A participação das vendas diretas na composição global do mercado brasileiro cresceu em outubro. Dos 150.079 automóveis e comerciais leves, 43,15% foram através da modalidade – um crescimento de quase 5 pontos em relação a setembro. Com 30,52% de market share, a Fiat liderou pelo 14º mês seguido. VW (18,72%) e Jeep (15,81%) repetiram as mesmas posições dos dois meses anteriores.
Líder entre os automóveis em agosto e setembro, o Jeep Compass (4.701) caiu para 3º. A disputa pela liderança, bastante acirrada, foi vencida pelo Fiat Argo com menos de 100 unidades de vantagem sobre o Jeep Renegade (5.244 x 5.156). Com o Fiat Cronos (2.108) em 6º, o Peugeot 208 (2.084) em 7º e o Citroën C4 Cactus (1.234) em 10º, o grupo Stellantis emplacou nada menos do que seis modelos no top 10.
Modelos mais antigos da VW à venda no país, Gol (3.740) e Voyage (2.914) – líder entre os sedãs – completaram o top 5. A marca alemã ainda emplacou o T-Cross (1.762) na parte de cima da tabela. Com 1.980 emplacamentos, o Onix Plus foi o único representante da Chevrolet entre os dez primeiros, embora o Onix (1.182) tenha ficado bem próximo.
Em um de seus meses mais fracos por problemas de produção, o Fiat Mobi (1.109), embora líder entre os modelos de entrada, foi apenas o 12º. Em seu 1º top 20, o VW Taos (530) superou o Chevrolet Tracker (526) para assegurar o 16º lugar. Estreante em setembro, o Jeep Commander teve todas as suas 372 unidades fora do varejo, vendendo mais do que o veterano Fiat Uno (348).
O mês ainda marcou algumas curiosidades, como a presença do elétrico Nissan Leaf (192) na 37ª posição – fruto de negociação para uma grande locadora – e do “quase desconhecido” Subaru XV com todos os seus 73 emplacamentos. Cada vez mais dependente das vendas diretas, a Volvo teve o XC60 (330) e o XC40 (225) acima dos 90%. No mesmo caminho, mais de 90% dos Audi Q5 (188) não tiveram a participação do varejo.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
OUT. 21 |
1º |
FIAT ARGO |
5.244 |
62,57% |
8.381 |
2º |
JEEP RENEGADE |
5.156 |
76,69% |
6.723 |
3º |
JEEP COMPASS |
4.701 |
77,10% |
6.097 |
4º |
VW GOL |
3.740 |
74,22% |
5.039 |
5º |
VW VOYAGE |
2.914 |
98,18% |
2.968 |
6º |
FIAT CRONOS |
2.108 |
74,86% |
2.816 |
7º |
PEUGEOT 208 |
2.084 |
91,81% |
2.270 |
8º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
1.980 |
44,06% |
4.494 |
9º |
VW T-CROSS |
1.762 |
29,33% |
6.008 |
10º |
CITROËN C4 CACTUS |
1.234 |
79,31% |
1.556 |
11º |
CHEVROLET ONIX |
1.182 |
22,92% |
5.157 |
12º |
FIAT MOBI |
1.109 |
37,66% |
2.945 |
13º |
HYUNDAI HB20 |
935 |
16,00% |
5.844 |
14º |
NISSAN KICKS |
780 |
33,38% |
2.337 |
15º |
RENAULT CAPTUR |
624 |
52,31% |
1.193 |
16º |
VW TAOS |
530 |
31,51% |
1.682 |
17º |
CHEVROLET TRACKER |
526 |
12,67% |
4.151 |
18º |
CHEVROLET SPIN |
500 |
81,70% |
612 |
19º |
RENAULT KWID |
485 |
18,27% |
2.655 |
20º |
RENAULT DUSTER |
452 |
32,10% |
1.408 |
21º |
VW VIRTUS |
429 |
30,45% |
1.409 |
22º |
VW NIVUS |
414 |
11,88% |
3.485 |
23º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
392 |
28,18% |
1.391 |
24º |
FIAT SIENA |
388 |
41,01% |
946 |
25º |
JEEP COMMANDER |
372 |
100,00% |
372 |
26º |
FIAT UNO |
348 |
95,87% |
363 |
27º |
VOLVO XC60 |
330 |
99,70% |
331 |
28º |
RENAULT LOGAN |
294 |
