Apresentada ao mundo nesta quarta-feira (24), a nova geração da Ford Ranger já nasceu alinhada com as mais modernas diretrizes da indústria em termos de propulsão. Conforme adiantado pela própria marca, a picape está desde já apta a receber conjuntos eletrificados e ganhará dentro de alguns anos inédita versão híbrida. Detalhes ainda são limitados, mas tudo indica que a novidade será lançada em 2024.
“Habilitamos a eletrificação na plataforma. Não vamos falar quando estará disponível, mas a demanda por eletrificação é vista globalmente e a Ranger é uma picape global", disse um dos engenheiros responsáveis pelo projeto. "O novo chassi criou mais espaço sob o capô para abrigar o motor a diesel V6 e isso ajudou a preparar a Ranger para outras tecnologias de propulsão”, explicou.
Apesar da expectativa, ainda não está claro qual será o conjunto híbrido da futura Ranger. Alguns apostam que será uma variante com sistema híbrido-diesel, enquanto outros acreditam que será híbrido-gasolina. Neste último caso, tudo aponta para adoção do motor 2.3 EcoBoost associado a um ou mais propulsores elétricos. A opção híbrida também será oferecida para o SUV Everest, feito na mesma plataforma e com nova geração programada para breve.
Além da Ford, outras importantes montadoras já sinalizaram interesse no lançamento de picapes médias eletrificadas nos próximos anos. É o caso da Toyota com a Hilux de nova geração (programada para 2024), a Nissan com a próxima Frontier e a Mitsubishi com a futura L200 Triton. Resta saber qual colocará seu representante híbrido primeiro no mercado. A Ford, ao que tudo indica, parece ser a mais adiantada.
No Brasil, a nova geração da Ranger será lançada em 2023 inicialmente somente com motores turbodiesel. A produção será concentrada na Argentina, onde a fábrica de Pacheco está recebendo investimentos da ordem de US$ 580 milhões para produzir o modelo. A opção eletrificada deverá ficar para um segundo momento.
Fonte: Drive
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford apresenta Ranger Cabine Simples com chance de vir ao Brasil
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
CEO da Ford sobre inédita Ranger elétrica: 'será incrível e emocionante'
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Ford lança Ranger Black 2025 com motor 2.0 turbodiesel por R$ 219.990
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Ford Ranger híbrida plug-in será lançada na Alemanha