À venda no mercado internacional desde 2010, o Mitsubishi ASX já passou da hora de se aposentar e abrir caminho para a chegada de uma geração inteiramente nova. No Brasil, o modelo recentemente saiu de linha foi substituído pelo Outlander Sport, que na prática nada mais é do que o mesmo modelo reestilizado. Já em mercados exteriores, a solução para renovação será outra e poderá envolver até mesmo a participação da Renault.

Em entrevista concedida à imprensa da República Tcheca, o gerente local de relações públicas da marca deixou escapar que novidades para o modelo já estão no calendário e devem ser apresentadas em até dois anos. Sem rodeios, declarou: "o novo ASX chegará no início de 2023". Demais detalhes não foram divulgados, o que acaba abrindo margem para especulações.

Galeria: Mitsubishi ASX 2020

Entre as apostas, há quem diga que o modelo será transformado em um rebadge da Renault e fará parte da estratégia de sinergia planejada entre as duas marcas (pertencentes ao mesmo grupo desde 2016). Nesse cenário, tudo indica que o Captur europeu (uma geração à frente do brasileiro) será usado como base.

O rumor vai ao encontro de informações divulgadas anteriormente pela própria Mitsubishi. Há poucos meses, a marca confirmou que lançará dois inéditos modelos na Europa em 2023 e o novo ASX poderá ser um deles. Se confirmado, o modelo passará por um downgrade e deixará de ser intermediário para se tornar compacto.

Renault Captur 2020 (Europa)
Renault Captur Europa

Hoje o ASX usa a plataforma do finado Lancer, um sedã médio, enquanto o novo deverá adotar a base CMF-B, para modelos compactos. No entanto, há vantagens: a nova arquitetura abrirá caminho para eletrificação e permitirá o lançamento de versões híbridas. A produção será concentrada ao lado do próprio Captur na fábrica de Valladolid, na Espanha, de modo a abastecer os principais mercados da região. Fora da Europa, porém, o futuro do ASX ainda é uma incógnita.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com