A Brabus não é estranha às páginas do Motor1.com. A customizadora alemã se especializou em veículos Smart, Maybach e Mercedes-Benz desde 1977. Ela é tão relevante em sua terra natal que é considerada uma espécie de "segunda AMG". Após décadas ganhando notoriedade por fazer carros de mais de 1.000 cv, ela deve entrar no mundo das motos com a Brabus 1300 R.
Em um pedido de patente registrada junto ao Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO) em agosto de 2021, a empresa solicitou o uso do nome Brabus 1300 R para “Motocicletas; peças estruturais para motocicletas; peças e acessórios para veículos terrestres; veículos motorizados de duas rodas”. O EUIPO concedeu à Brabus a patente em 24 de novembro de 2021.
A Brabus pode ser conhecida por Mercedes bombados, mas está baseando sua incursão no motociclismo com as KTM 1290 Super Duke R e RR. No acabamento R padrão, a Super Duke tem um motor em V de 1.301 cm³ entregando 180 cv de potência. A variante RR mantém a mesma potência, mas reduz o peso de 200 kg para 179 kg. O peso em ordem de marcha da Brabus 1300 R deve ficar entre esses números. Ainda sem informações confirmadas, esperamos que a customizadora alemã continue a usar e abusar dos componentes de fibra de carbono, além de entregar alguns bons cavalos extras de potência.
A Brabus também deve ajustar as dimensões da Super Duke. A distância entre-eixos será 5 mm mais curta do que a da moto original, indicando ainda uma possível mudança revisão transmissão final por corrente. A largura foi encurtada em 30 mm, sugerindo um guidão encurtado ou uso de semi-guidões menores, de acordo com as patentes registradas.
Apesar de ser a primeira moto da Brabus, não será a primeira KTM customizada por uma empresa independente. A Krämer Motorcycles oferece há anos motocicletas prontas para corrida baseadas na 690 Duke e na 890 Duke R. A Brabus pode estar se aventurando em um novo território, mas com as 1290 Super Duke R e RR como base, será difícil errar.