A nova geração do Honda HR-V 2023 já está nas ruas do Brasil, meses depois de ter sido apresentado mundialmente no Japão e na Europa. As fotos de flagra, que foram produzidas e cedidas pelo jornalista João Brigato do site Auto+, confirmam o maior porte para a terceira geração do SUV – indicando que o novo HR-V vai deixar de mirar no Renegade para brigar com Jeep Compass e companhia.
Com a camuflagem padrão de novos modelos que rodam em teste por aí, o novo Honda HR-V 2023 apareceu com visual totalmente renovado pelas ruas de Monte Mor (SP) e o mesmo estilo do SUV apresentado no Japão e no Velho Continente. O maior destaque fica para as linhas mais limpas do utilitário no lugar dos diversos vincos da geração atual, além da grade dianteira com filetes horizontais – motivo de polêmica por ter a mesma cor da carroceria lá fora, embora os desenhos registrados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em junho também mostrem a versão com grade colmeia.
Anda falando de visual, os faróis full-LED têm desenho mais estreito e são ligados um ao outro por uma barra cromada (repare acima dos faróis nas fotos), enquanto o capô é mais reto. Não tem como passar despercebido o estilo de SUV-cupê adotado nesta geração, onde o teto segue reto até a porta traseira – a partir dali ele tem caimento acentuado em direção a traseira. Reparou nas maçanetas? É o mesmo recurso de design usado pela marca desde 2015 para reforçar o estilo de “cupê”. Por fim, as lanternas também são mais finas e agora unidas por uma peça plástica vermelha (que a Honda tentou esconder no modelo de teste).
Fora o design conhecido desde março deste ano, o novo Honda HR-V 2023 será maior como mencionamos no início. Suas medidas são 4,30 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,58 m de altura e 2,61 m de entre-eixos, enquanto o modelo vendido atualmente tem 4,29 m de comprimento, 1,77 m de largura e a mesma altura e entre-eixos, ou seja, o a nova geração do SUV ficou 1 centímetro mais comprida e 2 cm mais larga.
Na ficha técnica parece pouco, mas o HR-V atual já tem um porte considerável e ainda é referência em espaço interno – características que com certeza vão se destacar ainda mais na prática no novo modelo, que agora quer mirar nos SUVs médios (leia-se Jeep Compass, Corolla Cross e Volkswagen Taos). Apesar de maior nesta terceira geração, o novo HR-V 2023 ainda fica atrás do líder Compass, que tem 4,40 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,62 m de altura e 2,63 m de entre-eixos, sendo assim 6 cm mais curto, 2 cm mais estreito e 4 cm mais baixo, perdendo ainda por 2 cm no entre-eixos.
Projetado para brigar com os compactos, atualmente o HR-V tem preço na casa dos R$ 160 mil na versão topo de linha Touring, fazendo ele invadir o terreno dos SUVs médios citados no parágrafo anterior. E como ele já chegou nessa faixa de preços, nada mais interessante para a marca justificar o valor mais elevado em relação aos SUVs compactos com um modelo mais refinado – que deve ainda garantir uma maior margem de lucro para a montadora.
Por dentro, o HR-V adotará o estilo minimalista das novas gerações do Fit e Civic. A cabine terá painel com linhas mais horizontais e certamente melhor acabamento que o modelo atual – que já se destaca nesse quesito. Saídas de ar integradas, painel de instrumentos com visor digital central e central multimídia com tela flutuante também serão outras novidades.
Em relação a motorização do novo Honda HR-V, ainda é dúvida. Hoje a versão Touring tem o motor 1.5 turbo a gasolina de 172 cv e 22,4 kgfm de torque, que poderia ser adaptado para também beber etanol, apesar da Honda não ter feito isso até hoje. Mas como as novas normas de emissões do Proconve L7 serão mais rígidas e entrarão em vigor a partir de 2022, adotar o etanol como opção favoreceria o novo SUV compacto nesse sentido.
Não podemos descartar o motor 1.5 híbrido ofertado no Japão e Europa, que combina o motor 1.5 a combustão a outros dois elétricos (um gerador e outro propulsor) para entregar 131 cv e 25,8 kgfm de torque. Para quem não sabe, este é o mesmo propulsor usado pelo Honda Fit e:HEV, que no HR-V híbrido é capaz de fazer até 18,5 km/litro no padrão WLTP europeu. O novo HR-V 2023 é previsto para ser produzido na fábrica da Honda em Itirapina, interior de São Paulo. Seu lançamento é esperado para o ano que vem.
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