79,46% |
370 |
29º |
FIAT DOBLÒ |
275 |
99,64% |
276 |
30º |
HONDA HR-V |
267 |
7,90% |
3.381 |
31º |
PEUGEOT 2008 |
267 |
86,13% |
310 |
32º |
TOYOTA COROLLA |
247 |
8,20% |
3.014 |
33º |
RENAULT SANDERO |
246 |
58,02% |
424 |
34º |
VOLVO XC40 |
225 |
100,00% |
225 |
35º |
TOYOTA YARIS HATCH |
218 |
20,06% |
1.087 |
36º |
HYUNDAI CRETA |
204 |
3,71% |
5.492 |
37º |
NISSAN LEAF |
192 |
100,00% |
192 |
38º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
191 |
39,79% |
480 |
39º |
AUDI Q5 |
188 |
90,82% |
207 |
40º |
HONDA CIVIC |
149 |
8,99% |
1.657 |
41º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
144 |
24,16% |
596 |
42º |
HYUNDAI HB20S |
144 |
8,39% |
1.716 |
43º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
141 |
55,73% |
253 |
44º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
140 |
4,67% |
2.999 |
45º |
VW FOX |
140 |
8,77% |
1.596 |
46º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
125 |
11,32% |
1.104 |
47º |
VW POLO |
120 |
11,54% |
1.040 |
48º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
118 |
21,18% |
557 |
49º |
NISSAN VERSA |
101 |
10,69% |
945 |
50º |
SUBARU XV |
73 |
100,00% |
73 |
Entre os comerciais leves, a Fiat assegurou nova dobradinha, mas desta vez com a Strada (4.813) com uma vantagem bem maior em relação à Toro (3.737) – em setembro, foram apenas 90 unidades. Terceira colocada pelo 3º mês seguido, a Chevrolet S10 (3.272) teve quase 87% de seus emplacamentos fora do varejo. Sexta, a Toyota Hilux (1.104) foi a menos dependente da modalidade (29%).
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
OUT. 21 |
1º |
FIAT STRADA |
4.813 |
78,52% |
6.130 |
2º |
FIAT TORO |
3.737 |
72,05% |
5.187 |
3º |
CHEVROLET S10 |
3.272 |
86,68% |
3.775 |
4º |
VW SAVEIRO |
1.927 |
88,64% |
2.174 |
5º |
FIAT FIORINO |
1.266 |
71,32% |
1.775 |
6º |
TOYOTA HILUX |
1.104 |
28,95% |
3.814 |
7º |
RENAULT MASTER |
746 |
78,28% |
953 |
8º |
NISSAN FRONTIER |
489 |
47,20% |
1.036 |
9º |
MITSUBISHI L200 |
417 |
41,37% |
1.008 |
10º |
FIAT DOBLÒ |
204 |
99,51% |
205 |
11º |
FIAT DUCATO |
192 |
65,53% |
293 |
12º |
RENAULT DUSTER OROCH |
173 |
32,46% |
533 |
13º |
VW AMAROK |
132 |
38,82% |
340 |
14º |
CITROËN JUMPY |
118 |
43,38% |
272 |
15º |
VW / MAN EXPRESS |
88 |
29,73% |
296 |
16º |
PEUGEOT BOXER |
77 |
81,91% |
94 |
17º |
PEUGEOT EXPERT |
58 |
21,97% |
264 |
18º |
CITROËN JUMPER |
42 |
85,71% |
49 |
19º |
PEUGEOT PARTNER |
38 |
74,51% |
51 |
20º |
HYUNDAI HR |
33 |
12,31% |
268 |
21º |
RAM 1500 |
32 |
96,97% |
33 |
22º |
RAM 2500 |
31 |
100,00% |
31 |
23º |
CHEVROLET MONTANA |
15 |
65,22% |
23 |
24º |
IVECO DAILY 30-130 |
10 |
13,33% |
75 |
25º |
FORD RANGER |
7 |
0,49% |
1.442 |
26º |
IVECO DAILY |
6 |
85,71% |
7 |
27º |
IVECO DAILY 35-150 |
5 |
2,92% |
171 |
28º |
FORD F250 |
2 |
66,67% |
3 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jeep Compass 2025 tem desconto de R$ 30.000 na versão Sport
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Brasil foi o segundo maior mercado do Jeep Compass no mundo em 2023
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Jeep oferece grande desconto em seu SUV, mas com uma condição
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Oficial: esta é a primeira imagem do novo Jeep Compass 2026