Motoristas deixam porta-malas abertos para evitar furtos nos EUA
Motoristas de São Francisco estão deixando seus carros com porta-malas abertos para evitarem prejuízos
Uma solução curiosa foi adotada por motoristas de São Francisco (Califórnia), nos Estados Unidos, devido a um aumento no número de arrombamentos e roubos pelas janelas dos carros na cidade. Por lá, alguns condutores passaram a deixar o porta-malas de seus veículos abertos afim de evitar maiores prejuízos, sim, é isso mesmo que você leu.
As informações e imagens são do canal norte-americano ABC News, que revelou a tática dos motoristas que querem reduzir ou evitar grandes prejuízos em seus carros, como uma janela quebrada ou uma porta com a fechadura arrombada. No Brasil, a prática infelizmente é mais do que comum principalmente em grandes metrópoles, já que além dos itens furtados a vítima acaba ficando também com o prejuízo dos danos sofridos no carro.
De acordo com o canal, a estratégia dos motoristas de deixar o porta-malas do veículo aberto tem como objetivo mostrar ao ladrão que ali dentro não existe nada de valor para ser furtado. Além do porta-malas escancarado, outra forma usada para “facilitar” o trabalho dos bandidos e evitar prejuízos no carro é deixar as portas destrancadas. Já pensou se essa moda pega no Brasil?
De acordo com dados fornecidos pelo Departamento de Polícia de São Francisco, houve um aumento de 32% de arrombamentos de carros no último ano na cidade. Outro crime que aumentou também na cidade ao norte da Califórnia segundo a polícia local foi o furto de carros, que teve um salto de 25% quando comparado com o mesmo período de 2020.
Ainda em relação a tática de deixar os carros totalmente vulneráveis com portas destrancadas ou porta-malas abertos, a polícia não apoia a prática. "Estou chocado. Há tanta coisa que pode dar errado nisso", disse Garret Tom, ex-chefe adjunto da polícia da cidade. E o ex-policial ainda faz um alerta sobre a estratégia que pode por prejudicar ainda mais os motoristas: “Os assaltantes podem roubar as baterias, os pneus, podem entrar no carro e descobrir onde você mora".
Como forma de prevenção e para evitar que a prática se popularize, prefeituras de cidades próximas a São Francisco, como a de Oakland, recomendam que os motoristas não repitam a prática, assim evitando também deixar objetos de valor no interior dos carros e que eles fiquem com as portas trancadas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Torre Porsche Design em Miami (EUA) está literalmente afundando
Novo Hyundai Creta ganha versão elétrica com até 473 km de autonomia
Chery revela rival elétrico do Jimny por R$ 100 mil com tecnologia Xiaomi
IPVA SP 2025: Governo muda regra e apenas híbridos da Toyota terão isenção
Espanhóis chamam Mobi de "o Fiat Panda que queremos"
Primeiro contato: os modelos da GAC, a próxima chinesa a estrear ao Brasil
Sandero 2027: projeção mostra o hatch inspirado em Duster e Bigster