VW Golf Variant VR6 e Variant R: encontro histórico após 25 anos
Mais de duas décadas separam a pioneira e a mais recente integrante da família de stations apimentadas
Lançada no último mês de julho como perua mais poderosa da história do Golf, a Variant R 2022 foi posta lado a lado com outro nome de peso da família: a icônica Variant VR6 da década de 1990. O encontro histórico foi promovido com o intuito de celebrar os 25 anos de lançamento da pioneira e revelar as evoluções tecnológicas, estéticas e dinâmicas vividas pelo segmento desde então.
“É incrível ver quanto progresso foi feito em 25 anos. A minha Golf Variant VR6 estava muito à frente de seus rivais no sua época - e assim está a nova Variant R hoje" disse Lars Kitzmann, o orgulhoso proprietário do modelo VR6 1996 das fotos. A versão foi vendida no mercado europeu entre 1994 e 1997, mas tem poucos exemplares rodando em bom estado até hoje.
Galeria: VW Golf Variant VR6 e Variant R
Precursora da Variant R atual, a VR6 contava com suspensão rebaixada em 20 milímetros e eixo dianteiro modificado para garantir maior precisão técnica e direção dinâmica. Sob o capô, o motor 2.9 de 6 cilindros em linha entregava 190 cv de potência e 25 kgfm de torque. Dados de fábrica da época indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos e velocidade máxima de 222 km/h.
Por sua vez, a Variante R 2022 tem motor 2.0 turbo com potência de 320 cv e 42,8 kgfm de torque - não à toa, é considerada a perua VW mais potente de todos os tempos. Conta com sistema de tração 4Motion, transmissão automatizada de dupla embreagem e 7 marchas e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos. Já a velocidade máxima chega aos 270 km/h.
Diversos avanços tecnológicos separam as duas gerações nesses 25 anos, mas o propósito permanece o mesmo: oferecer praticidade excepcional para o dia a dia com alto nível de conforto e alto desempenho. Até hoje, as duas Variant mais poderosas de suas épocas continuam a estabelecer e definir padrões.
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 18:00 BMW Série 3 é oferecido com financiamento sem juros ou parcelas reduzidas
- 17:00 Lada Niva segue vivo e tem curiosa versão picape de apenas R$ 60.000
- 16:38 Motor1.com Podcast #252: Como as marcas chinesas dominarão mercados globais
- 16:00 Dodge Durango SRT AlcHemi é a despedida do V8 no SUV
- 15:00 Shineray lança Free 150 com preço inferior a R$ 10 mil: o que ela traz?
- 13:30 Toyota explica porque tirou polêmico aerofólio da Hilux
- 12:00 Prestes a trocar de geração, Chevrolet Equinox tem R$ 28.000 de desconto
- 11:00 12Cilindri: Ferrari lança o que pode ser seu último V12 puro com 830 cv
Sobre este artigo
Marca/Modelo | |
Categoria |