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Jeep e Fiat lideram vendas diretas em outubro; veja ranking

Em 1º top 20, VW Taos fica à frente do Chevrolet Tracker

Jeep Renegade 2019

A participação das vendas diretas na composição global do mercado brasileiro cresceu em outubro. Dos 150.079 automóveis e comerciais leves, 43,15% foram através da modalidade – um crescimento de quase 5 pontos em relação a setembro. Com 30,52% de market share, a Fiat liderou pelo 14º mês seguido. VW (18,72%) e Jeep (15,81%) repetiram as mesmas posições dos dois meses anteriores.

Líder entre os automóveis em agosto e setembro, o Jeep Compass (4.701) caiu para 3º. A disputa pela liderança, bastante acirrada, foi vencida pelo Fiat Argo com menos de 100 unidades de vantagem sobre o Jeep Renegade (5.244 x 5.156). Com o Fiat Cronos (2.108) em 6º, o Peugeot 208 (2.084) em 7º e o Citroën C4 Cactus (1.234) em 10º, o grupo Stellantis emplacou nada menos do que seis modelos no top 10.

Comparativo: Fiat Argo 1.0 vs. Hyundai HB20 Sense
Jeep Compass Longitude 1.3T 2022 (Teste BR)

Modelos mais antigos da VW à venda no país, Gol (3.740) e Voyage (2.914) – líder entre os sedãs – completaram o top 5. A marca alemã ainda emplacou o T-Cross (1.762) na parte de cima da tabela. Com 1.980 emplacamentos, o Onix Plus foi o único representante da Chevrolet entre os dez primeiros, embora o Onix (1.182) tenha ficado bem próximo.

Em um de seus meses mais fracos por problemas de produção, o Fiat Mobi (1.109), embora líder entre os modelos de entrada, foi apenas o 12º. Em seu 1º top 20, o VW Taos (530) superou o Chevrolet Tracker (526) para assegurar o 16º lugar. Estreante em setembro, o Jeep Commander teve todas as suas 372 unidades fora do varejo, vendendo mais do que o veterano Fiat Uno (348).

Volkswagen Gol 2020
Volkswagen Voyage 1.6 MSI AT6 2019

O mês ainda marcou algumas curiosidades, como a presença do elétrico Nissan Leaf (192) na 37ª posição – fruto de negociação para uma grande locadora – e do “quase desconhecido” Subaru XV com todos os seus 73 emplacamentos. Cada vez mais dependente das vendas diretas, a Volvo teve o XC60 (330) e o XC40 (225) acima dos 90%. No mesmo caminho, mais de 90% dos Audi Q5 (188) não tiveram a participação do varejo.

POS. 

