017, era lançada a versão flex com transmissão automática de 6 velocidades.
Em nota, a GM afirmou que focará a produção nas versões equipadas com motor 2.8 turbodiesel da S10, que tem 200 cv e 51 kgfm de torque. Além disso, o papel de picape flex dentro do portfólio da Chevrolet deverá ficar para a nova geração da Montana.
“A GM informa que, a partir de janeiro, a produção da Chevrolet S10 para o mercado brasileiro será concentrada nas versões equipadas com motor turbo diesel, em sintonia com a atual demanda do consumidor de picapes médias. A empresa anunciou recentemente que trabalha no desenvolvimento da Nova Montana, que irá complementar a linha de picapes da Chevrolet na região, ampliando ainda mais a presença da marca no segmento”.
Vale lembrar que no início de novembro a Toyota retirou de cena a versão flex da Hilux na estreia da linha 2022. No caso da picape da marca japonesa, o propulsor 2.7 flex entregava 167 cv e 25 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de 6 marchas. Aliás, este era o mesmo motor usado na Toyota SW4 flex, que também saiu de linha dias depois da Hilux.
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