Maior mercado do continente europeu, a Alemanha registrou em outubro um de seus piores meses nas vendas de veículos novos. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no país, foram comercializadas no mês passado 178.863 unidades, quase 35% a menos do que há um ano. No acumulado dos dez primeiros meses (2.196.244), a retração agora é de 5,2%.
Segundo o Best Selling Cars Blog, especialistas apontam que este poderá ser o pior ano desde 1985. A Volkswagen (28.211) manteve uma folgada liderança, mas novamente abaixo dos 16% de market share. Batida pela BMW (17.452) nos últimos dois meses, a Mercedes (17.978) recuperou por pouco a 2ª posição. Sexta, a Audi (8.842) perdeu quase 60% de seus compradores de 2020.
POS. |
MARCA |
OUT.21 |
% MERCADO 2021 |
OUT.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
VW |
28.211 |
15,8% |
47.204 |
17,2% |
-40,2% |
2º |
MERCEDES-BENZ |
17.978 |
10,1% |
32.698 |
11,9% |
-45,0% |
3º |
BMW |
17.452 |
9,8% |
20.825 |
7,6% |
-16,2% |
4º |
OPEL |
12.204 |
6,8% |
16.867 |
6,1% |
-27,6% |
5º |
FORD |
9.968 |
5,6% |
16.572 |
6,0% |
-39,9% |
6º |
AUDI |
8.842 |
4,9% |
20.922 |
7,6% |
-57,7% |
7º |
HYUNDAI |
8.096 |
4,5% |
10.458 |
3,8% |
-22,6% |
8º |
SKODA |
7.661 |
4,3% |
17.151 |
6,3% |
-55,3% |
9º |
RENAULT |
7.354 |
4,1% |
12.940 |
4,7% |
-43,2% |
10º |
KIA |
5.898 |
3,3% |
6.352 |
2,3% |
-7,1% |
11º |
FIAT |
5.394 |
3,0% |
6.733 |
2,5% |
-19,9% |
12º |
SEAT |
5.109 |
2,9% |
9.944 |
3,6% |
-48,6% |
13º |
TOYOTA |
4.855 |
2,7% |
7.979 |
2,9% |
-39,2% |
14º |
PEUGEOT |
4.261 |
2,4% |
5.054 |
1,8% |
-15,7% |
15º |
VOLVO |
3.754 |
2,1% |
4.571 |
1,7% |
-17,9% |
16º |
MITSUBISHI |
3.635 |
2,0% |
3.432 |
1,3% |
5,9% |
17º |
DACIA |
3.103 |
1,7% |
4.568 |
1,7% |
-32,1% |
18º |
MINI |
2.977 |
1,7% |
4.347 |
1,6% |
-31,5% |
19º |
SMART |
2.758 |
1,5% |
2.441 |
0,9% |
13,0% |
20º |
PORSCHE |
2.688 |
1,5% |
2.711 |
1,0% |
-0,8% |
... |
... |
... |
... |
|
... |
|
|
TOTAL |
178.683 |
100,0% |
274.303 |
100,0% |
-34,9% |
|
ACUMULADO |
2.196.244 |
100,0% |
2.316.134 |
100,0% |
-5,2% |
No ranking de modelos, um fato histórico. Líder em seu país desde abril de 1992 de acordo com o BSCB, o VW Golf (3.842) – que perdeu quase 2/3 de seus compradores nos últimos doze meses – foi superado pelo T-Roc (4.486). Esta, aliás, foi a 1ª vez em que um SUV comandou as ações no mercado alemão. Em alta de quase 70%, o VW T-Cross conquistou uma inédita presença no pódio.
Ausente das primeiras colocações nos últimos meses – no mês passado havia sido o 21º -, o Ford Focus (3.427) apareceu em 4º, pouco à frente do Opel Corsa (3.384) e do BMW Série 3 (3.161). Presente nos últimos nove top 10, o VW Up (2.353) desta vez foi apenas o 15º. Modelo 100% elétrico mais bem posicionado no ranking, o Renault Zoe (2.209) foi o 19º.
Com alta de quase 20%, o Smart Fortwo (2.195) ficou à frente do VW ID.3 (2.145), garantindo o último lugar no top 20. Vice-líder em setembro, quando por muito pouco não teve a honra agora reservada ao T-Roc, o Tesla Model 3 (1.359) despencou para o 43º lugar. O mau desempenho da Audi se refletiu na ausência de modelos da marca entre os 30 primeiros colocados, com o Q5 (1.802) apenas em 31º.
