O Toyota SW4 acabou de ser reestilizado no Brasil, junto com a picape média Hilux, mas a nova geração já foi confirmada para o ano que vem. Quem revelou isso foi Yoshiki Konishi, engenheiro-chefe da Toyota, em uma entrevista para o site Autocar India, ainda entregando alguns detalhes como a adoção da direção elétrica no lugar da hidráulica e o que será feito para ter uma versão eletrificada, assim como acontecerá com a Hilux.

A nova geração do Toyota SW4 continuará a ser um SUV de verdade, com carroceria sobre chassi, dividindo o desenvolvimento com a Hilux. Konishi comenta que a arquitetura eletrônica será refeita e um dos principais pontos será a adoção da direção com assistência elétrica. “No futuro próximo, queremos introduzir uma direção com assistência elétrica, que vai fazer o veículo mais fácil de dirigir. Para adicionarmos isso, precisaremos de uma grande mudança na plataforma eletrônica”, explica o executivo.

Galeria: Toyota SW4 2021 (Brasil)

Outro ponto será o desenvolvimento de um novo controle de estabilidade para o veículo. Apesar de já ter este equipamento, a Toyota tem tido problemas toda vez após a realização do teste do alce na Europa, falhando na avaliação – o que leva a fabricante a recalibrar o sistema. Desta vez, o executivo dá a entender que a próxima geração terá um controle melhor ajustado e que possa funcionar em diversos tipos de terreno.

Já ouvimos sobre uma versão híbrida da Toyota Hilux há um tempo e a própria marca disse que terá uma versão eletrificada para todos os seus carros em breve. Com o desenvolvimento da nova plataforma da Hilux pronta para a eletrificação, o SW4 irá se beneficiar e receber também uma mecânica híbrida. “No momento, uma motorização diesel não é a melhor. É difícil atender às normas. Então nós precisamos mudar do diesel para um sistema diesel-híbrido, ou outro propulsor”, revela Konishi. Porém, pode não ser um híbrido completo, pois o executivo lembra que a marca também tem um sistema híbrido-leve.

A Toyota investiu para deixar o SW4 um pouco mais conectado após a reestilização. A marca dará um passo além na próxima geração. Konishi menciona que o SUV terá uma digitalização maior e mais equipamentos de assistência, sem dizer quais. Recentemente o utilitário ganhou controle de cruzeiro adaptativo, alerta de mudança de faixa, frenagem automática de emergência e mais.

Mesmo que sem querer, as declarações de Konishi acabam revelando que a nova Hilux também deve ser revelada no ano que vem. Afinal, a picape sempre estreia antes do Toyota SW4, por ser um modelo de maior participação no mercado global e ter o título de picape média mais vendida do mundo. Como o segundo face-lift foi revelado no ano passado, espere por uma apresentação para o final do ano que vem, chegando às lojas em 2023.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com