Após meses de rumores e especulações, a Toyota parece finalmente próxima de apresentar ao público o Corolla Hatchback em versão esportiva GR. A variante desenvolvida pela divisão de performance Gazoo Racing chegará ao mercado em 2022 e promete brigar principalmente com Honda Civic Type R e Subaru WRX STI. Em teaser, o modelo aparece ainda bastante camuflado e tanta não chamar atenção posicionado ao lado de um contêiner, em segundo plano.

Herdará diversos recursos do primo menor GR Yaris europeu, incluindo o elogiado motor turbo. O propulsor é um 1.6 turbo de 3 cilindros, considerado um dos mais potentes do mundo na categoria. Ao que tudo indica, entregará no Corolla cerca de 272 cv de potência. O projeto incluirá ainda outras importantes modificações, tudo para fazer jus à sigla GR e tornar o hatchback um verdadeiro veículo de desempenho.

 

Entre as principais modificações, destaque para nova suspensão, sistema de freios aprimorado e conjunto de pneus revistos. Além disso, o sistema de tração nas quatro rodas - batizado de GR Four - terá distribuição de torque polarizada para a traseira e diferenciais de deslizamento limitado em ambos os eixos. Chama atenção ainda o fato de a Toyota fugir da eletrificação e apostar em um motor puro movido apenas a gasolina - algo cada vez mais raro no segmento.

Toyota GR Corolla Teaser
Toyota GR Corolla Teaser

Ao que tudo indica, o Corolla GR chegará tanto aos mercados da Europa quanto aos Estados Unidos. O lançamento no Brasil, porém, está praticamente descartado, já que a carroceria hatchback não é oferecida por aqui. Ficaremos apenas a versão GR-S, baseada no sedã e focada apenas em alterações estéticas e aprimoramentos pontuais na suspensão. Futuramente, a versão GR-Sport do Corolla Cross também poderá ser lançada por aqui.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com