Num mês de novembro em que as vendas de veículos novos recuaram 24,84% frente ao mesmo período de 2020, o segmento de hatches foi ainda pior. Somando o total das três categorias (37.589), os números oficiais de emplacamentos apontaram uma queda de quase 50%. Na comparação com outubro (37.770), houve estabilidade.
Na faixa de entrada, onde a retração foi a maior (-56,8%), o grande responsável pelos números negativos foi o Mobi: com problemas de produção, o menor Fiat emplacou apenas 638 unidades, resultado mais fraco desde março de 2016, quando teve suas primeiras unidades comercializadas. Beneficiado com isso, o Renault Kwid (3.712) superou os 85% de market share, mesmo com a versão reestilizada prestes a ser lançada.
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
NOV/21 |
OUT/21 |
NOV/20 |
% NOV 21 |
% OUT 21 |
VARIAÇÃO NOV/OUT |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
RENAULT KWID |
46143 |
3712 |
2655 |
4260 |
85,29% |
47,38% |
39,81% |
-12,86% |
2º |
FIAT MOBI |
63104 |
638 |
2945 |
5711 |
14,66% |
52,55% |
-78,34% |
-88,83% |
3º |
CHEVROLET CELTA |
5 |
1 |
2 |
0 |
0,02% |
0,04% |
-50,00% |
- |
4º |
VW UP! |
1978 |
1 |
2 |
93 |
0,02% |
0,04% |
-50,00% |
-98,92% |
|
|
111230 |
4352 |
5604 |
10064 |
100,00% |
100,00% |
-22,34% |
-56,76% |
Entre os modelos intermediários, o Chevrolet Onix (9.326) recuperou com sobras uma liderança mensal que não ocupava desde fevereiro. A segunda posição coube ao Volkswagen Gol (6.866), que não tinha resultado similar desde março (6.890). Preferido em outubro e único entre os três primeiros a perder fôlego nas últimas semanas, o Argo (6.340) tem um leve favoritismo para encerrar 2021 à frente.
Adversário mais próximo do Fiat no ano, o Hyundai HB20 (5.540) teve seu pior desempenho desde maio de 2020 (2.218). Fechando o top 5, o Peugeot 208 (1.653) foi o único da lista a crescer (+50,4%). Do sexto colocado em diante, nenhum representante teve queda inferior a 49%, índice do Toyota Yaris (1.286).
Separados por apenas 1 unidade, Polo (579) e Renault Sandero (578) vieram na sequência, com o VW em seu momento mais crítico desde outubro de 2017 (577). Com aposentadoria oficialmente confirmada para este mês, o Honda Fit ficou abaixo das 400 unidades (390). Também em reta final de carreira, o Fiat Uno sequer chegou a 100 unidades (97).
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
NOV/21 |
OUT/21 |
NOV/20 |
% NOV 21 |
% OUT 21 |
VARIAÇÃO NOV/OUT |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
62098 |
9326 |
5157 |
14292 |
28,28% |
16,25% |
80,84% |
-34,75% |
2º |
VW GOL |
57901 |
6866 |
5039 |
8400 |
20,82% |
15,88% |
36,26% |
-18,26% |
3º |
FIAT ARGO |
80136 |
6340 |
8381 |
8455 |
19,22% |
26,41% |
-24,35% |
-25,01% |
4º |
HYUNDAI HB20 |
78530 |
5540 |
5844 |
9465 |
16,80% |
18,41% |
-5,20% |
-41,47% |
5º |
PEUGEOT 208 |
14529 |
1653 |
2270 |
1099 |
5,01% |
7,15% |
-27,18% |
50,41% |
6º |
TOYOTA YARIS |
19589 |
1286 |
1087 |
2567 |
3,90% |
3,43% |
18,31% |
-49,90% |
7º |
VW POLO |
18956 |
579 |
1040 |
3801 |
1,76% |
3,28% |
-44,33% |
-84,77% |
8º |
RENAULT SANDERO |
11666 |
578 |
424 |
2377 |
1,75% |
1,34% |
36,32% |
-75,68% |
9º |
HONDA FIT |
6708 |
390 |
512 |
916 |
1,18% |
1,61% |
-23,83% |
-57,42% |
10º |
VW FOX |
17862 |
320 |
1595 |
2229 |
0,97% |
5,03% |
-79,94% |
-85,64% |
11º |
FIAT UNO |
19420 |
97 |
363 |
2977 |
0,29% |
1,14% |
-73,28% |
-96,74% |
12º |
FORD KA |
8461 |
7 |
23 |
7526 |
0,02% |
0,07% |
-69,57% |
-99,91% |
13º |
CHEVROLET AGILE |
2 |
1 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
|
|
395858 |
32983 |
31735 |
64104 |
100,00% |
100,00% |
3,93% |
-48,55% |
Entre os modelos mais sofisticados, a liderança foi decidida por apenas 10 unidades a favor do Mini Cooper (94) sobre o Chevrolet Cruze Sport 6 (84), este último em seu mês mais fraco desde abril do ano passado (73). Com nova geração nas lojas, o Audi A3 (38) completou o pódio. Preferido no mês passado, quando registrou recorde de vendas para um elétrico no país, o Nissan Leaf (12) foi o quarto.
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
NOV/21 |
OUT/21 |
NOV/20 |
% NOV 21 |
% OUT 21 |
VARIAÇÃO NOV/OUT |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
MINI COOPER/JCW |
893 |
94 |
111 |
121 |
37,01% |
25,75% |
-15,32% |
-22,31% |
2º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
1664 |
84 |
101 |
146 |
33,07% |
23,43% |
-16,83% |
-42,47% |
3º |
AUDI A3 |
81 |
38 |
4 |
71 |
14,96% |
0,93% |
850,00% |
-46,48% |
4º |
NISSAN LEAF |
248 |
12 |
192 |
8 |
4,72% |
44,55% |
-93,75% |
50,00% |
5º |
BMW i3 |
155 |
10 |
11 |
7 |
3,94% |
2,55% |
-9,09% |
42,86% |
6º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A |
151 |
7 |
11 |
25 |
2,76% |
2,55% |
-36,36% |
-72,00% |
7º |
VW FUSCA |
24 |
6 |
1 |
3 |
2,36% |
0,23% |
500,00% |
100,00% |
8º |
RENAULT ZOE |
53 |
2 |
0 |
0 |
0,79% |
0,00% |
- |
- |
9º |
PEUGEOT 308 |
1 |
1 |
0 |
0 |
0,39% |
0,00% |
- |
- |
|
|
3270 |
254 |
431 |
381 |
100,00% |
100,00% |
-41,07% |
-33,33% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Onix volta a ser produzido no Brasil após 27 dias de paralisação
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Novo Chevrolet Onix 2026: quais novidades esperar de hatch e sedã
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Novo Chevrolet Onix 2025 aparece pela primeira vez nas ruas
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Onix já atende novas regras de emissões e eletrificação ficará de fora