Depois de ser lançado em países como Tailândia, Brasil, Japão e Estados Unidos, o Toyota Corolla Cross segue carreira internacional com estreia na Europa. Por lá, o SUV estará à venda a partir de ano que vem e terá posicionamento intermediário entre C-HR e RAV4. O conjunto mecânico é sempre híbrido e já de quinta geração, ou seja, mais avançado que o usado pelo modelo em todos os demais mercados.
Nesta nova versão, o sistema conta com baterias de lítio mais potentes e mais leves (redução de 40% no peso), além de associar o motor elétrico ao propulsor 2.0 a gasolina (e não ao 1.8 como acontece no Brasil). O conjunto entrega potência de 197 cv (contra 122 cv do anterior) e garante aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 8,1 segundos (contra 12,1 segundos). A tração padrão é dianteira FWD.
Galeria: Toyota Corolla Cross 2022 (Europa)
Há ainda uma variante com tração integral AWD-i, que adiciona mais um motor elétrico ao pacote (instalado estrategicamente no eixo traseiro) e agrega mais 42 cv. O propulsor extra é acionado automaticamente para dar mais tração em condições de baixa aderência. A Toyota diz ainda que otimizou as respostas de todo o sistema com maior linearidade no funcionamento e realizou nova calibração entre o motor e a pressão no pedal do acelerador.
Do ponto de vista de equipamentos, há ainda mais mudanças na comparação com a versão brasileira. O Corolla Cross para Europa é o primeiro a contar com quadro de instrumentos totalmente digital com tela de 12,3 polegadas. No Brasil e em outros mercados, o modelo usa uma tela de apenas 7 polegadas, mesclando alguns elementos analógicos. Muda também a tela do sistema multimídia: aqui tem 8 polegadas e lá alcança 10,5 polegadas, além de contar com processador mais rápido.
O pacote Toyota Smart Connect permite ao motorista acesso ao navegador em nuvem com informações sobre eventos rodoviários, assistente de voz e atualizações online, enquanto os serviços conectados do app MyT incluem avaliação do estilo de condução, localização do carro, acionamento do ar-condicionado e partida remota.
Já a lista de recursos de assistência inclui piloto automático adaptativo, alerta de ponto-cego, alerta de colisão com frenagem automática com detector de pedestres e ciclistas, farol-alto automático, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e alerta de tráfego cruzado, alerta de mudança de faixas. Destaque ainda para o novo airbag frontal central, que evita choques entre os ocupantes em casos de impacto lateral.
Ainda na comparação com o Corolla Cross do Brasil, o europeu oferece freio de estacionamento eletrônico (o nacional adota o obsoleto freio por pedal) e disposição exclusiva de iluminação para os faróis (com LEDs mais refinados e destacadas na parte superior). Além disso, há suspensão independente na traseira (aqui o modelo usa eixo de torção) e escape melhor posicionado (sem o estranho arranjo saliente visto no nacional).