POS. |
MODELO |
OUT.21 |
% MERCADO 2021 |
OUT.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
VW T-ROC |
4.486 |
2,5% |
5.428 |
2,0% |
-17,4% |
2º |
VW GOLF |
3.843 |
2,2% |
11.290 |
4,1% |
-66,0% |
3º |
VW T-CROSS |
3.724 |
2,1% |
2.219 |
0,8% |
67,8% |
4º |
FORD FOCUS |
3.427 |
1,9% |
5.132 |
1,9% |
-33,2% |
5º |
OPEL CORSA |
3.384 |
1,9% |
7.185 |
2,6% |
-52,9% |
6º |
BMW SÉRIE 3 |
3.161 |
1,8% |
4.955 |
1,8% |
-36,2% |
7º |
MINI |
2.977 |
1,7% |
4.347 |
1,6% |
-31,5% |
8º |
FORD KUGA |
2.692 |
1,5% |
1.900 |
0,7% |
41,7% |
9º |
MITSUBISHI MIRAGE |
2.656 |
1,5% |
1.480 |
0,5% |
79,5% |
10º |
FIAT DUCATO |
2.635 |
1,5% |
2.616 |
1,0% |
0,7% |
11º |
OPEL MOKKA |
2.625 |
1,5% |
0 |
0,0% |
- |
12º |
MERCEDES CLASSE A |
2.586 |
1,4% |
4.279 |
1,6% |
-39,6% |
13º |
FIAT 500 |
2.461 |
1,4% |
3.084 |
1,1% |
-20,2% |
14º |
KIA CEED |
2.452 |
1,4% |
2.367 |
0,9% |
3,6% |
15º |
VW UP |
2.353 |
1,3% |
3.058 |
1,1% |
-23,1% |
16º |
MERCEDES CLASSE E |
2.326 |
1,3% |
4.364 |
1,6% |
-46,7% |
17º |
OPEL ASTRA |
2.282 |
1,3% |
3.608 |
1,3% |
-36,8% |
18º |
MERCEDES GLC |
2.260 |
1,3% |
4.172 |
1,5% |
-45,8% |
19º |
RENAULT ZOE |
2.209 |
1,2% |
5.010 |
1,8% |
-55,9% |
20º |
SMART FORTWO |
2.195 |
1,2% |
1.846 |
0,7% |
18,9% |
21º |
VW ID.3 |
2.145 |
1,2% |
2.647 |
1,0% |
-19,0% |
22º |
VW PASSAT |
2.116 |
1,2% |
5.209 |
1,9% |
-59,4% |
23º |
VW POLO |
2.036 |
1,1% |
4.227 |
1,5% |
-51,8% |
24º |
MERCEDES GLA |
2.006 |
1,1% |
1.959 |
0,7% |
2,4% |
25º |
HYUNDAI KONA |
1.992 |
1,1% |
3.583 |
1,3% |
-44,4% |
26º |
BMW X3 |
1.955 |
1,1% |
1.450 |
0,5% |
34,8% |
27º |
VW TRANSPORTER |
1.955 |
1,1% |
3.206 |
1,2% |
-39,0% |
28º |
VW TIGUAN |
1.946 |
1,1% |
4.656 |
1,7% |
-58,2% |
29º |
BMW SÉRIE 5 |
1.851 |
1,0% |
2.415 |
0,9% |
-23,4% |
30º |
BMW SÉRIE 1 |
1.850 |
1,0% |
2.998 |
1,1% |
-38,3% |
31º |
AUDI Q5 |
1.802 |
1,0% |
2.925 |
1,1% |
-38,4% |
32º |
BMW X1 |
1.797 |
1,0% |
1.847 |
0,7% |
-2,7% |
33º |
SKODA ENYAQ |
1.790 |
1,0% |
0 |
0,0% |
- |
34º |
MERCEDES CLASSE V |
1.789 |
1,0% |
2.386 |
0,9% |
-25,0% |
35º |
MERCEDES CLA |
1.681 |
0,9% |
2.662 |
1,0% |
-36,9% |
36º |
PEUGEOT 208 |
1.661 |
0,9% |
1.043 |
0,4% |
59,3% |
37º |
HYUNDAI TUCSON |
1.654 |
0,9% |
1.304 |
0,5% |
26,8% |
38º |
OPEL INSIGNIA |
1.508 |
0,8% |
1.290 |
0,5% |
16,9% |
39º |
SKODA OCTAVIA |
1.494 |
0,8% |
5.208 |
1,9% |
-71,3% |
40º |
AUDI Q3 |
1.463 |
0,8% |
2.535 |
0,9% |
-42,3% |
41º |
DACIA SANDERO |
1.451 |
0,8% |
1.333 |
0,5% |
8,9% |
42º |
BMW I3 |
1.417 |
0,8% |
1.179 |
0,4% |
20,2% |
43º |
TESLA MODEL 3 |
1.359 |
0,8% |
171 |
0,1% |
694,7% |
44º |
BMW SÉRIE 2 |
1.282 |
0,7% |
2.233 |
0,8% |
-42,6% |
45º |
SEAT LEON |
1.265 |
0,7% |
1.915 |
0,7% |
-33,9% |
46º |
MERCEDES GLE |
1.237 |
0,7% |
2.221 |
0,8% |
-44,3% |
47º |
VOLVO XC60 |
1.237 |
0,7% |
1.306 |
0,5% |
-5,3% |
48º |
BMW X5 |
1.213 |
0,7% |
1.242 |
0,5% |
-2,3% |
49º |
RENAULT CAPTUR |
1.204 |
0,7% |
2.143 |
0,8% |
-43,8% |
50º |
FORD TRANSIT |
1.193 |
0,7% |
1.286 |
0,5% |
-7,2% |
Observação: Números de outubro/20 indisponíveis para o Opel Mokka.
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Exclusivo do Brasil, VW Golf MK4,5 entra no acervo da marca
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Análise: Novo VW Golf GTI vem em 2025, mas não para brigar com Civic Type R
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
VW Argentina: "Trazer de volta o Golf é uma prioridade para nós"
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Volkswagen Golf atual pode seguir em linha por mais 10 anos