A Chevrolet até tinha bons planos para 2021, mas a escassez de componentes eletrônicos fez com que a marca paralisasse a produção entre abril e agosto. Foi tempo o suficiente para que o Onix perdesse o título de carro mais vendido do Brasil. Em julho, a empresa anunciou quatro novidades para nosso mercado, mas foi traída mais uma vez por fatores externos.
Naquele mês, a Chevrolet antecipou um teaser com quatro carros que deveriam ser lançados até o final de 2021. Deles, apenas a S10 Z71 chegou de fato. Os demais chegarão no primeiro semestre do ano que vem com atrasos motivados desde a falta de componentes até fornecedores que não conseguiram cumprir as entregas por conta de recalls. Mas o ano que vem também deverá trazer 2 outras novidades para a marca que não estavam na programação original de 2021.
Um dos 4 lançamentos originalmente programados para 2021, o novo Chevrolet Equinox passará por um facelift logo nos primeiros meses do ano que vem. O modelo já mudou nos EUA, mas as fábricas que o produzem, no Canadá e no México, só voltaram a funcionar em novembro, daí o atraso para chegar aqui.
Uma das maiores alterações está no visual, mas concentrada apenas na frente do SUV. Pegando carona no estilo do novo Blazer, O Equinox trará uma nova grade dianteira e faróis divididos por uma barra cromada, com uma linha de LED na parte superior para o DRL. A grade teve seu tamanho levemente reduzido, o que aumentou a passagem de ar no para-choque redesenhado. Tanto a traseira quanto o interior não foram modificados.
A mecânica também não vai mudar. Assim, o novo Chevrolet Equinox 2022 continuará sendo equipado com o 1.5 turbo a gasolina de 172 cv de potência e 27,8 kgfm de torque, sempre em conjunto com a transmissão automática de 6 marchas e com a opção de tração dianteira ou integral.
Em termos de equipamentos, esperem um Equinox com ainda mais itens, pois continuará importado apenas na versão Premier. Nos EUA, ganhou itens como farol alto automático, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, câmera 360° e controle de cruzeiro adaptativo. Além disso, a Chevrolet acabou de anunciar que o Equinox 2022 terá a mais recente interação da central multimídia MyLink, já sendo capaz de acessar os sistemas Alexa e Spotify diretamente pela tela, além de ter Wi-Fi a bordo.
O lançamento de uma versão de apelo esportivo para Cruze Sport6, o último hatch médio oferecido no Brasil por uma marca generalista, foi confirmado pela Chevrolet em setembro. Apesar de nenhuma imagem ter sido divulgada para o Brasil, não deve fugir muito do estilo que foi oferecido para hatch médio nos Estados Unidos, lançado em 2018 durante a reestilização.
No caso da versão que era vendida nos EUA (o carro já saiu de linha por lá), trazia um para-choque diferente, mudando o formato dos faróis de neblina para uma peça horizontal ao invés das luzes redondas. A grade dianteira tem um acabamento todo preto, adota rodas de 18” exclusivas e a traseira ganha uma asa com novo desenho.
Como é apenas um pacote visual, manterá o motor 1.4 turbo flex de quatro cilindros, que gera 153 cv a 5.200 rpm e 24,5 kgfm de torque máximo a 2.000 rpm, trabalhando exclusivamente com uma transmissão automática de 6 marchas. Se o Cruze RS utilizar a mesma estratégia do Onix RS, deverá servir como opção intermediária entre as configurações LTZ e Premier.
Apresentada em fevereiro, a nova geração do Chevrolet Bolt começou a ser oferecida em pré-venda no Brasil ainda em setembro. Originalmente, custava R$ 317.000 e as primeiras 20 unidades esgotaram em um dia. O elétrico da marca trouxe boas mudanças que iam além do visual repaginado.
O novo Chevrolet Bolt ganhou a companhia de uma espécie de crossover, o Bolt EUV, e um interior refeito, marcado por um painel de instrumentos digital e uma nova tela multimídia de 10,2 polegadas, bancos reformulados e o console central recebeu novos botões para o "câmbio" para ativar o sistema para se dirigir usando apenas um pedal.
Só que, antes de chegar ao Brasil, o novo Chevrolet Bolt começou a, literalmente, pegar fogo nos EUA. Isso fez com que a produção das baterias fosse voltada para atender ao recall gerado pelo defeito. O golpe final para o atraso do carro por aqui foi o fechamento das fábricas nos Estados Unidos, que devem retomar a produção somente no ano que vem. Aí sim o Chevrolet Bolt chegará de fato por aqui.
Partindo agora para os lançamentos da Chevrolet que não estão atrasados, a marca deve apresentar sua principal novidade de 2022 no final do primeiro semestre. Trata-se da nova geração da Montana, que já foi até flagrada em testes mostrando que subirá de nível para brigar com a Fiat Toro.
A parte positiva da longa paralisação das fábricas da Chevrolet é que a marca teve tempo para adaptar as linhas de montagem para a nova geração da Montana, que deve utilizar uma plataforma derivada do Tracker e ter um visual com faróis divididos. O novo projeto faz parte do investimento de R$ 10 bilhões da marca por aqui. O que ainda é mistério é a motorização, mas o atual 1.2 turbo de três cilindros do SUV, com até 133 cv, de fazer aparição em conjunto ao câmbio automático de 6 marchas.
Agora que a RAM 1500 já está de fato à venda no Brasil, as antigas promessas de outras montadoras para importar picapes de grande porte ao nosso mercado devem sair finalmente do papel. Uma delas deve ser a Chevrolet Silverado. O modelo já estava confirmado para a Argentina, mas atrasou por conta da velha conhecida pandemia.
Além da RAM 1500 e da Chevrolet Silverado, a Ford também pode trazer a F-150 no ano que vem. De olho nesse segmento, que é pequeno e de nicho, mas movimenta grandes quantias de dinheiro, a marca da Chevrolet não deve ficar de fora.
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