Volkswagen está sendo processada por quebra de patentes
A Acer acusa a empresa de utilizar sua tecnologia 4G sem licença
A contínua escassez de chips que afeta a indústria automotiva é um bom lembrete de que os carros estão repletos de tecnologia. Estão repletos de sensores, telas e muito mais, com grande parte dessa tecnologia vindo de fora da indústria. O Grupo VW licenciou a tecnologia móvel 2G e 3G da Acer, a fabricante de computadores de Taiwan. Mas a Acer entrou com uma ação judicial contra o fabricante, acusando de infringir algumas de suas outras patentes.
Acer diz em sua ação, movida no estado americano da Virgínia, que o Grupo VW tem instalado chips móveis 4G em vários modelos Volkswagen. Alegadamente, a VW não tem uma licença para fazer isso. A queixa alega que a tecnologia infringida está no novo ID.4 totalmente elétrico, o Atlas, o Golf, o Tiguan, e muitos outros, e a Acer não tem mais nada disso. A empresa de informática está buscando danos por infrações passadas.
Galeria: Volkswagen Atlas 2021
O Grupo VW disse à Reuters que está examinando a ação judicial antes de decidir como proceder. Entretanto, a empresa também disse que as alegações eram "infundadas" e que a empresa iria "defender nossa posição". Recentemente, o Grupo VW assinou um acordo de licenciamento com a Huawei para a tecnologia 4G; entretanto, as acusações da Acer datam de dois anos. A Volkswagen anunciou seu serviço Car-Net com conectividade 4G em 2019.
É provável que vejamos mais desses tipos de processos nos próximos anos, já que as montadoras navegam em acordos de licenciamento com vários fornecedores de tecnologia. Acontecerão erros e mal-entendidos, o que pode custar a um fabricante de automóveis na estrada. Em outubro, a General Motors, a Toyota e a Honda tiveram processos por infração de patentes relacionadas à tecnologia móvel. O sucesso do caso da Acer poderia estimular outros fornecedores a entrarem com ações judiciais contra montadoras de automóveis, já que a luta pela propriedade intelectual aquece na era digital.
Fonte: Reuters, Foss Patents
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW abastecerá carros na fábrica com óleo vegetal por razão óbvia
Novo Hyundai Creta ganha versão elétrica com até 473 km de autonomia
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
IPVA SP 2025: Governo muda regra e apenas híbridos da Toyota terão isenção
GM: abandonar o Apple CarPlay foi a melhor decisão
Primeiro contato: os modelos da GAC, a próxima chinesa a estrear ao Brasil
Câmara discute regras para carros autônomos, hoje proibidos no Brasil