MODELO 

VENDAS DIRETAS 

% TOTAL 

OUT. 21 

1º 

FIAT ARGO 

5.244 

62,57% 

8.381 

2º 

JEEP RENEGADE 

5.156 

76,69% 

6.723 

3º 

JEEP COMPASS 

4.701 

77,10% 

6.097 

4º 

VW GOL 

3.740 

74,22% 

5.039 

5º 

VW VOYAGE 

2.914 

98,18% 

2.968 

6º 

FIAT CRONOS 

2.108 

74,86% 

2.816 

7º 

PEUGEOT 208 

2.084 

91,81% 

2.270 

8º 

CHEVROLET ONIX PLUS 

1.980 

44,06% 

4.494 

9º 

VW T-CROSS 

1.762 

29,33% 

6.008 

10º 

CITROËN C4 CACTUS 

1.234 

79,31% 

1.556 

11º 

CHEVROLET ONIX 

1.182 

22,92% 

5.157 

12º 

FIAT MOBI 

1.109 

37,66% 

2.945 

13º 

HYUNDAI HB20 

935 

16,00% 

5.844 

14º 

NISSAN KICKS 

780 

33,38% 

2.337 

15º 

RENAULT CAPTUR 

624 

52,31% 

1.193 

16º 

VW TAOS 

530 

31,51% 

1.682 

17º 

CHEVROLET TRACKER 

526 

12,67% 

4.151 

18º 

CHEVROLET SPIN 

500 

81,70% 

612 

19º 

RENAULT KWID 

485 

18,27% 

2.655 

20º 

RENAULT DUSTER 

452 

32,10% 

1.408 

21º 

VW VIRTUS 

429 

30,45% 

1.409 

22º 

VW NIVUS 

414 

11,88% 

3.485 

23º 

CAOA CHERY TIGGO 5X 

392 

28,18% 

1.391 

24º 

FIAT SIENA 

388 

41,01% 

946 

25º 

JEEP COMMANDER 

372 

100,00% 

372 

26º 

FIAT UNO 

348 

95,87% 

363 

27º 

VOLVO XC60 

330 

99,70% 

331 

28º 

RENAULT LOGAN 

294 

79,46% 

370 

29º 

FIAT DOBLÒ 

275 

99,64% 

276 

30º 

HONDA HR-V 

267 

7,90% 

3.381 

31º 

PEUGEOT 2008 

267 

86,13% 

310 

32º 

TOYOTA COROLLA 

247 

8,20% 

3.014 

33º 

RENAULT SANDERO 

246 

58,02% 

424 

34º 

VOLVO XC40 

225 

100,00% 

225 

35º 

TOYOTA YARIS HATCH 

218 

20,06% 

1.087 

36º 

HYUNDAI CRETA 

204 

3,71% 

5.492 

37º 

NISSAN LEAF 

192 

100,00% 

192 

38º 

CHEVROLET CRUZE SEDAN 

191 

39,79% 

480 

39º 

AUDI Q5 

188 

90,82% 

207 

40º 

HONDA CIVIC 

149 

8,99% 

1.657 

41º 

CAOA CHERY TIGGO 7 

144 

24,16% 

596 

42º 

HYUNDAI HB20S 

144 

8,39% 

1.716 

43º 

CHEVROLET TRAILBLAZER 

141 

55,73% 

253 

44º 

TOYOTA COROLLA CROSS 

140 

4,67% 

2.999 

45º 

VW FOX 

140 

8,77% 

1.596 

46º 

CAOA CHERY TIGGO 8 

125 

11,32% 

1.104 

47º 

VW POLO 

120 

11,54% 

1.040 

48º 

TOYOTA YARIS SEDAN 

118 

21,18% 

557 

49º 

NISSAN VERSA 

101 

10,69% 

945 

50º 

SUBARU XV 

73 

100,00% 

73 

Entre os comerciais leves, a Fiat assegurou nova dobradinha, mas desta vez com a Strada (4.813) com uma vantagem bem maior em relação à Toro (3.737) – em setembro, foram apenas 90 unidades. Terceira colocada pelo 3º mês seguido, a Chevrolet S10 (3.272) teve quase 87% de seus emplacamentos fora do varejo. Sexta, a Toyota Hilux (1.104) foi a menos dependente da modalidade (29%).

Fiat Strada 2021
Fiat Toro Volcano 2.0 turbodiesel 2022 - Teste Motor1.com

POS. 

MODELO 

VENDAS DIRETAS 

% TOTAL 

OUT. 21 

1º 

FIAT STRADA 

4.813 

78,52% 

6.130 

2º 

FIAT TORO 

3.737 

72,05% 

5.187 

3º 

CHEVROLET S10 

3.272 

86,68% 

3.775 

4º 

VW SAVEIRO 

1.927 

88,64% 

2.174 

5º 

FIAT FIORINO 

1.266 

71,32% 

1.775 

6º 

TOYOTA HILUX 

1.104 

28,95% 

3.814 

7º 

RENAULT MASTER  

746 

78,28% 

953 

8º 

NISSAN FRONTIER 

489 

47,20% 

1.036 

9º 

MITSUBISHI L200 

417 

41,37% 

1.008 

10º 

FIAT DOBLÒ 

204 

99,51% 

205 

11º 

FIAT DUCATO 

192 

65,53% 

293 

12º 

RENAULT DUSTER OROCH 

173 

32,46% 

533 

13º 

VW AMAROK  

132 

38,82% 

340 

14º 

CITROËN JUMPY 

118 

43,38% 

272 

15º 

VW / MAN EXPRESS 

88 

29,73% 

296 

16º 

PEUGEOT BOXER 

77 

81,91% 

94 

17º 

PEUGEOT EXPERT 

58 

21,97% 

264 

18º 

CITROËN JUMPER 

42 

85,71% 

49 

19º 

PEUGEOT PARTNER 

38 

74,51% 

51 

20º 

HYUNDAI HR 

33 

12,31% 

268 

21º 

RAM 1500 

32 

96,97% 

33 

22º 

RAM 2500 

31 

100,00% 

31 

23º 

CHEVROLET MONTANA 

15 

65,22% 

23 

24º 

IVECO DAILY 30-130 

10 

13,33% 

75 

25º 

FORD RANGER 

0,49% 

1.442 

26º 

IVECO DAILY 

85,71% 

27º 

IVECO DAILY 35-150 

2,92% 

171 

28º 

FORD F250 

66,67% 

Fonte: Fenabrave 
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