Depois de crescer consideravelmente após duas gerações, o Mini Cooper deverá voltar às origens e resgatar a essência compacta na linha 2023. A nova encarnação está prestes a sair do forno e, pela primeira vez, ficará menor que as anteriores. Fontes internas descrevem o novo modelo como uma volta ao passado e adiantam que os projetistas dedicaram atenção especial ao projeto.
Em imagens divulgadas recentemente, a marca confirmou o lançamento da novidade e deixou escapar detalhes importantes do design. O protótipo aparece ainda camuflado, mas desde já revela a mudança de tamanho e dianteira com faróis bem destacados. A carroceria de 2 portas, considerada clássica, será mantida e deve agradar os consumidores de perfil mais purista.
Além disso, serão oferecidas as carrocerias de quatro portas, disponível no catálogo desde a geração passada, e conversível. A gama será complementada ainda pelas variações Clubman (perua), John Cooper Works (esportivo) e Countryman (SUV).
Detalhes do interior ainda são desconhecidos, mas desde já sabemos que a Mini não usará couro. No início do ano, a marca confirmou que vai abolir definitivamente o uso do material no acabamento de seus novos veículos. "Nós não precisaremos mais de couro no futuro, porque não acreditamos que é sustentável", disse a empresa na época.
Mecanicamente, o Cooper 2023 será oferecido tanto com motores a gasolina quanto a diesel. Além disso, será destaque a versão elétrica apresentada nas fotos. A autonomia será otimizada na comparação com o EV atual e deverá superar os 200 km. A plataforma a ser usada, porém, ainda é uma incógnita. Há rumores sobre a adoção de uma base inédita desenvolvida em parceria com os chineses da Great Wall, mas nada confirmado até agora.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Primeiras impressões: Mini Cooper S, tradição “pero no mucho”
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo Mini Cooper S é lançado no Brasil com preços a partir de R$ 239.990
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Mini Cooper de 4 portas acompanha facelift e mantém motores a gasolina
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novos Mini Countryman SE ALL4 e Cooper S têm chegada confirmada ao Brasil