A Volkswagen anuncia uma mudança na lista de equipamentos de todos os seus modelos com a plataforma MQB-A0, adicionando novos itens. Tanto o Volkswagen T-Cross quanto o Nivus ficaram mais seguros, recebendo controle de cruzeiro adaptativo e frenagem autônoma em quase todas as versões, enquanto o start-stop agora é de série. No caso de Polo e Virtus, o start-stop aparece a partir da configuração Comfortline.
Esta atualização para os Volkswagen Polo e Virtus foi menor. A adição do start-stop foi feita apenas para as versões Comfortline, Highline e GTS, deixando de fora as configurações básicas que usam os motores 1.0 e 1.6 aspirados. Já a versão Highline passa a ter ar-condicionado digital Climatronic Touch.
No caso dos SUVs T-Cross e Nivus, a Volkswagen foi um pouco além e colocou mais equipamentos. O Nivus agora virá com frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro adaptativo e start-stop de série, além da configuração Highline adotar o mesmo ar-condicionado Climatronic Touch que foi adicionado em Polo e Virtus. A versão Comfortline ainda pode receber o painel de instrumentos Active Info Display de 10,25”, oferecido como opcional – segue com a tela digital de 10” como padrão.
O T-Cross também virá com frenagem automática e controle de cruzeiro, porém apenas acima da versão 200 TSI (ou seja, a configuração Sense fica de fora). Por outro lado, o start-stop equipará todas as variantes do utilitário esportivo. Assim como no caso do Nivus Comfortline, o T-Cross poderá ser equipado com o painel digital Active Info Display por um custo extra.
É uma situação curiosa ver o Nivus receber estes equipamentos apenas alguns meses após o lançamento da linha 2022, quando deixou de vir com central multimídia de série (ou menos um rádio simples). E, pelo silêncio da fabricante sobre o equipamento, esta situação deve continuar por mais um tempo, oferecendo o equipamento apenas como opcional. A adição do Start-Stop ajudará a Volkswagen a atender os novos limites de emissões de poluentes do Proconve L7, que serão válidas a partir de 1º de janeiro de 2022 e que deve levar ao fim de diversos motores oferecidos no país.
A marca ainda não divulgou se isto fará com que a tabela de preços dos quatro carros seja alterada. O Polo atualmente tem preços entre R$ 70.650 e R$ 131.690, enquanto o Virtus vai de R$ 89.240 até R$ 137.890. Quem quiser um dos SUVs irá encontrar o Nivus a partir de R$ 108.680, chegando a R$ 125.990. Por fim, o T-Cross começa em R$ 100.590 e alcança R$ 151.090. Os preços são para todo o Brasil, exceto São Paulo, onde o ICMS é maior, elevando os valores.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW lança nova versão barata do Virtus, mas preço passa dos R$ 100 mil
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
México: VW Virtus entra no Top 5 em julho, mas perde para Versa
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novas gerações de T-Cross e Virtus terão plataforma maior herdada do Golf 7
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Semana Motor1.com: BYD vai pra cima do Corolla, picape da VW e mais