Chevrolet Onix Joy e Joy Plus sairão de linha no Brasil em janeiro

Dupla ainda será produzida em São Caetano do Sul (SP) para exportação

Chevrolet Onix Joy Chevrolet Onix Joy

Após alguns anos usando a estratégia de manter duas variantes diferentes do Chevrolet Onix e do Onix Plus, como Joy e Joy Plus, a General Motors irá colocar todas as suas fichas apenas no modelo novo, ao menos para o Brasil. A fabricante confirmou com exclusivdade à Motor1.com que a dupla, baseada na geração anterior de Onix e no velho Prisma, não será mais vendida por aqui a partir de janeiro, passando a ser feita apenas para exportação.

“A GM informa que deixará de ofertar os modelos Joy e Joy Plus no mercado brasileiro a partir de janeiro. Desde o lançamento do Novo Onix e Onix Plus, a empresa vem registrando uma intensa migração dos consumidores para versões mais tecnológicas e equipadas destes modelos. Com isso, a produção da linha Joy na fábrica de São Caetano do Sul passa a ser destinada exclusivamente para exportação.” 

O anúncio oficial para a rede de concessionários acontecerá na noite desta quarta-feira (29), quandoa GM informará que tanto o Chevrolet Onix Joy quanto o sedã Joy Plus não estarão mais no catálogo da fabricante. A dupla era produzida a um ritmo mais lento, enquanto a marca prioriza tanto o SUV Tracker quanto a minivan Spin, ambas também feitas em São Caetano do Sul (SP). Assim, as lojas terão apenas o estoque remanescente para vender no ano que vem.

Esta decisão acontece no mesmo dia em que a fabricante anuncia que a linha Joy passará a ter controle de estabilidade e tração de série na Argentina, onde o equipamento será obrigatório a partir de 1º de janeiro de 2022. Tanto o hatch quanto o sedã ainda serão feitos aqui no Brasil, porém apenas para exportação para o resto da América Latina, onde o carro ainda tem um preço competitivo.

No caso do Brasil, não havia como justificar sua sobrevivência. A GM tem focado suas vendas no varejo e a linha Joy existia para atrair os clientes na venda direta, onde o desconto faria com que tivesse um valor final melhor. Para o consumidor normal, é uma conta que não faz sentido: O Joy custa R$ 65.860, enquanto a geração atual do Onix sai por R$ 71.390. E o novo Onix tem bons argumentos, por usar um motor 1.0 mais moderno e econômico, além de trazer equipamentos como seis airbags, o controle de estabilidade e tração, computador de bordo, rádio com USB e bluetooth, entre outros.

Com uma diferença de apenas R$ 5.530, o Onix 1.0 de entrada é muito mais interessante só por vir mais equipado. E aí vem o problema para o Onix Joy: adicionar os controles de estabilidade e tração deixaria o veículo ainda mais caro, reduzindo esta diferença de valores. A fabricante já havia visto que os clientes preferem pagar a mais para ter as novas gerações do hatch e do sedã.

Mesmo com o fim do Joy, o Chevrolet Onix deve continuar tendo uma alta procura nas lojas, agora que voltou a ser produzido, após meses de paralisação da fábrica em Gravataí (RS) por causa da falta de semicondutores. O hatch parte de R$ 71.390, enquanto o sedã Onix Plus tem preço inicial de R$ 77.780.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com