A Nissan anunciou um plano ambicioso de eletrificação de toda a sua linha, prometendo lançar 23 modelos eletrificados até o final da década, sendo 15 totalmente elétricos. Embora ainda esteja cedo para revelar quais são estes carros exatamente, a marca japonesa mostrou alguns conceitos para dar uma ideia do que esperar nos próximos anos. E, entre eles, está uma picape futurista que deve antecipar o modelo totalmente elétrico abaixo da Frontier e com porte de Fiat Toro.
Esta possível picape compacta tem aparecido em rumores há um tempo e a própria Nissan já comentou que tem interesse em ampliar sua linha nesta categoria, mas sem confirmar (ou desmentir) que estuda este modelo. Segundo fontes do site Automotive News, a ideia seria ter uma caminhonete menor do que a Frontier e que seja desenvolvida para ser elétrica desde o começo. Na época, já se falava que seria parte da estratégia de eletrificação da fabricante.
O conceito, batizado como Surf-Out, nos dá uma ideia de como pode ser esta futura picape. Tem uma construção monobloco e cabine simples, com espaço para apenas duas pessoas. A caçamba tem um espaço bem generoso. “A Nissan Surf-Out busca entregar um rodar suave independente do terreno, permitindo que os clients cheguem em qualquer lugar com conforto e confiança. A variedade de fontes de energia do veículo, e a caçamba baixa e de assoalho liso foi feita para te ajudar a ir onde quiser e amplificar sua experiência quando chegar lá”, diz a marca no material divulgado.
Como é apenas um protótipo, a fabricante não divulgou detalhes como medidas, autonomia ou desempenho. Disse apenas que foi criada para ter tração integral com dois motores, um em cada eixo, entregando vários níveis de potência. É possível que seja um dos veículos que utilizarão baterias de estado sólido, menores, mais leves e que podem ser recarregadas mais rapidamente.
Seu design é bem incomum, com uma frente transparente usando iluminação em LED em volta do que seria a grade e o nome da Nissan escrito no centro. Um ponto curioso é a traseira, com o mesmo estilo que a frente, mas com alguns emojis, mostrando que pode ser personalizada. Também chama a atenção a cobertura opaca para a caçamba. O interior utiliza um banco interiço, sem ter a divisão do console central, enquanto o painel tem uma tela horizontal enorme e um volante retangular sem botões, que obviamente não estará na versão final.
Apesar da Nissan ter mostrado interesse e até revelar este conceito, ainda não está certo que será produzido. O fato de um protótipo aparecer é uma boa notícia, mostrando que a fabricante realmente está de olho no segmento e que estuda se é viável. E, até o momento, o mais próximo de uma opção eletrificada nesta categoria que temos é a Ford Maverick, que tem uma motorização híbrida. Ser totalmente elétrica seria um belo diferencial, principalmente para Europa e Estados Unidos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com nova geração lá fora, Nissan Kicks tem R$ 13.000 de bônus no Brasil
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
"Será uma picape emocionante", diz Nissan sobre nova Frontier
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Teste Nissan Sentra Advance 2025: chega de SUV, por favor
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil