Se no Brasil o Mitsubishi ASX teve de sair de linha no Brasil para dar lugar ao Outlander Sport, na Europa o futuro do SUV será completamente diferente. Conforme antecipado recentemente pelo gerente de relações públicas da marca no mercado tcheco, o modelo ganhará uma geração completamente nova e estreará por volta de 2023. Fará parte do plano estratégico da empresa para a região e passará a ter parentesco direto com a Renault.

A francesa, inclusive, vem sendo apontada como peça-chave para manutenção e expansão da Mitsubishi no mercado europeu. Desde 2016 as duas marcas, junto com a Nissan, integram o mesmo grupo empresarial. A sinergia entre as três vem sendo ampliada nos últimos anos e inclui o compartilhamento de motores, plataformas e tecnologias.

Galeria: Mitsubishi ASX Flex

Não por acaso, o ASX 2023 nascerá justamente dessa estratégia. Ao que tudo indica, passará a ser construído sobre a plataforma modular CMF-B e dividirá diversos componentes com o Renault Captur europeu (uma geração à frente do modelo vendido no Brasil). Com a mudança, trocará ligeiramente de proposta e passará a rivalizar com SUVs de porte compacto, como Volkswagen T-Cross, Jeep Renegade e Peugeot 2008.

A troca de geração poderá ser vista por muitos como um downgrade, afinal o atual ASX adota plataforma de sedã médio (finado Lancer), oferece tração 4x4 e no começo da carreira (iniciada em 2010) competia com SUVs como Kia Sportage e Hyundai Tucson/ix35. Hoje, porém, o ASX envelheceu, os rivais cresceram e cabe os primos maiores Eclipse Cross e Outlander desempenharem esse papel.

Renault Captur 2020 (Europa)
Renault Captur para Europa

Apesar do rebaixamento, há vantagens: a nova arquitetura abrirá caminho para eletrificação e permitirá ao ASX contar com versões híbridas no portfólio (algo providencial, levando em conta as exigências do mercado europeu).

No visual, a identidade de design da Mitsubishi será bem representada para diferenciar o modelo em relação ao Captur. Nesse sentido, faróis, para-choques, grade e capô serão novos, como adianta projeção cedida pelo site Motor.es. O lançamento está programado para 2023.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com