Quando Kia revelou a nova geração do Carnival, evitou chamá-lo de minivan e usou o tero "Grand Utility Vehicle", tentando surfar na onda dos SUVs. Então não é nenhuma surpresa que o novo Carens, versão menor do Carnival, adote a mesma estratégia, recebendo um design mais próximo dos utilitários do que de uma minivan. O veículo teve suas primeiras imagens divulgadas, adiantando sua apresentação que acontecerá em breve.

Como na maioria dos designs recentes e bastante ousados da Kia, o novo Carens não se parece nada com o carro que ele substitui. Como hoje em dia tudo está virando SUV, a minivan segue o mesmo caminho, mudando seu design e carroceria o suficiente para que vire um crossover. Abraçando a identidade de design "Opostos Unidos", o Carens renovado tem faróis e lanternas com formato incomum, enquanto o perfil lateral é de um utilitário do que minivan.

2022 Kia Carens teaser
2022 Kia Carens teaser

Com rack no teto e revestimento de plástico nos arcos das rodas, olhando de lado até poderia pensar que trata-se do Sportage. você ficaria dispensado de pensar que a silhueta retrata um Sportage. Entretanto, o Carens tem um teto com uma linha mais plana, para maximizar o espaço interno, enquanto os vidros após as portas traseiras parecem maiores para acentar os traços de minivan, mesmo que a Kia não chame o veículo assim.

A marca sul-coreana também divulgou um esboço retratando o interior, que traz uma peça que passa por todo o painel, onde ficam o cluster digital para os instrumentos e a central multimídia de 10,25".  com um painel maciço que se estende por toda a largura do painel. Curiosamente, não há nada na parte em frente ao passageiro, o que pode ser apenas uma forma de disfarçar, já que é apenas um desenho.

Felizmente, o carro ainda terá controles separados para o ar-condicionado, montado abaixo das saídas de ar centrais. Também podemos notar a alavanca da transmissão automática, assim como o espaço para carregamento sem fio de smarphones logo à sua frente. Como a apresentação acontecerá na Índia, a Kia decidiu divulgar as imagens do Carens na versão para o país asiático, com o volante do lado direito.

Embora não tenha sido mencionado pela Kia, relatos vindos do segundo país mais populoso do mundo sugerem que a minivan será oferecida nas versões com 6 ou 7 assentos. Fala-se que a sua força virá de um par de motores 1.5 a gasolina ou a diesel, compartilhados com o compacto Seltos (aquele que chegou a ser cogitado para o Brasil) vendido na Índia. Curiosamente, apesar de não ser exatamente uma surpresa, a Hyundai estaria trabalhando em uma versão própria do carro, que pode ser batizada como Stargazer.

A Kia irá revelar a nova geração do Carens no dia 16 de dezembro. A minivan foi vendida no Brasil, mas não há muitas chances de que a marca sul-coreana a traga de volta ao país.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com