A Lotus se prepara para encerrar um clico e dar um passo importante rumo ao início de uma nova era comercial. Em comunicado publicado nesta quinta-feira (23), a empresa confirmou que de um só tacada encerrou a produção dos modelos Elise, Exige e Evora. Ao mesmo tempo, começou a preparar a fábrica de Hethel, na Inglaterra, para iniciar a montagem do recém-apresentado Emira, sua nova aposta.
O fim de linha triplo representa um acontecimento e tanto para a marca, levando em conta a importância histórica dos modelos. O Elise, por exemplo, foi lançado em 1996, seguida pelo Exige no ano 2000 e pelo Evora por volta de 2009. Os três receberam atualizações e diversas versões ao longo dos anos, somando mais de 51.738 unidades vendidas ao longo desses 26 anos. Na prática, significa quase 50% de toda a produção da história da empresa desde a fundação em 1948.
A plataforma usada pelo Elise/Exige também foi adotada nos modelos 340R, Europa, 2-Eleven e 3-Eleven. Além disso, serviu para veículos de fora da marca Lotus, como Opel Speedster, Vauxhall VX220 e Tesla Roadster. Corre por fora ainda o Hennessey Venom GT, que teve apenas 13 unidades produzidas, mas chegou a ser o carro mais rápido do mundo e estabeleceu vários outros recordes.
O trio que se despede dá adeus ao mercado na forme de edições especiais Final Edition: Elise Sport 240, Exige Cup 430 e Evora GT430 Sport, na cores amarelo, verde e cinza, respectivamente. Curiosamente, nenhum será comercializado. Segundo a marca, os três se tornarão membros permanentes da coleção da própria empresa.
Os três serão sucedidos pelo Emira, que entrará em produção no próximo ano e será o último veículo com motor a combustão da marca. O portfólio contará ainda com o Evija e um inédito SUV a ser feito na China (ambos elétricos).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Lotus já tem 17 mil reservas depois de vender apenas 576 unidades em 2022
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Quais fabricantes de automóveis mudaram seus logos recentemente?
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Lotus Evija Fittipaldi é série limitada com alumínio reciclado de carro de F1
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Lotus abandona os esportivos leves e revela o SUV elétrico Eletre