O quadro de executivos do grupo Hyundai-Kia deverá sofrer consideráveis alterações nos próximos anos diante do constante processo de transformação da indústria. Matéria recente do Korea Times revela que a companhia planeja realizar profundos cortes de equipe e que nomes de peso como Peter Schreyer e Albert Biermann poderão ser dispensados.

Os dois executivos são considerados peças-chave no processo de evolução vivido pelas montadoras sul-coreanas nos últimos anos, tendo participação fundamental na reputação alcançada globalmente pelas marcas. Justamente em razão desse trabalho bem sucedido é que rumores do tipo, com ambos sendo demitidos, chegam a ser encarados como surpreendentes.

Galeria: Kia K5 2021 (EUA)

A motivação vem exatamente da virada planejada pela grupo sul-coreano para os próximos anos. De acordo com fronte ligada à indústria local, “o Hyundai Motor Group está altamente inclinado a nomear novos rostos em um momento em que o grupo está tentando se transformar em uma empresa de mobilidade e não apenas em uma montadora”.

Se confirmada a especulação, a Hyundai-Kia perderá nomes em duas áreas fundamentais: design e pesquisa/desenvolvimento. Peter Schreyer, por exemplo, chegou ao grupo em 2006 e causou verdadeira revolução estética, principalmente na Kia. Ex-Audi, é considerado o "papa" da escola sul-coreana de design. No currículo, acumula criações de sucesso como Kia Soul (o chamado "carro design"), Kia K5, Hyundai i30 e Genesis G90.

Hyundai anuncia contratação de Albert Biermann, ex-engenheiro da BMW M
Albert Biermann

Albert Biermann, por sua vez, está na companhia desde 2015. Ex-engenheiro da divisão M da BMW, tem usado seus mais de 30 anos de experiência na preparação de veículos esportivos para alavancar a divisão N da Hyundai. Vem sendo bastante reconhecido pelos resultados entregues, incluindo as versões N de i20, i30, Kona, Elantra entre outros. Trabalhou também no desenvolvimento do Kia Stinger.

Veja também

Envie seu flagra! flagra@motor1.com