Depois de atiçar a curiosidade do público com a divulgação dos primeiros teasers, a Kia finalmente oficializa nesta quina-feira (16) o lançamento da nova geração da Carens. Historicamente enquadrado como minivan, o modelo sofre importante virada estética, adota forte pegada SUV e chega ao mercado classificado pela própria como "Veículo Recreativo". Bebe na mesma fonte da irmã maior Carnival, além de outros lançamentos recentes.
A plataforma, por exemplo, é compartilhada com o Seltos - SUV de porte equivalente ao do Hyundai Creta. No design, elementos da dianteira - especialmente faróis, grade e para-choque - lembram o recém-lançado Niro. Atrás, o formato da tampa do porta-malas e o desenho das lanterna automaticamente remetem ao Sportage. Chama atenção ainda o teto alto e quase plano, que maximiza o espaço livre dentro da cabine.
Ao todo, a Carens 2022 mede 4.540 milímetros de comprimento, 1.800 mm de largura e 1.700 mm de altura, com uma distância entre-eixos de generosos 2.780 mm - a mais longa do segmento. Na prática, as medidas deixaram o modelo ligeiramente maior que o antecessor em termos de comprimento total, além de consideravelmente mais espaçoso dentro da cabine. Já a largura é praticamente a mesma.
Por dentro, a cabine evoluiu bastante e em nada lembra o modelo que se despede. O painel segue o novo padrão de design e acabamento da Kia para lançamentos, incluindo materiais de melhor qualidade e revestimento em dois tons. O quadro de instrumentos é totalmente digital nas versões mais caras e, ao lado, uma tela sensível ao toque de 10,25 polegadas reúne as funções do sistema de entretenimento. É possível acomodar até 7 passageiros, divididos em três fileiras de assentos.
Entre outras novidades, há iluminação ambiente em LED com 64 cores, purificador de ar e assentos dianteiros ventilados. Completa o pacote sistema de som Bose de 8 alto-falantes, teto solar, modos de acionamento selecionáveis e amplo pacote de itens de segurança padrão: Hill-Assist Control, Brake Assist System, Downhill Brake Control e muito mais. Por um custo adicional, é possível levar sensores de estacionamento dianteiros e limpadores de pára-brisas automáticos.
Sob o capô, a versão destinada à Índia - primeiro país a receber o novo modelo - adota os mesmos motores do primo Seltos. A opção de entrada é um 1.5 aspirado a gasolina com 115 cv, seguido por um 1.4 turbo também a gasolina de 140 cv e, por fim, um 1.5 turbodiesel de 115 cv. O câmbio pode ser manual de 6 marchas, automático tradicional de 6 marchas ou automatizado de dupla embreagem e 7 relações.
As vendas no mercado indiano serão iniciadas no primeiro trimestre de 2022. Outros países receberão o modelo na sequência.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia aprova visual ousado da nova picape Tasman
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Kia Tasman 2025: picape na versão básica revela visual menos chamativo
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Kia revela inédita picape média para rivalizar com Ranger e Hilux
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Kia venderá opcional para corrigir 'bizarrice' da Tasman 2025