Vendido no Brasil desde o final de 2018, o Caoa Chery Arrizo 5 nunca realmente emplacou no mercado brasileiro, tanto que vendeu por aqui apenas 6 unidades no último mês de novembro. E durante um evento da marca sino-brasileira ontem (13), o presidente da Caoa Chery, Marcio Alfonso, revelou que o Arrizo 5 terá sua produção finalizada em breve na fábrica da marca em Jacareí (SP).
Como motivo para o fim da produção, o executivo da montadora citou o sucesso do Arrizo 6 e o mais recente Arrizo 6 Pro, dizendo que o público da marca acabou migrando do Arrizo 5 para os sedãs médios, que são mais refinados. Atualmente, o Arrizo 5 ainda aparece no site oficial da marca com preço tabelado em R$ 90.490 na versão RXS, a única vendida desde março deste ano, quando a Caoa Chery já começou a enxugar as opções do sedã compacto. Já o Arrizo 6 sai por R$ 126.990, enquanto o Arrizo 6 Pro custa R$ 140.990.
Para quem não se recorda muito do Arrizo 5, ele começou a ser vendido no Brasil no final de 2018 para brigar na época principalmente com o Volkswagen Virtus e Nissan Versa, ou seja, em um segmento de sedãs compactos com espaço interno elogiável. Naquele ano ele era vendido em duas versões: RX e RXT, com a primeira vindo com assistente de partida em rampa, faróis com ajuste elétrico, rodas aro 16”, ar-condicionado digital, câmera de ré, enquanto o segundo somava rodas de liga-leve de 17 polegadas, bancos de couro e teto solar elétrico.
O motor era sempre o 1.5 turbo flex com potência de 147 cv com gasolina e 150 cv quando abastecido com etanol, com o torque máximo sendo de 19,4 kgfm a 5.500 rpm seja qual fosse o combustível. As duas versões tinham transmissão automática CVT com 7 marchas simuladas. Em março de 2020 o sedã ganhou câmbio CVT com 9 marchas simuladas (duas a mais), o que permitiu um maior torque: passou de 19,4 kgfm para 21,4 kgfm. Um ano depois, ele passou a ser vendido somente na versão RXS, configuração intermediária da gama.
Embora o Arrizo 5 tenha sido lançado antes do Arrizo 6, ele não conseguiu fazer o mesmo sucesso do sedã médio. Prova disso é que no acumulado do ano entre janeiro e novembro, o Arrizo 5 teve apenas 436 unidades vendidas, ficando atrás até do antigo Honda City (5.998) e do Nissan Versa (9.824). Para efeito de comparação dentro de casa, o Arrizo 6 vendeu nos primeiros onze meses do ano 3.139 unidades – 2.703 unidades a mais que o Arrizo 5 e isso custando R$ 36.500 a mais.
Com isso, o Arrizo 5 vai dar adeus em breve devido ao sucesso do Arrizo 6 no mercado brasileiro. Ao menos por enquanto, o Arrizo 5 vai continuar existindo por aqui apenas na versão elétrica, o Arrizo 5e.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com fim dos estoques, Caoa Chery Arrizo 5 encerra vendas no Brasil
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Caoa Chery Arrizo 5 perde versões e se mantém apenas com a RXS de R$ 87.490
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Caoa Chery Arrizo 5 e Tiggo 2 têm descontos de até R$ 3.500
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Caoa Chery Tiggo 2 e Arrizo 5 são oferecidos com bônus de R$ 3.500