page ad skin

Audi Q5 E-Tron estreia na China como versão de luxo do VW ID.6

SUV elétrico de 7 lugares se parece bastante com seu irmão menor, o Q4 E-Tron

Audi Q5 E-Tron

A Audi pegou muitos de surpresa em abril durante o Salão de Xangai ao revelar um conceito elétrico com um nome empolgante para aquele mercado: Audi Concept Shanghai. Desde então era esperado que o novo SUV elétrico seria um VW ID.6 mais sofisticado, algo revelado em agosto, quando imagens do utilitário elétrico foram publicadas no Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) como parte do processo de homologação.

Avançando para o dia 19 de novembro, a Audi revelou totalmente os detalhes do modelo de produção no Salão de Guangzhou 2021. O nome é Q5 E-Tron, e sim, o utilitário é basicamente um ID.6 de traje smoking. Se você estiver pensando que parece um Q4 E-Tron maior, você não está sozinho, embora possamos apostar que não é algo necessariamente ruim, já que o SUV elétrico de 7 lugares não parece (muito) inchado. 

Audi Q5 E-Tron
Audi Q5 E-Tron
Audi Q5 E-Tron

O novo Q5 E-Tron é o segundo modelo Audi desenvolvido pela VW-SAIC exclusivamente para o mercado chinês depois do intrigante A7L Sedan (uma versão sedã do A7 Sportback) revelado no início deste ano. Isso tecnicamente torna o Q5 E-Tron uma versão luxuosa do ID.6 X uma vez que seu alter ego, o ID.6 Crozz, é vendido pela outra joint-venture com o FAW.

O SUV de sete lugares tem 4.876 milímetros, exatamente o mesmo comprimento do seu primo VW, idem para a distância entre-eixos idêntica com seus 2.965 mm. Como você pode ver em uma das imagens oficiais, a Audi também pretende vender o Q5 E-Tron com um layout de seis assentos com bancos tipo poltrona para a segunda fileira. Estas imagens retratam os modelos "40" e "50", com acabamento em branco e vermelho com tração traseira e integral, respectivamente.

Audi Q5 E-Tron
Audi Q5 E-Tron
Volkswagen ID.6 2022 em detalhes
Volkswagen ID.6

O "40" traz uma bateria de 83,4 kWh e um único motor elétrico instalado na parte traseira, que rende 201 cavalos de potência. Suba para a versão "50" e você também terá um motor montado na frente que contribui para uma potência total de 302 cv, mas ainda usando a mesma bateria da versão anterior. Haverá também uma variante de entrada "35" com uma bateria menor de 55 kWh e 177 cv de potência.

O Q5 E-Tron baseado na plataforma MEB continuará sendo um modelo exclusivo para o mercado chinês, enquanto a Europa e a América do Norte receberão um SUV mais refinado chamado Q6 E-Tron. Ele deverá ser revelado no próximo ano como o primeiro EV da Audi montado na plataforma PPE desenvolvida em parceria com a Porsche e compartilhada com a próxima geração do Macan, que será exclusivamente elétrico.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com