Em queda pelo 4º mês consecutivo, as vendas de veículos novos na Itália em outubro superaram por pouco a barreira das 100 mil unidades (101.015), resultado 35,7% inferior ao do mesmo período de 2020 e quase 20% pior do que o de 2019. Segundo a Unrae, entidade responsável pelos números oficiais, o acumulado (1.266.629) ainda é positivo em quase 13%.
Na disputa entre as montadoras, a líder Fiat (17.116) emplacou mais do que o dobro da VW (7.641) e ainda aumentou em quase 4 pontos percentuais a sua participação de mercado nos últimos doze meses. A Toyota (5.793) por muito pouco não perdeu o 3º lugar para a Renault (5.736). Na 8ª posição, a Hyundai (4.362) foi a única a registrar números positivos.
POS. | MARCA | OUT.21 | % MERC. OUT.21 | OUT.20 | % MERC. OUT.20 | % VAR. 2021/2020 |
1º | FIAT | 17.116 | 16,9% | 20.400 | 13,0% | -16,1% |
2º | VOLKSWAGEN | 7.641 | 7,6% | 12.752 | 8,1% | -40,1% |
3º | TOYOTA | 5.793 | 5,7% | 8.312 | 5,3% | -30,3% |
4º | RENAULT | 5.736 | 5,7% | 9.137 | 5,8% | -37,2% |
5º | DACIA | 5.188 | 5,1% | 5.563 | 3,5% | -6,7% |
6º | FORD | 4.500 | 4,5% | 10.297 | 6,6% | -56,3% |
7º | PEUGEOT | 4.438 | 4,4% | 8.654 | 5,5% | -48,7% |
8º | HYUNDAI | 4.362 | 4,3% | 4.069 | 2,6% | 7,2% |
9º | KIA | 4.009 | 4,0% | 4.271 | 2,7% | -6,1% |
10º | BMW | 3.838 | 3,8% | 5.293 | 3,4% | -27,5% |
11º | CITROËN | 3.739 | 3,7% | 7.944 | 5,1% | -52,9% |
12º | JEEP | 3.705 | 3,7% | 6.271 | 4,0% | -40,9% |
13º | MERCEDES-BENZ | 3.664 | 3,6% | 5.733 | 3,6% | -36,1% |
14º | SUZUKI | 3.393 | 3,4% | 4.951 | 3,1% | -31,5% |
15º | LANCIA | 3.012 | 3,0% | 4.717 | 3,0% | -36,1% |
16º | AUDI | 2.986 | 3,0% | 5.619 | 3,6% | -46,9% |
17º | OPEL | 2.496 | 2,5% | 6.141 | 3,9% | -59,4% |
18º | NISSAN | 2.132 | 2,1% | 3.472 | 2,2% | -38,6% |
19º | VOLVO | 1.398 | 1,4% | 1.897 | 1,2% | -26,3% |
20º | MINI | 1.280 | 1,3% | 1.883 | 1,2% | -32,0% |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
| TOTAL | 101.015 | 100,0% | 157.188 | 100,0% | -35,7% |
| ACUMULADO | 1.266.629 | 100,0% | 1.123.523 | 100,0% | 12,7% |
Com seu maior market share desde 1989 (11%), segundo o Best Selling Cars Blog, o Fiat Panda (11.130) liderou com mais do que o triplo do Fiat 500 (3.310), modelo mais próximo. O 500, aliás, teve mais de 90% de suas unidades oriundas de versões híbridas e elétricas. O Lancia Ypsilon (3.015) completou o pódio com pouco mais de 600 unidades à frente do Citroën C3 (2.401).
Completando o top 5, o Renault Captur (2.176) superou a dupla da Jeep para liderar entre os SUVs e crossovers. Com 1.798 unidades, o T-Cross foi o único VW na parte de cima da tabela. Aguardando para o Brasil em 2022 como versão elétrica do Renault Kwid, o Dacia Spring (1.777) ficou próximo de seu 1º top 10 por lá. Aposentado por aqui, o Ford EcoSport (1.283) por pouco não figurou entre os 20 primeiros por lá, em um dos poucos mercados europeus onde não foi ofuscado pelo Puma.
Carros mais vendidos na Itália em outubro de 2021
POS. | MODELO | OUT.21 | % MERC. OUT.21 | OUT.20 | % MERC. OUT.20 | % VAR. 2021/2020 |
1º | FIAT PANDA | 11.130 | 11,0% | 15.094 | 9,6% | -26,3% |
2º | FIAT 500 | 3.310 | 3,3% | 3.601 | 2,3% | -8,1% |
3º | LANCIA YPSILON | 3.015 | 3,0% | 4.719 | 3,0% | -36,1% |
4º | CITROËN C3 | 2.401 | 2,4% | 4.714 | 3,0% | -49,1% |
5º | RENAULT CAPTUR | 2.176 | 2,2% | 3.757 | 2,4% | -42,1% |
6º | JEEP COMPASS | 1.895 | 1,9% | 2.782 | 1,8% | -31,9% |
7º | JEEP RENEGADE | 1.878 | 1,9% | 3.430 | 2,2% | -45,2% |
8º | DACIA SANDERO | 1.872 | 1,9% | 2.728 | 1,7% | -31,4% |
9º | PEUGEOT 2008 | 1.843 | 1,8% | 2.437 | 1,6% | -24,4% |
10º | VW T-CROSS | 1.798 | 1,8% | 1.870 | 1,2% | -3,9% |
11º | VW T-ROC | 1.794 | 1,8% | 2.221 | 1,4% | -19,2% |
12º | DACIA SPRING | 1.777 | 1,8% | 0 | 0,0% | - |
13º | RENAULT CLIO | 1.702 | 1,7% | 3.429 | 2,2% | -50,4% |
14º | VW POLO | 1.664 | 1,6% | 1.802 | 1,1% | -7,7% |
15º | TOYOTA YARIS CROSS | 1.571 | 1,6% | 0 | 0,0% | - |
16º | DACIA DUSTER | 1.568 | 1,6% | 2.668 | 1,7% | -41,2% |
17º | FORD FOCUS | 1.448 | 1,4% | 1.901 | 1,2% | -23,8% |
18º | HYUNDAI I10 | 1.411 | 1,4% | 1.309 | 0,8% | 7,8% |
19º | HYUNDAI TUCSON | 1.361 | 1,3% | 645 | 0,4% | 111,0% |
20º | SUZUKI SWIFT | 1.334 | 1,3% | 1.692 | 1,1% | -21,2% |
21º | FORD ECOSPORT | 1.283 | 1,3% | 823 | 0,5% | 55,9% |
22º | OPEL CORSA | 1.166 | 1,2% | 3.298 | 2,1% | -64,6% |
23º | SUZUKI IGNIS | 1.166 | 1,2% | 2.131 | 1,4% | -45,3% |
24º | PEUGEOT 208 | 1.160 | 1,1% | 2.335 | 1,5% | -50,3% |
25º | KIA SPORTAGE | 1.154 | 1,1% | 836 | 0,5% | 38,0% |
26º | FIAT 500L | 1.138 | 1,1% | 1.606 | 1,0% | -29,1% |
27º | KIA PICANTO | 1.114 | 1,1% | 1.028 | 0,7% | 8,4% |
28º | PEUGEOT 3008 | 1.062 | 1,1% | 1.822 | 1,2% | -41,7% |
29º | TOYOTA YARIS | 1.014 | 1,0% | 4.340 | 2,8% | -76,6% |
30º | FIAT TIPO | 1.007 | 1,0% | 1.531 | 1,0% | -34,2% |
Fontes: Unrae / Best Selling Cars Blog