Não é só o HB20 que terá novidades em breve, como mostramos no flagra do compacto em testes. Junto com o hatchback estava um Hyundai Creta totalmente camuflado que chamou a nossa atenção, fotografado por nosso parceiro Renato Maia do canal Falando de Carros. Não é a reestilização do SUV compacto lançada na Indonésia, mas sim algo diferente, pois conta com uma grade alterada e indica estar testando um novo motor mais potente.
Um Hyundai Creta totalmente camuflado assim até parece ser um teste da reestilização revelada na Ásia, recebendo a mesma identidade visual do novo Tucson ao alterar o desenho da grade e dos faróis. Porém, não será o caso. Embora a entrada de ar esteja bem coberta nas bordas, o centro está exposto e apresenta o mesmo desenho interno do Creta renovado. O que denuncia que não será a reestilização está mais ao lado, por conta dos faróis. Está claro que mantiveram o formato do atual e a marca deixou até a divisão na parte de cima para a iluminação diurna.
Esta é a única alteração na parte visual, pois a traseira parece ser totalmente igual no design, o que não é nenhuma surpresa – o Creta asiático mudou para ficar igual ao nosso, abandonando a lanterna que atravessava toda a tampa do porta-malas. Porém, há um pequeno detalhe que chamou a nossa atenção: o escapamento duplo saltando por baixo da carroceria, algo que o Creta normal não tem.
E o que isto poderia ser? A aposta mais segura é que a Hyundai está se mexendo para ter um substituto para o motor 2.0 aspirado nos próximos anos por conta do rendimento energético e das emissões. Lembrando que, antes do Creta ser lançado, todos os rumores apontavam para a chegada do 1.4 turbo de quatro cilindros ao país. Com as novas demandas, este deve ser o início do desenvolvimento desta motorização com sistema flex.
A combinação da mudança na grade dianteira e estas evidências da mudança no motor nos fazem acreditar que pode ser uma nova versão do Creta com uma pegada esportiva. É muito cedo para mudar o design do utilitário, afinal foi lançado há quase três meses. E, por conta do tamanho, não se trata do Grand Creta de 7 lugares, que já desembarca em alguns países da América Latina como México.
Ter um Creta de 140 cv e 25 kgfm seria interessante para a Hyundai. Embora seja menos do que os 167 cv do 2.0 aspirado, o torque é maior do que os 20,6 kgfm. E estes números o deixariam mais próximo em torque de alguns dos rivais do segmento, como o Volkswagen T-Cross (150 cv e 25,5 kgfm) ou o futuro Jeep Renegade 1.3 turbo (185 cv e 27,5 kgfm).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Creta N Line pode receber motor 1.6 turbo se mercado pedir
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Novo Hyundai Creta participa da Copa HB20 na etapa de Tarumã
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Hyundai Tucson volta a ser produzido ainda este mês
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Hyundai Creta Action sai de linha e põe fim ao motor 1.6 aspirado no Brasil