Depois de atiçar a curiosidade do público com a divulgação dos primeiros teasers, a Kia finalmente oficializa nesta quina-feira (16) o lançamento da nova geração da Carens. Historicamente enquadrado como minivan, o modelo sofre importante virada estética, adota forte pegada SUV e chega ao mercado classificado pela própria como "Veículo Recreativo". Bebe na mesma fonte da irmã maior Carnival, além de outros lançamentos recentes.
A plataforma, por exemplo, é compartilhada com o Seltos - SUV de porte equivalente ao do Hyundai Creta. No design, elementos da dianteira - especialmente faróis, grade e para-choque - lembram o recém-lançado Niro. Atrás, o formato da tampa do porta-malas e o desenho das lanterna automaticamente remetem ao Sportage. Chama atenção ainda o teto alto e quase plano, que maximiza o espaço livre dentro da cabine.
Ao todo, a Carens 2022 mede 4.540 milímetros de comprimento, 1.800 mm de largura e 1.700 mm de altura, com uma distância entre-eixos de generosos 2.780 mm - a mais longa do segmento. Na prática, as medidas deixaram o modelo ligeiramente maior que o antecessor em termos de comprimento total, além de consideravelmente mais espaçoso dentro da cabine. Já a largura é praticamente a mesma.
Por dentro, a cabine evoluiu bastante e em nada lembra o modelo que se despede. O painel segue o novo padrão de design e acabamento da Kia para lançamentos, incluindo materiais de melhor qualidade e revestimento em dois tons. O quadro de instrumentos é totalmente digital nas versões mais caras e, ao lado, uma tela sensível ao toque de 10,25 polegadas reúne as funções do sistema de entretenimento. É possível acomodar até 7 passageiros, divididos em três fileiras de assentos.
Entre outras novidades, há iluminação ambiente em LED com 64 cores, purificador de ar e assentos dianteiros ventilados. Completa o pacote sistema de som Bose de 8 alto-falantes, teto solar, modos de acionamento selecionáveis e amplo pacote de itens de segurança padrão: Hill-Assist Control, Brake Assist System, Downhill Brake Control e muito mais. Por um custo adicional, é possível levar sensores de estacionamento dianteiros e limpadores de pára-brisas automáticos.
Sob o capô, a versão destinada à Índia - primeiro país a receber o novo modelo - adota os mesmos motores do primo Seltos. A opção de entrada é um 1.5 aspirado a gasolina com 115 cv, seguido por um 1.4 turbo também a gasolina de 140 cv e, por fim, um 1.5 turbodiesel de 115 cv. O câmbio pode ser manual de 6 marchas, automático tradicional de 6 marchas ou automatizado de dupla embreagem e 7 relações.
As vendas no mercado indiano serão iniciadas no primeiro trimestre de 2022. Outros países receberão o modelo na sequência.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Kia Tasman: projeção revela variante SUV para brigar com Toyota SW4
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Antes da Tasman, Kia diz que quase fez picape grande rival da F-150
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Kia Sportage 2026 renova visual e abandona câmbio de dupla embreagem